Concordo que um CREA não é a solução, mas a seleção natural não esta funcionando tão bem no caso de TI. Estamos no meio de uma bolha em que se paga muito por pouco. Vejo empresas "rampando" squads e processos pseudo-ágeis e no fim tem um CRUD de 3 campos com uma tela de bootstrap. Por que? Por que é o maximo que os "sobrinhos" conseguem entregar depois de bootcamps daqui e zero estudo dali.
As ondas de demissão estão ajustando um pouco do escopo funcional de quem fica mas ainda não ajustou os demais pontos para um ecossistema saudável.
Acredito que o mercado precisa se regulamentar, nem que seja no basico, por que tem gente que nem isso sabe. Vejo empresas "altruistas" tentando ajudar com cursos gratuitos e palestras, mas no fim pescam um ou doi talentos de um mar de milhares.
Não defendendo a academia, mas falta gente formada e com bom conhecimento de base para ir alem do stack. WebAssembly batendo forte na porta e tem gente que torce o nariz quando ouve alguem falando de C e C++. Projetos sem documentação e TDD mau feito sem qualificar os reais pontos do projeto.