Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
2
2
2

O mais incrivel são MEI de programadores, que não poderiam ser MEI. Podem até ser ME EI, mas MEI não tem CNAE para dev.
E por outro lado as empresas que contratam, fazem sempre com um Jeitinho!

2

Pois acho válido sim MEI ser dev. Só porque um monte de politicos demagogos se juntaram e disseram que voce não pode, voce não pode? Pra mim imposto é roubo. E se depender de mim nunca pagarei impostos pra sustentar a vida de luxo de politicos.
Vale lembrar que se amanhã os mesmos politicos podem aprovar alguma lei idiota como sempre fazem. Quem não lembra do projeto do CREA pra dev? ou similares?

1

Considero o CREA para DEV uma medida excessiva, pois tanto eu quanto uma familiar próxima, ambos com formação em cursos tradicionais como Direito e Contabilidade, tivemos e observamos experiências negativas com o processo.

Ao invés de resolver o problema dos profissionais inaptos, "sobrinhos", o movimento criou um novo nicho de cursos preparatórios, onde as pessoas pagam valores altos para se prepararem para uma prova e, mesmo assim, não há garantia de que serão aprovadas, já os aprovados (parcela) também não possuem garantia do pagamento da mensalidade/anualidade.

Além disso, e talvez o mais importante, não houve uma melhora significativa no mercado. Isso que estou tratando de dois cursos de Ciências Sociais, é mais absurdo ainda considerar para a categoria dos desenvolvedores.

2

Concordo que um CREA não é a solução, mas a seleção natural não esta funcionando tão bem no caso de TI. Estamos no meio de uma bolha em que se paga muito por pouco. Vejo empresas "rampando" squads e processos pseudo-ágeis e no fim tem um CRUD de 3 campos com uma tela de bootstrap. Por que? Por que é o maximo que os "sobrinhos" conseguem entregar depois de bootcamps daqui e zero estudo dali.

As ondas de demissão estão ajustando um pouco do escopo funcional de quem fica mas ainda não ajustou os demais pontos para um ecossistema saudável.

Acredito que o mercado precisa se regulamentar, nem que seja no basico, por que tem gente que nem isso sabe. Vejo empresas "altruistas" tentando ajudar com cursos gratuitos e palestras, mas no fim pescam um ou doi talentos de um mar de milhares.

Não defendendo a academia, mas falta gente formada e com bom conhecimento de base para ir alem do stack. WebAssembly batendo forte na porta e tem gente que torce o nariz quando ouve alguem falando de C e C++. Projetos sem documentação e TDD mau feito sem qualificar os reais pontos do projeto.

1

"CREA" para DEVs ia ajudar a tirar um monte de sobrinhos do mercado, alguem discorda?
Acho que uma porta para Jrs deve existir, mas tem um monte de codigo ruim no mercado.
Quam nunca foi chamado para arrumar um codigo de sobrinho, mesmo dentro de empresas grandes com legados horriveis, só porque um DEV que se achava qualificado copiou do stack (ou usou o copilot) sem pensar.

1

oq tira dev do mercado é o mesmo que tira empresas do mercado: incompetencia.
Um dev "sobrinho" só vai atrasar o lado da empresa, tem uma frase que diz: "voce acha caro pagar por um bom profissional, experimente pagar barato por um mediocre"

1

Eu me referia mais ao risco que esses "sobrinhos" causam.
Eles não sabem o basico e saem criando CRUDs para capturar dados por ai. Deixam expostos sistemas e sites a ataques banais de injection e outros tão simples de resolver.
A quantidade de dados vazados e ataques que tem tido sucesso, só provam que a TI é importante e a TI mau feita é perigosa.

1

Entendi sua resposta, mas ainda acredito que o mercado tende a expeli os sobrinhos com o tempo, e as empresas que não se adequam costumam sumir do mapa.
Quantas empresas morreram nos ultimos anos? Um CREA não vai ajudar em nada, porque tudo que vai parar na mão do governo vira suborno, propina e burocracia.