Poxa nao conhecia a ferramenta. Man pages parecem aquelas bulas de remedio cheio de fru-fru sendo que o que se procura esta em 2-3 paragrafos.
Eu vejo como ferramentas diferentes, com propósitos diferentes.
A ideia da man page é ser a referência completa do comando, com todas as opções disponíveis, funcionamento, etc.
Já o tldr tem outro objetivo: até onde entendi, a ideia é mostrar exemplos dos casos de uso mais comuns.
O problema é usar um quando na verdade precisa do outro (e culpar a ferramenta por isso).
São coisas complementares. Muitas vezes vc só quer o caso básico mesmo. Mas se precisar de algo mais específico e complicado, não tem jeito, vai ter que se aprofundar na man page. Um não substitui o outro, tanto que um problema que vejo muito é a pessoa só decorar o caso básico e usar pra tudo (mesmo quando precisa de opções mais avançadas).
A questão é que historicamente a resposta canônica do pessoal sempre foi "RTFM", especialmente na cultura de fóruns pré-StackOverflow, mesmo quando o cara só queria uma resposta simples e rápida. O tldr
parece atender a essa necessidade que manpages dificilmente atendiam, ainda que fossem frequentemente recomendadas.
A questão do RTFM eu vejo mais como um problema de atitude das pessoas, do que da ferramenta em si. Mas entendi o seu ponto :-)
Seu comentário foi perfeito na descrição da diferença entre "man" e tldr, um só precisa mostrar os exemplos de uso enquanto outro é um manual // documentação de todo o projeto e o necessário sendo usar ambos para aprender a controlar o sistema
Exato por isso que open-source tem uma cacetada de ferramentas. Eu particularmente nao gosto do man, acho prolixo demais, mas tem sua utilidade, nao para o que uso no dia a dia.