Executando verificação de segurança...
3
peo
1 min de leitura ·

Carreira como Desenvolvedor

Galera vocês acham que da para seguir uma carreira na vida como Desenvolvedor Front-end? Pergunto isso falando sobre 10, 20 ou 30 anos na carreira como front, tenho plena noção que as tecnologias evoluem e pode ser que o front que desenvolvemos hoje não seja nada parecido com o daqui a alguns anos, mas essa é uma pergunta genuína, pois não vejo profissionais com mais de 14 anos de carreira como Desenvolvedor Front end (pode ser que apenas eu não tenha visto).

Pergunto isso, pois no meu emprego atualmente eu entrei como como Dev front e estou trabalhando como full stack agora, ai não sei o que focar para estudar diariamente, se eu foco somente em front ou estudo para ser um full stack completo.

E falando dos dias de hoje o que você acham que um profissional precisa saber para ser considerado um dev pleno e ou sênior?

Obrigado!!

Carregando publicação patrocinada...
4

O clacerda respondeu uma parte, eu vou responder a outra.

O profissional precisa saber que esses títulos de júnior, pleno e sênior não servem para nada porque cada pessoa tem uma definição não universal, então junto do título tem que mandar junto uma explicação do que ele entende daquilo, ou seja, não serve para nada. E o fato de muitas pessoas os perseguirem assim mesmo é bem lamentável, e portanto a pessoa não é nem júnior, nem pleno, muito menos sênior. Especialmente o último não usa termos sem relevância.

Ah, mas muitos usam!

Porque é do interesse deles ou mesmo ignorância. Não é algo que ele possa provar relevância universal. Então ele é sênior no critério dele. Não no meu e de muita gente e pode ou não ser no seu.

Eu vejo literalmente todos os dias várias definições diferentes, e na mesma pessoa muda dependendo de como ela acorda no dia. Não faz sentido usar isso, só pessoas ingênuas usam. Sim, eu disse isso de algo perto de 99% das pessoas. Eu mesmo tentei usar.

Eu tentei algumas estratégias, mas só essa funciona.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

0
2

A razão pela qual você pode não ver desenvolvedores front-end com mais de 15 anos de experiência não é porque a profissão não tinha futuro, mas simplesmetne porque esse termo não era usado. Antigamente, existia o "web designer" e o "web master" e o deseolverdor front-end é meio que a fusão de partes das responsabilidades de ambos. Muitos dos melhores desenvolvedores front-end de hoje começaram suas carreiras em um destes papéis.

O que isso nos mostra é que, mesmo que o front-end como o conhecemos hoje possa não existir daqui a 20/30 anos, isso não significa que não haverá futuro para esses profissionais.

Levando isso em consideração, se você gosta de tecnologias web como JavaScript, HTML, CSS e tem paixão por criar interfaces gráficas, interação computador-humano, design gráfico, então você definitivamente deve se dedicar ao front-end. Por outro lado, se você se vê mais interessado em entender e construir não apenas a interface, mas também tudo que opera por trás dela, então deveria seguia a carreira de full stack, muito simples, não?

A outra pergunta, não vou responder, basta pesquisar aqui no TabNews, que vai achar respostas aos montes, dica, a primeira coisa é saber pesquisar, ha!

1

Entendi, obrigado!

Mais uma pergunta, você acha que de fato existe Desenvolvedores Full stacks? Falo no sentido de que os dois mundos parecem muito vastos de conteúdo, é possível um desenvolvedor saber muito dos dois lados do desenvolvimento? Sem ter carência de conhecimento

2

Dois lados? Dois mundos. Existem outros 376373 lados que vc não esta considerando. O mundo (da web) não se resume a front e back. Mas sim um dev pode ser verdadeiramente full stack, claro que pode! Existem no mercado em qualquer área espaço para profissionais especialistas e generalistas!