Executando verificação de segurança...
6

Menos Python e mais Java

Um artigo curto apenas para intrigar mesmo xp propria, estudei e fiz sistemas em Python por 3 anos, ZERO vagas de emprego, estudei 6 meses de C#, 3 vagas de emprego.

Eu fui dar uma olhada no mercado para cada vaga Python, JS... há tipo mais de 500 candidatos, e com certeza alguém desses 500 começou antes de você e é melhor do que você. Vagas Java, C#... há menos vagas, sim mas para cada vaga tem 30~50 candidaturas, menos de 10%.

Fica a reflexão, menos Python e mais Java pessoal. Quem de fato quer trabalhar com dev hoje tem que estudar linguagens em que os sistemas estão desenvolvidos, totvs é Java e 4GL, sap tem sua propria linguagem baseada em Java, Android tem Kotlin, baseado em Java.

Amanha o Python vai ter mercado, mas ai a linguagem modinha ja vai ser outra.

Carregando publicação patrocinada...
7

porque não mais python e mais java?

Sao linguagens distintas com propositos e funcoes diferentes, uma não deveria substituir a outra.

Pare de pesquisar por vagas de desenvoldor python, desenvolvedor java ou dev isso ou dev aquilo e busque apenas vagas para desenvolvedor de software.

1

Sou professor de tecnologia há mais de 20 anos e concordo que Python foi uma mistura de modinha com hype. Parece aquela fila mais curta que você muda, mas não é melhor. Eu uso Python, mas nunca vi suas vantagens. Também não acho que sua linguagem facilite a leitura de códigos. Pode até reduzir por não ter algumas coisas, mas sempre que tenho que avaliar um código para corrigir, olhar onde começa { e onde termina } me parece visualmente melhor que contar TABs 30 linhas abaixo. Sem falar que não vai cair meu dedo digitar um ; .
Resumindo. Python é o hype modinha no presente e nem temos certeza que será o futuro. Se Cobol e Pascal tinham empregos para manutenção de sistemas antigos, imagina o futuro que ainda vão existir MILHÕES de sistemas que já rodam em Java, Javascript, C#, C++ etc.
Se eu falar que tenho que recusar serviço tem gente que não acredita. Sendo assim, melhor pegar um que pague bem e não tenha 100 pessoas por vaga.
Você ainda quer a fila que parece "melhor" chamada Python ou ficar na fila das outras linguagens e no final pegar "mais dinheiro" e ser valorizado ?

1

Pois o dia tem 24h apenas. Ou você é bom em algo ou vai demorar para ser bom em várias coisas e o mercado hoje é para pleno/senior.

E é exatamente isso, linguagens diferentes com propositos diferentes. E com Python tem menos demanda de mercado, é claro que todo mundo pode ser o numero 1 no meio de 500, mas eu to falando do caminho mais fácil quem precisa pagar as contas com o dinheiro do código, 1 em 500 não é regra é exceção.

Quem tem que pagar as contas precisa de um trajeto que retorna melhor e mais.

A questão não é pare de aprender, a questão é, se vc quer resultado vá nas linguagens de mercado amplamente utilizadas.

3

e o python não é amplamente utilizado? Não conheço uma empresa que não utiliza python, em algum nível, mas conheço várias que não usam java.

o que paga boleto é resolver problemas, independente da tecnologia usada. Gaste seu tempo aprendendo a resolver problemas, não aprendendo a linguagem x ou y. Mas quando for preciso aprender linguagens especificas, python e javascript são de fato linguagens que todo programador precisa saber usar. Entao realmente são as piores para encontrar vagas porque literalmente todo programador deve saber, mas isso não significa que você, não deve saber, muito pelo contrário.

3

Trabalho desde 2008 na área, sempre em grandes empresas, Telefônica, Bradesco, Pagbank dentre outras, Java é o que domina, Python só para coisas miúdas sem grandes importância, gerar um relatório, algum processamento mais específico, mas nada muito além disso.

1

O que disse de amplamente utilizado é, os sistemas são majoritariamente desenvolvidos em que? Sim tem muito Python no mercado, mas a demanda das empresas é mais para as linguagens que eles tem mais código, ex Java. Os sistemas legados Java geralmente são enormes sendo impossível fazer sua migração para outras linguagens ou reescrever e das empresas grandes como TOTVS, SAP, Porto Seguro e etc... que já estão no mercado há anos, essas empresas vão sempre precisar de devs de linguagens que o hype ja passou.

Hoje eles estão desenvolvendo diversos sistemas em linguagens recentes e amanhã vão precisar contratar + Python, porém hoje a oferta é muito alta, na minha faculdade a turma inteira manja de Python, quem trabalha com dev hoje ou foi pra Java JR ou pra Kotlin, e o único que inventou de aprender C ao invés de seguir a onda é o mais bem sucedido.

Pois quem hoje em dia quer aprender C ou Java? E se não fosse independente da tecnologia utilizada eu não teria ouvido de um CEO de uma empresa, amigo meu (por sinal quem manjar mesmo de JAVA fala cmg q eu indico) "se você conhecer 20 desenvolvedores Java com um excelente conhecimento matemático eu contrato os 20 até o final do dia".

Eu entendo completamente o que diz e eu concordo, mas na minha realidade e na realidade das pessoas do meu ciclo social isso não funciona.

E sobre o que comentou de "não dever saber" não é isso, é que quem ta começando começa numa linguagem e acaba de ficar fluente nessa linguagem, nas entrevistas o pessoal pergunta "quantos anos de xp vc tem na linguagem/framework", "quais projetos você desenvolveu nessa linguagem/framework", todos temos que ser excelente resolvedores de problemas, mas assim como meu português é nativo, meu inglês é avançado e meu mandarim é zero, o meu python é avançado, o meu java intermediário e o meu php nulo.

As empresas pensam em contratar quem vai ter a menor curva de aprendizado para atuar ativamente no time e quem tem mais familiaridade com a tecnologia vai se destacar.

2

Tenho a impressao que estamos dizendo a mesma coisa de jeito bem diferentes, pois pelo visto viemos de realidade completamente diferentes. Na minha faculdade todo mundo aprendeu C e Java e quem quis "inventar moda" foi estudar python ou javascript, que parece ser o exato oposto de seu caso. Enfim apenas para finalizar minha participação nesta discusão, tanto python como java sao ferramentas que todo programador deve conhecer, nem um nem outro, os dois, muito simples.

1
0
3

Python é bom pra começar, para entender conceitos que são complexos, e que podem ser aplicados em outras linguagens posteriormente.

Não gostava de Java e C, no inicio, mas acho que era mais por questão de não conseguir entender um conceito, e pelo fato da linguagem dificultar um pouco.

Agora questão de mercado, sim tem muita vaga de Java e CSharp, o foda é a curva de aprendizagem que é alta, ainda mais se não tiver começado com linguagens tipo o Python por exemplo.

3

Cara, isso é tao relativo quanto um jogo de futebol, é quase um lance de sorte, porem há lugar para todos, eu saí do java e estou com vaga em python. Estou feliz e pronto.

3

Mano uma dúvida, você acha que Ruby está nesse meio de linguagens como C e Java na questão de ter facilidade de ser contratado? Pois me dediquei muito tempo em Python mas o que você disse é pura verdade "500 para 1 vaga", então estou migrando para Ruby e larguei o Python.

3
2

Acho relativo.
OK que em backend o Java é dominante, JavaScript tem tido forte presença também, mas eu por exemplo, senior Java, estou estudando python para migrar para área de data science, análise de dados, IA.

2

por que uma engenheiro de software (não fã de java ou javascript) vai ignorar python. pois recentemente o excel recebeu uma funcionalidade para usarem mais intersivamente o python na ferramenta assim como em outras ferramentas.

uma api rest java, python ou c# vai responder o mesmo json para o cliente frontend. logo o ponto de analise não é a linguagem em si, mas a dificuldade que as empresas terão para recrutar desenvolvedores. e quanto vão gasta pra isso.

detalhe: a quantidade de pessoas aprendendo python para ciência de dados é grande e essa mão de obra não vai ser ignorada.

assim como a grande quantidade de desenvolvedores javascript tambem não é ignorada.

outro detalhe: na carência de desenvolvedores java as empresas vão pra python ou javascript ou lowcode. o que nao pode é parar as operações.

2

Hoje não faz diferença você ter diversos backends feitos nas mais diversas linguagens para servir frontends em Angular, React, Vue, etc.

Sem falar que não existe apenas desenvolvimento web no mundo dos programadores.

Mas eu diria que o melhor é estudar também para concurso público em nossa área. Sempre tem vagas sendo abertas.

2

Mais Python, mais Java, mais Javascript ... Enfim, observe o mercado de trabalho mas reflita em sua capacidade de se adaptar às mudanças. Não desista de sua linguagem preferida, se você se sente produtivo. Há espaço para ela mesmo onde outras linguagens dominam no momento.

Sou dev Python e Java. Em seu momento histórico, Java foi forte junto com outras (PHP, VB, Delphi) então trabalhei com ela. Mas Python foi útil nos lugares onde trabalhei. Quando o número de programadores Python aumentou (por ser uma linguagem adotada academicamente), ficou fácil convencer os chefes a desenvolver soluções em Python.

Então, hoje é muito mais tranquilo a programar um backend em Python pq terá estagiários e devs junior que conhecem a linguagem.

Tem alguém em sua empresa que programa em Python, pense em contratar um estagiário para empregá-lo no futuro.

2

Esse artigo pode ser bom para as pessoas se afastarem das vagas de Python. E saturarem as vagas em outras linguagens.

Java cresceu de dentro das universidades, fornecendo programadores para o mercado de trabalho. Python cresceu nas universidades não como algo a ser oferecido para o mercado de trabalho mas uma ferramenta para uso nos diversos cursos: Ciência da Computação, Física, Biologia, Engenharias, Matemática, Estatísticas, etc. Depois se tornou uma linguagem dentro da grade curricular, só então criou uma quantidade de formados com conhecimento para vender o mesmo no mercado de trabalho, coisa que Java fez muito antes.

2

Meus 2 cents, sem canudo, estudando por conta própria, em 1 ano de estudos consegui vaga em Python, se fosse considerar a curva de aprendizado em Java só teria o mesmo nível de conhecimento em pelo menos 2 anos, sem contar a comunidade Python, muito mais receptiva a iniciantes, mas como disseram antes, menos linguagem e mais resolução de problemas, hoje, depois de 3 anos sou pleno e com a reaquecimento do mercado, sou buscado por empresas.
Isso posto, aprenda a resolver o problema, a se relacionar saudavelmente com seus pares e clientes.
Abraços.

2

É importante lembrar que a escolha de uma linguagem de programação e uma carreira no desenvolvimento de software não deve ser baseada apenas em tendências de mercado, mas também em suas próprias paixões e interesses. Encontrar um equilíbrio entre o que você gosta de fazer e as oportunidades do mercado é fundamental.

Python, por exemplo, é uma linguagem versátil e amplamente usada em diversas áreas, como desenvolvimento web, análise de dados, aprendizado de máquina e automação. Se alguém tem paixão por Python e encontra oportunidades para usá-lo, não deve desanimar.

Além disso, o mercado de tecnologia é dinâmico, e as tendências podem mudar rapidamente. O que é popular hoje pode não ser o mesmo amanhã. Portanto, é importante continuar aprendendo e se adaptando às necessidades do mercado, mas sempre mantendo o entusiasmo pelo que faz.

Cada linguagem de programação tem seu lugar e pode ser valiosa em diferentes contextos. A escolha deve ser pessoal e alinhada com seus objetivos e interesses.

2

Boa noite mano, tudo bem?

Eu também estudo C# há mais ou menos 3 meses e próximo ano começo na graduação de Engenharia de Software.

Eu gostei bastante de C# e decidi aprende-la a fundo, você poderia me dizer quais contéudos seguiu para aprender? Atualmente estou fazendo o curso do Nélio Alves, da Udemy e aprendendo Angular pelo canal da Loiane Groner.

Tenho medo de gastar dinheiro e tempo em algum material ruim lkkk desde já agradeço!

1
1

Realmente, contéudos de lá são outro nível. Mas la tem legendas em pt-br?

Eu preciso aprender inglês urgentemente. Com inglês os estudos vão pra outro nível

2

Sempre gostei da area de TI, fiz uns anos de graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação (vulgo BSI) entre 2008 e 2015... Passei por alguns problemas pessoais que afetaram meu desempenho nas aulas e acabei pegando algumas dependências. Perdi a bolsa apenas para as DPs e tive que procurar um estágio na área. Foi aquele sofrimento... O salário de estagiário (programador) nao cobria 3 DPs. Então fui pra área de informática onde o salário era melhor, mesmo lavando tampa de impressoras e scanners. Por fim houve uma crise econômica na empresa na época e eu não pide mais continuar... Tranquei a matrícula, perdi e agora tô tentando novamente entrar no ramo... Linguagens que conheci e domino um pouquinho: Java, C#, Python, HTML, javascript, css, Haskell...

2

Oi, Pedro. Entendi a reflexão que propôs. Não tem haver com Python, ou Java; Tem haver com lógica de mercado.
Continue se aprimorando, tenho certeza que vai longe.

1

Exatamente é oferta e demanda isso sempre muda, com muitos comentários aqui eu vi que nem em tudo estou correto, muita coisa é contexto/cenário de cada um e seu background.

2

Se eu fosse optar por começar como desenvolvedor web back-end hoje começaria por java. Tem muito materail didático de qualidade, tem inumeros grupos e foruns. Além de ser uma linguagem completa para você se tornar um bom profissonal. Após ter o dominio de java me aventuaria em outras linguagens, como c# por exemplo, que é bem parecido com o java e assim a curva de aprendizado seria muito curta.

E sabendo java, c#, angular... tu já estaria apto para a maioria das vagas do mercado web.

2

como vc falou. as linguagens sao propostas diferentes. o java é uma realidade e o pyton esta bem consolidado. porém, os sistemas existentes precisam de manutenção. as empresas mais comcebidas nao arriscam. entao, a conclusão é que quem investe em java, c#, etc, tem uma carreira mais plena e ofertas mais atraentes. concordo com você.