O que disse de amplamente utilizado é, os sistemas são majoritariamente desenvolvidos em que? Sim tem muito Python no mercado, mas a demanda das empresas é mais para as linguagens que eles tem mais código, ex Java. Os sistemas legados Java geralmente são enormes sendo impossível fazer sua migração para outras linguagens ou reescrever e das empresas grandes como TOTVS, SAP, Porto Seguro e etc... que já estão no mercado há anos, essas empresas vão sempre precisar de devs de linguagens que o hype ja passou.
Hoje eles estão desenvolvendo diversos sistemas em linguagens recentes e amanhã vão precisar contratar + Python, porém hoje a oferta é muito alta, na minha faculdade a turma inteira manja de Python, quem trabalha com dev hoje ou foi pra Java JR ou pra Kotlin, e o único que inventou de aprender C ao invés de seguir a onda é o mais bem sucedido.
Pois quem hoje em dia quer aprender C ou Java? E se não fosse independente da tecnologia utilizada eu não teria ouvido de um CEO de uma empresa, amigo meu (por sinal quem manjar mesmo de JAVA fala cmg q eu indico) "se você conhecer 20 desenvolvedores Java com um excelente conhecimento matemático eu contrato os 20 até o final do dia".
Eu entendo completamente o que diz e eu concordo, mas na minha realidade e na realidade das pessoas do meu ciclo social isso não funciona.
E sobre o que comentou de "não dever saber" não é isso, é que quem ta começando começa numa linguagem e acaba de ficar fluente nessa linguagem, nas entrevistas o pessoal pergunta "quantos anos de xp vc tem na linguagem/framework", "quais projetos você desenvolveu nessa linguagem/framework", todos temos que ser excelente resolvedores de problemas, mas assim como meu português é nativo, meu inglês é avançado e meu mandarim é zero, o meu python é avançado, o meu java intermediário e o meu php nulo.
As empresas pensam em contratar quem vai ter a menor curva de aprendizado para atuar ativamente no time e quem tem mais familiaridade com a tecnologia vai se destacar.