Executando verificação de segurança...
1

Pois o dia tem 24h apenas. Ou você é bom em algo ou vai demorar para ser bom em várias coisas e o mercado hoje é para pleno/senior.

E é exatamente isso, linguagens diferentes com propositos diferentes. E com Python tem menos demanda de mercado, é claro que todo mundo pode ser o numero 1 no meio de 500, mas eu to falando do caminho mais fácil quem precisa pagar as contas com o dinheiro do código, 1 em 500 não é regra é exceção.

Quem tem que pagar as contas precisa de um trajeto que retorna melhor e mais.

A questão não é pare de aprender, a questão é, se vc quer resultado vá nas linguagens de mercado amplamente utilizadas.

Carregando publicação patrocinada...
3

e o python não é amplamente utilizado? Não conheço uma empresa que não utiliza python, em algum nível, mas conheço várias que não usam java.

o que paga boleto é resolver problemas, independente da tecnologia usada. Gaste seu tempo aprendendo a resolver problemas, não aprendendo a linguagem x ou y. Mas quando for preciso aprender linguagens especificas, python e javascript são de fato linguagens que todo programador precisa saber usar. Entao realmente são as piores para encontrar vagas porque literalmente todo programador deve saber, mas isso não significa que você, não deve saber, muito pelo contrário.

3

Trabalho desde 2008 na área, sempre em grandes empresas, Telefônica, Bradesco, Pagbank dentre outras, Java é o que domina, Python só para coisas miúdas sem grandes importância, gerar um relatório, algum processamento mais específico, mas nada muito além disso.

1

O que disse de amplamente utilizado é, os sistemas são majoritariamente desenvolvidos em que? Sim tem muito Python no mercado, mas a demanda das empresas é mais para as linguagens que eles tem mais código, ex Java. Os sistemas legados Java geralmente são enormes sendo impossível fazer sua migração para outras linguagens ou reescrever e das empresas grandes como TOTVS, SAP, Porto Seguro e etc... que já estão no mercado há anos, essas empresas vão sempre precisar de devs de linguagens que o hype ja passou.

Hoje eles estão desenvolvendo diversos sistemas em linguagens recentes e amanhã vão precisar contratar + Python, porém hoje a oferta é muito alta, na minha faculdade a turma inteira manja de Python, quem trabalha com dev hoje ou foi pra Java JR ou pra Kotlin, e o único que inventou de aprender C ao invés de seguir a onda é o mais bem sucedido.

Pois quem hoje em dia quer aprender C ou Java? E se não fosse independente da tecnologia utilizada eu não teria ouvido de um CEO de uma empresa, amigo meu (por sinal quem manjar mesmo de JAVA fala cmg q eu indico) "se você conhecer 20 desenvolvedores Java com um excelente conhecimento matemático eu contrato os 20 até o final do dia".

Eu entendo completamente o que diz e eu concordo, mas na minha realidade e na realidade das pessoas do meu ciclo social isso não funciona.

E sobre o que comentou de "não dever saber" não é isso, é que quem ta começando começa numa linguagem e acaba de ficar fluente nessa linguagem, nas entrevistas o pessoal pergunta "quantos anos de xp vc tem na linguagem/framework", "quais projetos você desenvolveu nessa linguagem/framework", todos temos que ser excelente resolvedores de problemas, mas assim como meu português é nativo, meu inglês é avançado e meu mandarim é zero, o meu python é avançado, o meu java intermediário e o meu php nulo.

As empresas pensam em contratar quem vai ter a menor curva de aprendizado para atuar ativamente no time e quem tem mais familiaridade com a tecnologia vai se destacar.

2

Tenho a impressao que estamos dizendo a mesma coisa de jeito bem diferentes, pois pelo visto viemos de realidade completamente diferentes. Na minha faculdade todo mundo aprendeu C e Java e quem quis "inventar moda" foi estudar python ou javascript, que parece ser o exato oposto de seu caso. Enfim apenas para finalizar minha participação nesta discusão, tanto python como java sao ferramentas que todo programador deve conhecer, nem um nem outro, os dois, muito simples.

1
0