SPTrans informa sobre vazamento de dados
Recebi por email o alerta abaixo e depois de verificar na internet descobri que é verídico. Como também não vi por aqui no TabNews achei pertinente compartilhar.
A SPTrans informa que, na quinta-feira (15/12), tomou conhecimento de que seus sistemas foram alvo de um crime cibernético que resultou na exposição dos seguintes dados cadastrais, da base de abril de 2020, de usuários do Bilhete Único: nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, número de matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do nosso portal de serviços na internet.
A SPTrans, após a confirmação, notificou o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e, na sequência, comunicou à Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, requerendo a abertura de um procedimento de investigação criminal para apurar a origem e a autoria do vazamento. Dado o volume de dados cadastrais e as ações junto às autoridades policiais, estamos enviando esta notificação nesta data.
IMPORTANTE: informamos que o seu cartão do Bilhete Único permanece ativo e o saldo está preservado, sem prejuízos nos créditos utilizados no transporte. Não há necessidade de se dirigir a um de nossos postos de atendimento para verificar seus créditos ou benefícios!
A exposição dos seus dados cadastrais pode ocasionar os seguintes riscos: abrir contas em seu nome, acessar outros serviços onde a mesma senha é usada e aplicar golpes.
Guiados pela transparência e pelo comportamento ético, a SPTrans informa que vem reforçando, desde 2020, a segurança do banco de dados por meio de contratação de empresa especializada e está divulgando amplamente o ocorrido, bem como, tomando as providências legais contra a ação criminosa.
Para sua segurança, recomendamos que atualize a sua senha de acesso ao portal de serviços do Bilhete Único, seguindo as orientações do nosso site oficial.
Se precisar de mais informações entre em contato com o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, no e-mail [email protected].
Fomos vítimas de um crime! Reforçamos nosso repúdio a essa atitude criminosa e lamentamos o incidente.