Executando verificação de segurança...
9

[Ptich] O MVP do meu criador de currículos esta pronto mas não sei precificar! :(

Olá, pessoal do Tab News! 😊

TL;DR: Criei o MeContrata.ai, um SaaS que gera currículos por IA e PRINCIPALMENTE ajuda a gerenciar vagas de emprego (tipo um CRM). Desenvolvi o MVP em duas semanas, mas estou enfrentando desafios para definir a precificação. Ofereço planos gratuitos e pagos com diferentes limites de currículos, perfis, recrutadores e interações (como biografias para LinkedIn e cover letters). Preciso de ajuda para testar o sistema e definir o modelo de cobrança.

O meu modelo da certo? Plano Free, Basico e Preimiu? Manter apenas um free ou pago ou ainda *não ter plano free *e dar apenas um trial pro usuário?

Link para testar grátis: Me Contrata Aí.

Passei os últimos dias imerso em um projeto que nasceu de uma necessidade que eu via constantemente entre amigos e colegas. Vira e mexe, alguém me pedia ajuda para criar um currículo que fosse minimamente funcional e, depois de várias horas ajustando CVs, percebi que isso poderia ser automatizado! E assim nasceu o Me Contrata Aí, um SaaS para gerenciamento de vagas de emprego e geração de currículos por IA.

No começo, a ideia era simples: criar apenas um gerador de CV. Mas, logo de cara, percebi que as pessoas poderiam fazer muito mais com o sistema. Por que não integrar tudo? Desde a criação de currículos até o gerenciamento de vagas e interações com recrutadores. E foi assim que, em apenas duas semanas de trabalho intenso, o MVP (Produto Mínimo Viável) ficou pronto. 🎉

Agora vem a parte complicada... precificar. 🤔

Como oferecer valor sem tirar dinheiro de quem está buscando emprego, ainda mais num momento em que muita gente está apertada? Eu consegui juntar um pequeno grupo para testar o sistema, identificar bugs e fazer melhorias. O feedback foi muito positivo, mas estou em dúvida sobre como definir os limites entre o que será gratuito e o que será pago.

Por enquanto, minha estrutura de planos está assim:

Plano Gratuito: permite criar até 3 currículos, gerenciar 2 perfis, interagir com até 10 recrutadores, 10 oportunidades de emprego e realizar até 10 interações.

Plano Básico: aumenta os limites para 10 currículos, 5 perfis, 30 recrutadores, 30 oportunidades e 30 interações.

Plano Premium: para quem precisa de mais recursos, permitindo criar até 20 currículos, gerenciar 10 perfis, interagir com 200 recrutadores, 100 oportunidades e realizar até 60 interações.

Desenvolvi alguns prompts úteis para ajudar na sua candidatura, como a geração automática de biografias para o LinkedIn, cover letters (cartas de apresentação) personalizadas para cada vaga e palavras-chave relevantes para otimizar o seu perfil e aumentar as chances de ser encontrado pelos recrutadores. Essas interações são projetadas para poupar tempo e melhorar a qualidade das suas candidaturas.

Esses são os limites que estabeleci até agora, mas ainda estou ponderando sobre o que mais pode ser incluído. Além disso, ainda não conectei na Stripe, então os links para pagamento estão inativos por enquanto. Quero garantir que o sistema esteja redondo antes de sair cobrando por ele.

  • E aí, como vocês acham que eu devo precificar algo assim?
  • Como criar um modelo que ajude quem está precisando e, ao mesmo tempo, faça o SaaS se pagar?

Minha meta não é espremer o bolso de quem está desempregado, mas também não posso esquecer que a ferramenta precisa ser sustentável.

Se você quiser testar ou conhecer mais sobre a aplicação, o link é esse: MeContrata.ai. Feedback é sempre bem-vindo, e se encontrar algum bug, já sabe! 😅

Meu Insta pra quem quiser trocar uma ideia: @marcusmoreira.dev.

Valeu e obrigado pela força!

Carregando publicação patrocinada...
4

Fala, mano! :)

Gostei da ideia do Sass! Achei muito interessante, bem inovador, e principalente, útil! Foca nisso que pode dar certo!

Minha única crítica em relação ao que vi seria talvez tangibilizar mais a ideia do produto, mostrar o que ele faz, mostrando algum modelo de currículo pronto ou coisa assim. Fica até mais fácil pra mostrar pras pessoas o valor do plano pago e gratuito ao invés de uma lista de pros e contras.

Digo isso porque, com a onda de IAs por aí, um site sem nenhum amostrativo do que ele faz acaba sendo só mais um, e aí a pessoa não vê o valor do produto. Tenho certeza que é um produto dahora, mas as pessoas só compram quando veem o que faz.

Mas enfim, precificar seu produto é um negócio difícil mesmo. Sugiro você tentar pensar como um usuário do seu produto.

Se fosse você, numa situação procurando emprego, quanto você gostaria de pagar por um produto que te ajudaria a ter um curriculo melhorado e interação com recrutadores pra te ajudar a conseguir um emprego? Por que você escolheria o Me Contrata Aí ao invés de um LinkedIn da vida? Se não pudesse pagar, quanto de valor esse produto, mesmo que limitado, poderia proporcionar a você? Como a versão Grátis dele poderia ajudar você na situação? Isso faria a pessoa ver o valor no produto o suficiente pra fazer ele assinar? Qual é o público alvo que você quer atingir com seu Sass? Pessoas desempregadas ou procurando emprego?

Acho que são essas perguntas que você tem que pensar, responder e planejar com base nisso. Pensar no valor do seu produto, em como ele pode ajudar alguém em uma situação de desemprego, mas também, não deixar você ficar desamparado porque não poderá ajudar mais gente sem também receber ajuda. Faça seu produto gerar valor nas pessoas, o suficiente pra elas quererem assinar os benefícios. Que ele seja bom no gratuito, mas não tão bom quanto ao pago. É uma estratégia um pouco comercial, mas também, relacional.

Eu não tenho muita experiência para lhe dar conselhos mais técnicos, do que fazer também, só conselhos que aprendi de outras pessoas, algo que sugiro fazer também, pesquisar sobre como projetos fracassaram e seus aprendizados, e como outros projetos sucederam e seus aprendizados.

Espero ter ajudado de alguma forma. Não sou especialista, mas se quiser, qualquer coisa a gente troca uma ideia por aí. Valeu e boa sorte mano!

2

Achei que o MVP já esta bem legal e funcional!
Acho legal a ideia de oferecer um plano gratis mas tome cuidado para não oferecer muito e acabar tendo que pagar para quem ficar só no gratis! Tem que deixar claro o que o plano pago pode oferecer.

1

Sua sugestão de mostrar um modelo de currículo ou exemplo do sistema faz total sentido e realmente ajuda a mostrar o valor do produto. Estou pensando em contratar um designer para melhorar a landing page e torná-la mais visual e intuitiva, o que deve facilitar a compreensão do diferencial e dos planos.

Mas,** antes disso**, estou focado em definir o que oferecer de graça e o que cobrar. Encontrar esse equilíbrio é crucial para atrair tanto quem precisa de uma solução gratuita quanto quem quer funcionalidades avançadas.

Voce acha que o meu modelo da certo? Plano Free, Basico e Preimiu? Manter apenas um free ou pago ou ainda não ter plano free e dar apenas um trial pro usuário?

Valeu pelo feedback

2

Cara, eu acho que vai muito da estrategia que voce quer seguir. Vai muito daquela pergunta que eu fiz: qual vai ser o seu publico?

Essa pergunta tambem se responde com base no seu orçamento de agora. Você consegue oferecer um produto de boa que seja gratuito para as pessoas usarem até certo tempo, ou é um produto que você precisa que se pague rápido? Aí o trial seria uma boa opção.

Mas assim, na minha opinião, eu acho que você deveria manter só dois planos: um gratuito e um pago. Na minha cabeça, só faz sentido você ter mais de um plano se o terceiro plano ter mais features que os outros e fazer sentido ter um terceiro ou ser algo corporativo. Fora isso, acho que dois é o suficiente.

Por quê? Acho que você consegue mostrar de forma mais simples o benefício de você assinar o pago ao invés de ficar só com o gratuito. Você tem que encontrar um meio termo no gratuito que a pessoa queira feature X e pense "caramba, isso seria muito útil, mas só tem no pago", mas que o gratuito cumpra com oq ele se propõe.

Por exemplo, poderia deixar só a pessoa criar 1 curriculo e gerenciar um 1 perfil, e aí talvez, a parte de interação seria paga. Aí pra você mostrar o valor disso, você poderia oferecer um trial de 7 dias pra pessoa receber as interações e ver que com o plano pago é outras ideia, sabe?

Acho que esse é o plano, fazer o plano gratuito ser ótimo, mas limitado, até escasso, e dar mais ênfase no pago. Não limite tanto no gratuito, as pessoas ainda tem que ter a degustação gratuita pra poder poder ver qualé que é, mas também, como apatricia disse aqui em baixo, não oferecer demais ao ponto de "ok consigo me virar só com o gratuito". Tem que ter um equilíbrio, dar só o gostinho. Acho que é isso

4

muito top sua idéia, fico feiz e pistola ao mesmo tempo pois eu tive a mesma idéia (a parte de gerar curriculo por vaga especifica), porém demorei de mais por falta de tempo. Parabéns pelo projeto, você vai ser um concorrente duro! kkkkkk

Meus dois centavos de dica, não cobre muito barato para validação, no momento em que você postou aqui no tabnews, esta sujeito a um grande número de acesso, se ainda não sabe o preço, chute ele um pouco para o alto. Caso queira validar somente, limite o acesso a um número pequeno de usuarios betas, onde você terá os gastos controlados, vai estar perto deles e assim vai poder ter uma média do grafica dos seus custos.

A e na pagina inicial, coloque um video ou um demo do seu produto. Eu gosto muito do Supademo: https://supademo.com, ele é uma ferramenta de demo dinamica, vai te ajudar muito na demo do seu produto.

Ah e ja fazendo meu jaba, se precisar de una ferramenta de feedback com track de fluxo, eu tenho um saas perfeito para isso: https://logaflow.com/pt

1

Fala man! Esse foi o comentário mais util de todos! hehehe Eu vou criaro video interativo la para mostrar pra galera como usa!
Agora acho que fechei um modelo de precificação. Vai ter planeo free e premium apenas.

1

Acompanho a idéia desde a gestação. 😂

No meu pensamento a criação de 2 currículos e 1 perfil seria o suficiente pois é para uma pessoa somente.
No caso da versão paga você precisa observar o consumo se terá custos adicionais caso libere funções ilimitadas poderá ter um descontrole.
Demonstrar visualmente como uma pessoa pode está criando e a diferença na prática.
Sempre ter os comandos disponível no free com identificação ou notificação para atualizar para a versão paga.
Anúncios do Google é uma possibilidade dentro das viewer quando fizerem login no site como o caso de sucesso como o Photopea usando suas propagandas.
Vejo que tem mais algumas coisas caso me venha a mente eu entro em contato.

2

Valeu pelo comentário! A possibilidade de ter multiplos perfis, vem da necessidade da mesma pessoa se candidatar a vagas diferentes, por exemplo a minha esposa sempre se cadastra para UX Writer, Copywriter/Redatora ou Revisora de Textos... Aí ela teria 3 perfis, coisa que uma Gupy não permite... lá vc cadastrou um CV de um jeito vai ficar assim e se vc escolher uma vaga diferente e mudar seu cv, o cv é atualizado para todas os processos que vc se inscreveu. Muito ruim isso.

Mas no plano free, vai ter 1 perfil mesmo! E 2 CV tbem acho de bom tamanho.

1

Fala meu amigo, blz? Posso fazer uma crítica?

Se seu produtos precisa de design explicação grande é pq tem algum problema. Eu li aqui, mas qnd entrei no site vi um formulário querendo dados. Sinceramente? Não faz sentido. Eu fui pra conhecer o produto e desisti. É tipo oferecer um cartão de crédito com benefícios e mantê-los em segredo pra só depois do cadastro conhecê-los. E isso aconteceu em outros saas que eu vi. Vc precisa pensar na experiência do usuário. Fico no aguardo pq quero conhecer seu projeto.

1

Oi Paulo, o que vc quer dizer que viu um formulário querendo dados? Voce caiu na landing page? Pq o unico formulário que eu tenho é de cadastro dos processos seletivos.

1

Então, talvez seja um bug. Se eu acessar pelo celular ele vai direto pra tela de login (/auth-page) e me requisita cadastrar pra ver o site. Já pelo PC ele me mostra a tela inicial (landing-page).

1

Nossa deve ser um bug mesmo pq a pagina de login so cai nela quando vc está no modo stand-alone no mobile! No browser deveria funcionar de boa (ninguem relatou esse bug ainda) mas de qualquer forma, vou avaliar melhor. Se voce puder me falar qual celular e navegador voce estava usando, eu agradeço!