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Quem já estudou branding sabe que uma marca é mais que um desenho bobo. Em muitos casos, é o principal ativo de uma empresa. Não atoa os rebrandings por ai afora, muitas das vezes, envolvem apenas uma leve mudança na tipografia ou na saturação da cor. Grandes rebrandings normalmente acontecem quando uma empresa faz uma c_gada federal ou quando realmente é necessario uma grande mudança de rumo.

Estou à espera dos "defensores do Musk" apresentarem seus argumentos baseado em ciência (pois marketing nao deixa de ser uma) para mais uma alopragem do Herdeiro.

Vamos ver.

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O twitter é maior que as maluquices do Musk. No fim das contas, o que importa é se as pessoas vão continuar usando-o. Ainda que haja mudança no logo, ou qualquer outra birutice sem sentido, pouco importa, desde que a base de usuários e a relevância do twitter continuem as mesmas.

O único problema real para a empresa é se começarem a perder uma grande quantidade de usuários, principalmente de usuários relevantes (políticos, artistas, influencers etc.). Mas até o momento, isso não parece ter acontecido. Até aqueles que ameaçam deixar o twitter, retornam em pouco tempo (ou fingem sair, mas não tem coragem de excluir a conta).

A média de usuários ativos do twitter não cresce de forma relevante há muitos anos (inclusive foi um problema que o próprio Jack Dorsey lutou pra resolver e não conseguiu), mas também não diminui, o que aponta para uma base fiel de usuários, que não vão sair só por causa da mudança do logo. O twitter é e sempre foi uma anomalia. Quem leu "A eclosão do Twitter" sabe que nem os próprios fundadores sabiam definir exatamente o que era essa rede social. Ele sobreviveu a inúmeras mudanças e CEOs e não deve definhar tão cedo, mesmo com essas péssimas decisões.

Enfim, eu não gosto do Twitter, nunca tive conta nele, e fiquei feliz quando o Musk comprou pois achei que ele seria "competente" o suficiente pra afundar essa rede social de vez, mas o que a realidade mostra é uma resiliência da rede que vai além das decisões da direção da empresa.