Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
3

Da maioria das medidas que o Elon Musk tomou no Twitter nos últimos meses, eu dava o benefício da dúvida e me colocava numa posição de curioso para entender qual seriam os efeitos, meio que observando um fenômeno se desenrolando e tendando me colocar numa posição imparcial.

Nesta sobre alterar o logo e nome, estou fazendo o exercício de novo de me colocar nessa postura, mas pecando pela imparcialidade e não conseguindo ver sentido ou necessidade alguma nisto.

Se novas informações surgirem sobre isso e você tiver acesso a elas, não deixe de compartilhar para encaixarmos as peças desse quebra-cabeça, porque esse tá difícil.

3

Eu acho um movimento muito estranho e não consigo ver com bons olhos.

O twitter e seu ícone são mundialmente conhecidos. "Tweet" e "Retweet" são usados como "verbos" em várias linguas ao redor do mundo (Incluindo no Brasil com "Tweetar" e "Retweetar").

Ter um case como o twitter é o sonho final de qualquer marketeiro e o Elon Musk está jogando isso tudo fora.

2

Segundo um tuite que eu vi, ele estaria tentando tornar o twitter em uma espécie de rede social universal, onde as pessoas usariam pra tudo, chat, vídeo, pagamentos, etc... igual umas que já tem na Asia. Ele já começou aumentando o tamanho dos vídeos que podem ser publicados na plataforma, agora já está remunerando contas, acho que mudar o nome é o próximo passo.

2

Então pelo o que entendi, o rebranding é para fazer um concorrente do app chines WeChat no ocidente. Mais cedo,um canal do yt Safesrc comentou que o Musk já tinha o domínio "x.com" a muito tempo atrás, entao F para o passarinho.

1

Para mim o cara surtou de vez. Saiu de foguete que estaciona de ré para ficar o dia todo birutando em rede social, caçando briga e cada dia com comportamento mais imaturo.
Para mim essa manobra de mudar o logo apenas prova o quanto o cara não tem a MÍNIMA ideia do que ele ta fazendo e acha que está abalando.

1

O sentido é que ele tem a SpaceX, e agora o TwitterX, uma hora terá o OpenAI-X, o Neuralink-X, a TeslaX... Etc. Parece isso pra mim, não posso ver outro sentido de botar um X lá, a não ser remetar a SpaceX ou a ele que é o dono.

1
1

Pqp o cara tem tanto dinheiro que não sabe onde gastar, quer abocanhar o mundo inteiro. A OpenAI não não é dele? Por que abrir outra? Fico pensando por que o cara faz isso... Não acho que queira mais grana.

1

Ele colocou o nome da própria filha de "X Æ a12"
Ele esteve envolvido com o PayPal nos anos 90', que antes era chamado de X, e comprou o domínio "x.com" do próprio PayPal em 2017.

Ele realmente tem um tipo de fetiche em X.

Daqui a pouco compra o xvideos e tenta usar a neulink pra se tornar um X-Men.

1
1

Há algum tempo, teve um sertanejo famoso que se envolveu em um acidente aereo (sem grandes proporções) por ele ter exigido que o piloto lhe entregasse a direção da aeronave, pois ele era "o dono".

O Twitter é o avião teco-teco do Musk. Já foi um foguete, no passado. Hoje tá caminhando pra ser um teco-twco, mesmo.

2

O twitter é maior que o Musk. Essa mudança não é profunda o suficiente para reduzir a base de usuários ou a relevância da rede.

No fim das contas, não importa se a pessoa gosta ou não, ou os motivos por trás da mudança. Só o que importa é se os usuários vão continuar acessando a plataforma, e até agora, mesmo com todas as maluquices do Musk, as pessoas continuam usando o twitter.

2

Quem já estudou branding sabe que uma marca é mais que um desenho bobo. Em muitos casos, é o principal ativo de uma empresa. Não atoa os rebrandings por ai afora, muitas das vezes, envolvem apenas uma leve mudança na tipografia ou na saturação da cor. Grandes rebrandings normalmente acontecem quando uma empresa faz uma c_gada federal ou quando realmente é necessario uma grande mudança de rumo.

Estou à espera dos "defensores do Musk" apresentarem seus argumentos baseado em ciência (pois marketing nao deixa de ser uma) para mais uma alopragem do Herdeiro.

Vamos ver.

1

O twitter é maior que as maluquices do Musk. No fim das contas, o que importa é se as pessoas vão continuar usando-o. Ainda que haja mudança no logo, ou qualquer outra birutice sem sentido, pouco importa, desde que a base de usuários e a relevância do twitter continuem as mesmas.

O único problema real para a empresa é se começarem a perder uma grande quantidade de usuários, principalmente de usuários relevantes (políticos, artistas, influencers etc.). Mas até o momento, isso não parece ter acontecido. Até aqueles que ameaçam deixar o twitter, retornam em pouco tempo (ou fingem sair, mas não tem coragem de excluir a conta).

A média de usuários ativos do twitter não cresce de forma relevante há muitos anos (inclusive foi um problema que o próprio Jack Dorsey lutou pra resolver e não conseguiu), mas também não diminui, o que aponta para uma base fiel de usuários, que não vão sair só por causa da mudança do logo. O twitter é e sempre foi uma anomalia. Quem leu "A eclosão do Twitter" sabe que nem os próprios fundadores sabiam definir exatamente o que era essa rede social. Ele sobreviveu a inúmeras mudanças e CEOs e não deve definhar tão cedo, mesmo com essas péssimas decisões.

Enfim, eu não gosto do Twitter, nunca tive conta nele, e fiquei feliz quando o Musk comprou pois achei que ele seria "competente" o suficiente pra afundar essa rede social de vez, mas o que a realidade mostra é uma resiliência da rede que vai além das decisões da direção da empresa.

1

Depois que o Twitter foi comprado varias palhaçadas começaram. Des do doge na logo até o musk aparecendo para todo mundo mesmo eu não seguindo ele, tive que bloquea-lo para ele sumir da minha time line.

E estou pensado seriamente em sair do twitter.

1

Eu sempre odiei o twitter, opinião propria mesmo, por já ter sido muito cancelado lá (2x mas 2x por bastante gente aqui da minha cidade por fazer piadas), mas nunca exclui minha conta, apenas apaguei todo meu conteudo produzido na rede, meses atrás retornei ao twitter apenas por que vi que muito programador e nicho tech dava tweets sobre assuntos relevantes sobre sua vida primeiramente por lá, mesmo a rede social sendo criada pra ser um "diario", só uso o twitter muito raramente e vejo só conteudo tech, quando começa aparecer passatempo, discussões irrelevantes e foto de bunda eu já saio de lá.