Me sinto perdido com a programação.
Olá a todos, me chamo Gustavo, tenho 22 anos, e sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conclui meu curso no fim de 2022.
Infelizmente, peguei uma época conturbada de estudos para mim: o EaD.
Foram 3 anos de curso, dos quais 2 foram EaD. Eu já tinha dificuldade em manter foco nas aulas presencias, mas não se compara ao remoto com todas as distrações a minha volta. Minha ideia era trancar o curso durante o período da pandemia, e realizá-lo de forma presencial quando fosse possível, mas não tive essa escolha.
Entretando, consegui tirar muito proveito das aulas presencias, onde minhas matérias favoritas foram Programação Orientada a Objetos com C#, e Redes e Infraestrutura. Sempre preferia backend do que frontend. Minha criatividade não é muito boa para o frontend.
Me sinto perdido, pois infelizmente não sei o que fazer. Porém uma pergunta eu acho que já tenho a resposta, que é:
Qual linguagem devo utilizar?.
A resposta é a mesma que vejo em todos os lugares:
Não se preocupe em aprender várias linguagens, se preocupe em ficar "fera" em uma..
Ok, sei. Já ouvi isso, mas vamos supor a seguinte situação: Eu escolhi uma linguagem 'x' para poder estudar backend. O problema é que tem algumas perguntas que não consigo responder:
Como vou exibir minhas habilidades em backend quando chegar a hora? Como é um portfólio em backend, sendo que essa categoria é apenas "por trás das câmeras"? Eu nunca trabalhei com isso, o que eu faço?!.
Atualmente trabalho como Aprendiz Administrativo, nada relacionado com programação. Estou tentando estudar Java (que é a linguagem que estou preocupado em ficar fera) e um pouco de matématica no decorrer da semana, para ficar menos enferrujado.
Quis contar sobre minha parte acadêmica, pois talvez alguém já tenha passado pela mesma situação que a minha, e conseguiu achar uma solução.
Agradeço pela atenção!