Executando verificação de segurança...
1

Dúvida sobre a criação do design de um projeto

Estou fazendo um projeto junto à um colega para conseguirmos nos aprimorarmos mais tecnicamente. Dividimos para que ele ficasse focado no backend e eu no frontend, e junto com isso a criação de um design. Mas aí que tá um problema, apesar de ter aceito isso acho que sou extremamente incompetente quando se trata disso.

Ainda estou no processo de montar o design no figma porém não tenho noção alguma do que fazer ou como fazer, o pouco que foi feito eu tô achando muito feio. Podem me ajudar nisso, seja com dicas ou indicando alguns lugares para poder ver outros designs e me inspirar neles para fazer algo mais apresentável?

Obs: não tenho objetivo de me aprofundar muito, gostaria apenas de fazer algo de que não tenha vergonha de apresentar e dizer que participei da criação

Carregando publicação patrocinada...
4

Olhe este repositório no GitHub:
https://github.com/emmabostian/design-inspiration

Basicamente é uma coleção de sites que podem te ajudar na criação do seu design.

Eu particulamente uso muito o Adobe Color, tanto para inspiração como minha ferramenta principal de criação de paletas de cores.

Se fosse para te dar uma dica seria focar na consistência do design da página (cores e fontes) e evitar coisas desnecessárias.

Pesquisando achei também o Webflow, parece ser interessante.

2
1

Sinceramente você precisaria treinar, treinar e treinar. Fazer um design funcional e "bonito" é uma habilidade que se adquire com dedicação e estudo como qualquer outra.

Te passo 2 dicas:

  • Procure páginas web que você goste e comece a copiar o design (se não tiver inspirações, te recomendo dar uma olhada no Lapa Ninja), nem precisa ser uma página inteira, você pode copiar pequenos elementos (header, footer, hero section, botão, card etc) de cada página que você gostar (pode também procurar por esses elementos, por exemplo, no Dribbble). O ato de tentar copiar o design de uma página irá te proporcionar boas noções de UX;

  • Na minha opinnião, o dev front-end que estuda muito design não se torna um especialista em desgin mas pode ser muito bom para prototipagens de produtos. Dito isso, te recomendo estudar os cursos de UX e UI design da Origamid, esses cursos irão te proporcionar ótimos conhecimentos sem te converter totalmente para o lado colorido da força design.

1

Vou falar o que eu faço antes de começar um novo design de um site.

Primeiramente eu buscos referências nesses dois sites: Dribbble e Behance, o dribbble você vai encontrar mais refs de sites gringos, e o behance pelo o que eu vejo tem muito mais contéudo brasileiro do que o dribbble.

Depois de jogar todas as referências dentro do figma, eu busco montar qual vai ser a paleta de cores que eu vou utilizar no site, existem alguns sites, mas eu recomendo o Adobe Color, ou você pode usar até mesmo alguma paleta de cores de algum site que você viu no dribbble ou behance.

Agora eu começo a montar o wireframe do site, você pode ver algum tutorial no youtube como esse aqui, (peguei o primeiro vídeo só para mandar como exemplo, não cheguei a ver se é bom)

E depois do wireframe eu começo a reproduzir o layout o mais fíel possível de como vou querer

1

Eu também estava com uma dificuldade parecida algum tempo atrás, não sou bom em design e nem de front, mas gosto muito de usabilidade. Decidi aprender um pouco mais sobre front e desenvolver um front de um projeto pessoal meu. Apesar de ouvir e lê algumas coisas sobre, quando ia fazer por mim, simplesmente ficava perdido e o que fazia não era nada que eu tinha imaginado. 🤡 Dai veio a sacada que eu acho que demorei demais para ter (mas faz parte). Simplesmente não decidir! Olhei alguns designs e copiei, refiz eles, não para publicar mas para ter mais conhecimento. Copie, copiei, copiei... e depois mudei um pouco. Pra mim, quando consegui mudar alguns e copiei vários, a dificuldade para fazer um novo, um pouco como eu idealizei que seria, foi bem menor. Pelo menos já não era tão ruim quanto antes.
Como pode vê, sou horrível nessa parte, mas com um pouco de paciência e de teimosia, dá para conseguir.