Executando verificação de segurança...
1

Desenvolvedores web são a maioria?

Bom dia galera, sou um dev novato com quase dois anos de profissão e nesse tempo já cheguei a trabalhar/dar manutenção em aplicativos nativos (Android e Windows) e em um web app. Falando honestamente gostei muito mais do desenvolvimento nativo do que desenvolvimento web, não sei o motivo mas quando estou fazendo um app, mesmo que só pra mim mesmo, me vem uma euforia que fico 3 horas seguidas sem levantar da cadeira, diferente de quando tentava fazer um site simples pra testar oque tinha aprendido, dava até um sono pra falar a verdade, talvez pela minha primeira linguagem ter sido Java. E mesmo que eu não tenha interesse em desenvolvimento web minha homepage do youtube é praticamente 90% conteudo recomendado sobre desenvolvimento web. A pergunta que queria fazer para vocês é, vocês acham que há um hype muito maior em desenvolvimento web do que nativo? Na visão de vocês o que vocês percebem? Conheço poucos canais que falam de desenvolvimento nativo mobile por exemplo, o canal do Lucas Montano é um que sigo.

OBS: Não estou desmerecendo em momento nenhum o desenvolvimento web ou falando que tem menos importancia, só não é minha praia :)

Carregando publicação patrocinada...
3

Realmente, o web PODE ser chato.

Trabalho com desenvolvimento web há uns 5 anos, e digo que tudo depende da aplicação e do ambiente de trabalho. Quando trabalhei em agência de marketing, tive várias experiências boas e ruins também. Desde pegar códigos de outros programadores que são uma verdadeira bagunça, até trabalhar com tecnologias ultrapassadas. Porém nas experiências boas, aprendi muita coisa e fui pegando cada vez mais gosto!

Além disso, concordo muito com o que o jefersonfranco disse, é o que movimenta o mercado. As empresas precisam de sites e nem sempre conseguem suprir suas necessidades com a utilização de plataformas como o WordPress, é aí que entramos. Outro ponto que pega muito são os sistemas de gerenciamento, que variam de acordo com a empresa. Gerenciamento de estoque, de vendas, de clientes, de tarefas... Isso tudo pode ser feito muito facilmente (comparado com apps nativos), já que não temos a necessidade de compilar ou algo do tipo, além do fato de já existir muitas bibliotecas e projetos criados por outros DEVs que facilitam muito nossa vida.

Resumindo, na minha opinião, é um segmento legal, pra quem gosta. Precisa gostar e se interessar para aprender e fazer bem feito, aplicar práticas e convenções.

2

Não trago respostas, apenas alimento a dúvida. Até pq sou dev (oficial) faz nem um ano.

Trabalho numa companhia que desenvolve soluções de automação corporativa (IA, low-code, BPM).
É tudo web. Estão inserindo Flutter agora, sem previsão de lançamento.

Sim, web é um porre. Em se tratando de low-code então, fica tudo mais moroso e chato.
Mas é o que movimenta o mercado. Empresa não controla processos pelo aplicativo.

Se movimenta o mercado, movimenta dinheiro. Consequência: gera mais conteúdo.
Acredito que o caminho no dev nativo seja bom, mas não paga boleto no curto prazo.

2

Existem muitos desenvolvedores Web sim, mas provavelmente uma parte dessa impressão vem porque em web o JavaScript é muito utilizado, e hoje em dia existe desenvolvimento mobile, desktop e server-side com JavaScript também.

Não sei dizer se "desenvolvedores web são a maioria", mas dá para ver o interesse no assunto pelo Stack Overflow, e hoje mais perguntas são feitas sobre Python do que sobre JavaScript:

Nessa semana, foram feitas 4480 perguntas em Python e 3140 em JavaScript

Apesar disso, na pesquisa do Stack Overflow em 2022, podemos ver que JavaScript e HTML/CSS são as tecnologias mais utilizadas por desenvolvedores profissionais, o que nos leva à conclusão que, ao menos dentre os respondentes, os desenvolvedores Web são a maioria:

67,9% dos respondentes que são desenvolvedores profissionais utilizam JavaScript, 54,93% utilizam HTML/CSS, 52,64% utilizam SQL e 43,51% utilizam Python

1

Realmente não tinha parado pra pensar mas com o Javascript sendo utilizado pra desktop e mobile, fora de desenvolvimento web, acaba que quem ta entrando agora prefere começar aprendendo Javascript pra já ter um linguagem "multi-tarefa" e acaba gerando demanda por mais conteudo.

2

"Detesto desenvolvimento web" - Cristiano dev web há 4 anos... rs

Sendo bem sincero, eu não sou fã de dev web mesmo, mas é o maior mercado que temos na area de desenvolvimento, existem outras areas como o mobile, e algumas mais nichadas como: embarcados, desktop e games. Mas as vagas são escassas, e também a remuneração é melhor em web.
Tudo isso que disse acima se multiplica quando falamos de Brasil.
Eu sou como voce, fico até com sono programando web rs, e quando chego em casa passo horas desenvolvendo games ou outras aplicações em baixo nivel, no momento to estudando OpenGL e tá sendo muito delicinha^^

1

Pensando por esse lado da remuneração acho que vou tentar relevar mais o desenvolvimento web kkkk esse ano pretendo começar alguns projetos de games porque o que me fez começar a pesquisar sobre programação foi justamente os jogos que eu jogava.

1

Concordo 100% com o que o gabrielsarates relatou em seu comentário, de fato a parte WEB pode ser um pouco chatinha por ter uma enorme variedade de tecnologias e ferramentas que temos e podemos utilizar, por isso, é necessário que nós tenhamos foco em um stack específica por vez para não ficarmos malucos, e pelo menos em minha opinião, depois que você aprende a base com solidez todas as outras ferramentas que se precisa aprender vão ficando cada vez mais fáceis e rápidas de se entender (esta regra servindo para todas as áreas de tecnologia, como WEB, mobile, entre outras). Além disso, a grande quantidade de bibliotecas e ferramentas disponíveis no desenvolvimento WEB possibilita a criação e solução dos mais adversos problemas, (e não querendo criticar pois até a parte WEB possui suas limitações) o desenvolvimento mobile(nativo ou não) ainda tem um detalhe no qual quando se deseja implementar algo um pouco mais específico não se consegue devido a falta de tecnologia e/ou meios que viabilizem isto, devido a uma estrutura mais específica. Um último ponto que vale ressaltar, assim como apontado pelo jefersonfranco (também em um comentário deste post), é que na atualidade a parte WEB é de fato uma das principais no mercado e responsáveis pelas movimentações econômicas em curto prazo.

Obs: esta é a uma simples opinião de um dev júnior que ainda não sabe tudo hehe 😁