Realmente, o web PODE ser chato.
Trabalho com desenvolvimento web há uns 5 anos, e digo que tudo depende da aplicação e do ambiente de trabalho. Quando trabalhei em agência de marketing, tive várias experiências boas e ruins também. Desde pegar códigos de outros programadores que são uma verdadeira bagunça, até trabalhar com tecnologias ultrapassadas. Porém nas experiências boas, aprendi muita coisa e fui pegando cada vez mais gosto!
Além disso, concordo muito com o que o jefersonfranco disse, é o que movimenta o mercado. As empresas precisam de sites e nem sempre conseguem suprir suas necessidades com a utilização de plataformas como o WordPress, é aí que entramos. Outro ponto que pega muito são os sistemas de gerenciamento, que variam de acordo com a empresa. Gerenciamento de estoque, de vendas, de clientes, de tarefas... Isso tudo pode ser feito muito facilmente (comparado com apps nativos), já que não temos a necessidade de compilar ou algo do tipo, além do fato de já existir muitas bibliotecas e projetos criados por outros DEVs que facilitam muito nossa vida.
Resumindo, na minha opinião, é um segmento legal, pra quem gosta. Precisa gostar e se interessar para aprender e fazer bem feito, aplicar práticas e convenções.