Executando verificação de segurança...
2

Qual melhor Linux para programar?

Atualmente uso Windows, porém quero migrar para Linux ou fazer um dual boot. Pesquisei as versões de Linux para programar, vi algumas páginas, porém algumas tem respostas diferentes.

Alguém que usa, ou ja usou, recomenda algum específico para codar?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu recomendo usar uma distro Linux baseada no Ubuntu, pois é mais fácil de achar tutoriais e pacotes de instalação (como se fosse o .exe do windows). Eu não uso o Ubuntu faz um tempo e a comunidade tem procurado alternativas já que outras distro estão se mostrando mais interessantes. Hoje em dia eu uso o PopOS e recomendaria você começar com ele, mas aconselho testar algumas e escolher a que você achar melhor - não gaste muito tempo nisso, escolha a que mais gostar e siga seus estudo. Eu escolheria entre uma dessas:

  • PopOS
  • Linux Mint
  • Ubuntu
  • ZorinOS

Não existe nenhuma melhor para codar, são projetos diferentes mas no fim os comandos são praticamente os mesmos. Então escolha uma e seja feliz.

2

Sobre qual Linux, é um gosto muito pessoal, mas vai aqui a minha dica: como você está saindo do Windows, eu recomendo o Ubuntu 18.04 ou 20.04.

1
1

Olhe o Ubuntu 20.04 LTS ou 22.04 LTS, eles usam o Gnome que tem um menu suspenso, bem facil de achar os programas. As versões antigas voce precisa saber o nome dos programas para chamar eles. ( não é nada intuitivo ).
Faça o dual boot, é super simples.
Não vejo diferença de programação no Linux.
Eu uso o Linux mas não saberia dizer o que ele tem de melhor.
Uso o Ubuntu, por causa do suporte enorme que existe no google, mas já ouvi varias pessoas falando que outras distro são mais faceis pra iniciantes.

1

Uso há alguns anos o MXlinux, baseada no debian é uma distro bastante estavel e leve em comparação a autras mais visuais. Mas como os colegas comentaram vai muito de gosto se vc quer uma distro com design bonito ou mais funcional...
Mas uma coisa é certa só de mudar pra linux já tá fazendo uma otima escolha para programar.

1
1

Eu to usando atualmente, e não existe nenhum linux "específico" para se programar. Você pode selecionar qualquer um tranquilamente que vai conseguir codar de boa

1

Essa divergência entre os sites é porque é bem particular essa escolha.

Eu utilizava dualboot com o Manjaro, mas como uso muitas ferramentas que só consigo usar no windows acabei ficando "de saco cheio" de sempre ter que reiniciar o pc pra codar. Agora estou utilizando o WSL no Windows mesmo.

E no WSL eu uso o Arch. O Arch é uma distro bem estavel e embora com o dual boot o ele seja meio chato de configurar, no WSL eu acho bem tranquilo (por ezemplo no WSL não precisa configurar manualmente as USBs, adaptadores, etc).
Eu compartilhei o meu setup de WSL com um passo a passo, caso queira dar uma olhada vou deixar o link aqui em baixo.

ArchLinux com WSL

1

Já usei ubuntu por um tempo e n tive problemas com ele, mas hoje eu uso a distro Pop! _os e recomendo.

Aqui vai um link com algumas qualidades dessa distro: https://livreeaberto.com/por-que-usar-pop-os

mas acredito que n existe mt isso de distro ruim e boa, vai mt do gosto e das necessidades de cada um, ent da uma pesquisada nas distros q a glr recomendar aqui nos comentários. vlw!

1

Não existe nenhuma específica, mas a escolha sensata seria pela empresa que mantêm o projeto. Eu confio apenas na Red Hat! Alguns podem defender a Canonical, mas no longo prazo ela é pouco confiável. As políticas da Red Hat no longo prazo são mais seguras, é uma empresa sólida e com uma distribuição confiável. Esse seria o único critério a meu ver. Como disse o KitsuneSemCalda, não existe nenhuma específica, os pacotes de programação são os mesmos para todos. O GCC em Fedora é mesmo do Ubuntu, porque só existe um GCC. Mas eu não apostaria a minha tranquilidade no Slack, ou em um elementaryOS. Aposte em distribuições que sejam mantidas por empresas grandes e que atuem no mercado real.

1

Ia dar exatamente a mesma resposta kkkk, das suas palavras as minhas. Desde que migrei para o linux, Ubuntu e Debian (Sid e Stable) so me renderam dor de cabeça. Outro ponto que me chamou muita atenção foi a questão dos updates, fedora sempre atualizado e estável. OpenSuse parece interessante também mas PESSOALMENTE Fedora de olhos fechados é o melhor !

1

Para mim, o ponto de inflexão para não confiar na Canonical foi a desastrada atitude de desenvolver o Unity e depois descontinuar, fora a outra aposta furada em smartphones. È como se a Apple no seu início resolvesse competir com a IBM no mercado de Mainframes. A pegada era outra. O mesmo para a Microsoft com vários projetos furados, começando pela aposta errática nos anos 90 de que poderiam criar uma Internet deles, ou a guerra dos Browsers, onde demostraram que eram uns canalhas. Hoje acabaram por ceder ao Linux com o WSL. O Linux como projeto nunca cedou ao Windows ou Apple, tem-se aqui e ali uma gambiarra, mas como projeto nada nesse sentido. O projeto GNOME tem-se mostrado muito sólido e coerrente durante os seus 23 anos de existência, como o projeto GNU a quase 40 anos, e isso tem que ser levado em consideração. As pessoas devem apostar em estabilidade e confiança. O OSS tem vida própria e personalidade própria, as minhas balizas são estas.