Não existe nenhuma específica, mas a escolha sensata seria pela empresa que mantêm o projeto. Eu confio apenas na Red Hat! Alguns podem defender a Canonical, mas no longo prazo ela é pouco confiável. As políticas da Red Hat no longo prazo são mais seguras, é uma empresa sólida e com uma distribuição confiável. Esse seria o único critério a meu ver. Como disse o KitsuneSemCalda, não existe nenhuma específica, os pacotes de programação são os mesmos para todos. O GCC em Fedora é mesmo do Ubuntu, porque só existe um GCC. Mas eu não apostaria a minha tranquilidade no Slack, ou em um elementaryOS. Aposte em distribuições que sejam mantidas por empresas grandes e que atuem no mercado real.
Ia dar exatamente a mesma resposta kkkk, das suas palavras as minhas. Desde que migrei para o linux, Ubuntu e Debian (Sid e Stable) so me renderam dor de cabeça. Outro ponto que me chamou muita atenção foi a questão dos updates, fedora sempre atualizado e estável. OpenSuse parece interessante também mas PESSOALMENTE Fedora de olhos fechados é o melhor !
Para mim, o ponto de inflexão para não confiar na Canonical foi a desastrada atitude de desenvolver o Unity e depois descontinuar, fora a outra aposta furada em smartphones. È como se a Apple no seu início resolvesse competir com a IBM no mercado de Mainframes. A pegada era outra. O mesmo para a Microsoft com vários projetos furados, começando pela aposta errática nos anos 90 de que poderiam criar uma Internet deles, ou a guerra dos Browsers, onde demostraram que eram uns canalhas. Hoje acabaram por ceder ao Linux com o WSL. O Linux como projeto nunca cedou ao Windows ou Apple, tem-se aqui e ali uma gambiarra, mas como projeto nada nesse sentido. O projeto GNOME tem-se mostrado muito sólido e coerrente durante os seus 23 anos de existência, como o projeto GNU a quase 40 anos, e isso tem que ser levado em consideração. As pessoas devem apostar em estabilidade e confiança. O OSS tem vida própria e personalidade própria, as minhas balizas são estas.