Executando verificação de segurança...
5

[SAP] Desenvolvedor ABAP ganha bem?

Fala galera!

Dando sequência ao conteúdo de ABAP, iniciado no meu último post, antes de começarmos a entrar em assuntos mais técnicos, da linguagem mesmo, vamos falar do que geralmente mais interessa às pessoas quando falamos de aprender algo novo: a "bufunfa", o "pagode", o "faz me rir", o $$$!

Mas antes de avançarmos, quero deixar claro de que eu não acho que a sua decisão de qual caminho trilhar no mundo da tecnologia deva ser baseada única e somente em grana, ok? Abra a mente, pense em qualidade de vida, pense em aprendizado, pense em oportunidades futuras, considere sempre mais do que somente o salário!

Tendo dito isto, vamos ao que interessa...


Quanto ganha um desenvolvedor ABAP?

Existem duas variações que circulam a internet quando pesquisamos sobre salários de desenvolvedores ABAP:

  1. Por haver muita demanda e poucos candidatos, o salário é maior;
  2. Ganha bem sim, mas não tanto quanto as linguagens que estão na hype (Javascript, Python, Rust, etc.) ou linguagens mais consolidadas (Java, C/C++, C#, PHP, etc.).

Baseado na minha carreira (iniciada em 2014), posso dizer que sim, um desenvolvedor ABAP ganha mais do que um desenvolvedor de outra linguagem, quando penso no cenário nacional e quando comparo a minha média salarial com a média salarial de amigos meus que trabalham com outras linguagens. Mas esta comparação não representa o mercado como um todo, certo? Certo!

Então vamos aos fatos, aos números!

Se fizermos uma pesquisa rápida no Glassdor, podemos ver as seguintes médias salariais por linguagem (as consultas foram realizadas em 17/01/2023):

Ou seja, assumindo que estas informações estão corretas (quais eu particularmente discordo), podemos concluir que definitivamente não, o desenvolvedor ABAP não tem um salário superior aos demais desenvolvedores.

Porém, temos uma outra variável importante a ser analisada, a DEMANDA.


Tem bastante demanda para desenvolvedores ABAP?

Sim! Pronto, fim do capítulo :)

Brincadeira! Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto...

Mesmo que a média salarial do desenvolvedor ABAP aparente ser menor do que as demais, existe muita, repito, MUITA demanda por desenvolvedores ABAP.

Eu sei que existe muita demanda para todos os desenvolvedores. O mundo está constantemente evoluindo tecnologicamente e cada vez mais se faz necessário o papel do desenvolvedor. Porém, para o universo SAP essa demanda é maior (na minha opinião), uma vez que assumimos que as maiores empresas do mundo utilizam as soluções da SAP nos seus processos. No meu LinkedIn, sem exageiro, eu recebo oportunidades praticamente TODOS OS DIAS, e isso se dá pois não há tantos desenvolvedores ABAP disponíveis no mercado quanto desenvolvedores Java, por exemplo, que tem uma barreira de entrada menor.

Entendendo que existem poucos desenvolvedores ABAP, quando comparado à desenvolvedores de outras linguagens, vamos a mais um argumento: as maiores empresas do mundo utilizam soluções da SAP; As maiores empresas do mundo sobrevivem à crises; Se temos uma crise, uma forma de economizar é automatizando processos; Automatizar/customizar processos nas soluções SAP é diretamente ligado à desenvolvimentos utilizando a linguagem ABAP. Entendeu o meu raciocínio?

Se a solução para uma empresa gigante passar pela crise com poucos impactos é automatizar processos (infelizmente, demitindo pessoas, mas esta é outra discussão), fatalmente esta empresa utilizará SAP em alguma perna do processo, qual precisará de um desenvolvedor ABAP, pagando "o que for necessário" para essa automação ser desenvolvida. É claro que essa situação pode sim englobar outras linguagens, mas baseado na minha experiência, com ABAP acontece com muita frequência. Desde 2014 eu não fiquei um dia sequer sem trabalho, sem demanda.


Conclusão

Seguindo a linha de raciocínio que propus aqui (qual pode estar errada e se você não concordar, por favor, argumente nos comentários que eu vou adorar ler outras perspectivas), e baseado na minha experiência, a demanda dita o salário e consequentemente o salário do ABAP PODE SER maior do que o salário das demais linguagens. Mas isso só é válido se você for um BOM DESENVOLVEDOR. Inclusive, é muito comum no universo SAP confundirem as responsabilidades do desenvolvedor com as responsabilidades do analista. Então um desenvolvedor mais ligeiro, que se aventura na análise (o que chamamos de consultor funcional) com certeza receberá mais propostas do que um desenvolvedor que se limita única e somente aos desenvolvimentos.

Inclusive, tenho muitos amigos que além de terem os seus empregos fixos, trabalham como freelancers para consultorias que já trabalharam (e têm dificuldades em encontrar desenvolvedores ABAP no mercado) cobrando taxas superiores à R$ 120 / hora. Faz as contas, dá uma grana boa! Mas é claro que esta estratégia também é válida para outras linguagens.

Então, para finalizar, podemos concluir que a média salarial do desenvolvedor ABAP não é maior do que a média salarial de outras linguagens, mas que a demanda por desenvolvedores ABAP pode ser maior, principalmente em momentos de crise. Ou seja, não concluímos NADA. E este era exatamente o meu objetivo. Não podemos nos basear única e somente em conclusões de posts da internet. Tire as suas próprias conclusões lendo os argumentos que deixei aqui somada a fatos que você encontra na internet, e ai com isso faça as suas próprias conclusões e, se forem positivas e encorajadoras, monte um plano para vir para o universo SAP.

#vemQueTaQuentinho #masVemSeAcharQueValeAPena

Quer ver mais conteúdo sobre ABAP por aqui? Dá uma olhada no meu agrupador de publicações!

Carregando publicação patrocinada...
2

Gostei do post, me deu uma visão dessa tecnologia, mas uma coisa que me incomoda e que essa tecnologia e muito especifica, eu até tentei fazer uns cursos para expandir o curriculo, mas para entrar na area, tem que ter experiencia, mas para ter experiencia, precisa entrar na area, isso cria um loop onde parece que nunca a oportunidade para quem esta entrando na area, e pelo o que vi, adquirir experiencia nessa area nao e como criar alguns landing pages e colocar no github comprando a experiencia, e algo tão especifica que acaba sendo uma opção so pra quem já esta na área a muito tempo, bom, diante do que eu disse, gostaria de saber dicas ou recomendações sobre como estudar, onde eu poderia estudar sobre o assunto, se possivel, poderia me dizer como exatamente você entrou nessa área?

Estou pedindo essas recomendações, não para entrar especificamente nessa área, mas para ampliar meu leque de possibilidades, eu já sou programador React a 2 anos, e PHP a 4, e gostaria de conhecer outras tecnologias. Desde já, obrigado!

1

Fala Leonardo! Você está com a percepção certa. O mercado SAP está precisando de pessoas, mas de pessoas experientes. Se pessoas novas não entrarem na área, não terão novas pessoas experientes, e as pessoas experientes que estão na área não atendem à todas as demandas. Isso é um problema sim! E eu concordo que por ser uma tecnologia específica, acaba se agravando.

Mas existem saídas para este "ciclo", e a principal é investir sim em pessoas novas. Por exemplo, a empresa que eu trabalho, de tempos em tempos lança um curso (que chamamos de academia) para qualquer pessoa que estiver interessada, mas que tenha uma certa "vivência" em TI (cursos, experiências curtas com alguma outra linguagem, ou mesmo ser um entusiasta), e as pessoas que demonstrarem um pouco de proficiência ao decorrer do curso, é feita uma proposta de emprego. Claro que não é uma proposta milionária, mas é um começo. Eu falei sobre isso nesta live, se estiver interessado: https://www.youtube.com/watch?v=gqsGWevD9Gg

Está virando uma prática comum esses "cursos com possibilidade de emprego" no universo SAP, pois as consultorias precisam de braço, de pessoas capacitadas, mas nem todo mundo está disposto a pagar (e caro) por uma academia oficial da SAP.

A minha recomendação para você ampliar o seu leque de possibilidades é se manter estudando, criando sim um repositório no GitHub, por exemplo, para mostrar a sua proficiência em programação, permanecer atento ao mercado, às necessidades das empresas e das pessoas e principalmente em permanecer na comunidade (como aqui no TabNews), lendo, opinando e gerando conteúdo. Isso vai te trazer muita visibilidade e com certeza vai te trazer muitas oportunidades ;)

2

Show, muito obrigado pelas dicas, eu tenho um bom gitHub, com mais de 40 projetos, cerca de mais da metade finalizados, o problema e que sou Junior, e sempre que me candidato a uma vaga, vejo que estou concorrendo com Senior em uma vaga de Junior, e isso quebra qualquer um, mas continuo seguindo a busca de uma nova oportunidade da área, e obrigado pelo link da live, vou ver para me informar melhor e ver se esse mercado e mesmo para mim, ou se ele se torna uma segunda opção no meio de tanta concorrencia! Novamente, obrigado!

1

Compartilha o seu repositório do GitHub e o perfil do LinkedIn aqui. Vai que em algum momento alguém lê o seu comentário, percebe a sua força de vontade e te dá uma oportunidade! O importante é continuar tentando, uma hora vai!

2

murillonadal,

Tenho acompanhado todos os seus posts sobre ABAP.

Concordo com a parte que a demanda é grande e a quantidade de desenvolvedores são poucos, por percepção própria (apesar de não ser desenvolvedor ABAP).

Também sei que a SAP é uma empresa gigante, bem consolidada no mercado.

Porém tenho a seguinte pulga atrás da orelha:

Essa linguagem foi feita para ser aplicada para produtos SAP, então se a SAP deixa de desenvolver novos produtos e perde clientes (conforme acontece com qualquer empresa) automaticamente o desenvolvedor vai se ver em uma situação complicada.

Se a gente pega uma linguagem de hype, conforme você mencionou, ela pode ser utilizada em "n" projetos (independente da quantidade de pessoas que conhecem a linguagem).

Como você veria essa situação?

PS: Entendo que linguagens são ferramentas e a gente não deve ficar preso em uma só.

2

Primeiramente, muito obrigado por acompanhar!!!

Segundamente (essa palavra deveria existir), eu concordo 100% com o argumento de que se a SAP deixar de desenvolver novos produtos, perdendo clientes, o desenvolvedor que só desenvolve em ABAP vai ficar para trás. Então ao meu ver a solução é a que você mesmo já propôs, que é encarar as linguagens de programação como uma ferramenta, não ficando preso em uma só.

Porém, esse mesmo argumento é o que alimenta o discurso, que eu ouço desde 2014, de que o ABAP está morrendo. Eu não concordo com isso por dois motivos:

  1. A SAP está constantemente atualizando a linguagem e adicionando a mesma em novos produtos (o BTP, por exemplo);
  2. Mesmo que a SAP pare de criar novos produtos utilizando o ABAP, os legados ainda existiriam. E mesmo em um cenário mais apocalíptico, em que a SAP deixa de existir, ainda assim os legados existiriam, exatamente como aconteceu com o COBOL.

Ou seja, mesmo no pior dos casos, as empresas que utilizam as soluções SAP (lembrando que são a maioria das empresas de grande porte) teriam que ter uma transição controlada, na qual seria extremamente necessário o papel do desenvolvedor ABAP.

Para exemplificar melhor, podemos usar o PHP. Poucos hoje querem desenvolver com o PHP, mas ele ainda roda na maior fatia da internet, ou seja, ainda se faz muito necessário que existam desenvolvedores PHP.

Acho que todas as linguagens de programação estão fadadas a passar por essa fase de "será que continua?". O ABAP não foi a primeira e com certeza não será a última. Então se nos limitarmos a aprender alguma linguagem pensando que ela pode morrer, não vamos aprender nada.

É isso :)

2

Muito boa analise ... (Esse TabNews precisa colocar logo alguma função de Follow para não perder posts como esse kk)

Atento ainda para uma questão, Java/Python pagando 6K, mas você precisa ser O cara, precisa se destacar na multidão para alcançar algum resultado...

Ja o ABAP, ( claro que precisa se destacar) mas por ter "menos concorrencia" e muita demanda de mercado, vc acaba que participando de mais seleções e consequentemente tendo mais oportunidade...

Estou começando em paralelo tbm o estudo de JAVA ,, mas pensando la na frente eu não consigo me ver em uma vaga pagando esse salario... vejo que a estrada é longa, tem muito que aprender e olha,,, se eu me dedicar muito em uns 10 anos talvez consiga esse salario.

Ja com ABAP, a percepção que eu tenho é que consigo ingressar na area mais facilmente e consigo me ver em 4 anos apto para ganhar um salario parecido... não que seja mais facil, , mas é algo mais tangivel...

Vc diz que recebe propostas de ABAP todo dia... um Dev JAVA Sr dificilmente recebe tanta proposta.. até pela quantidade de Devs que existe no mercado..

2

Fiquei muito feliz com o "para não perder posts como esse" kkkk, muito obrigado! Inclusive, criei esta publicação aqui para ficar mais fácil de acompanhar: https://www.tabnews.com.br/murillonadal/sap-agrupador-de-conteudo-sobre-abap

Você conseguiu descrever de forma muito clara esse ponto. Sim, um Javeiro pra chegar em um salário de 6K precisa ser muito fora da curva. Um ABAPeiro para ganhar 6K precisa basicamente só de tempo e experiência comprovada (mesmo que seja uma esperiência muito específica). Isso infelizmente faz com que uma grande fatia dos desenvolvedores ABAP estejam mais preocupados em buscar novos empregos, saltando de um para o outro, aumentando a taxa, do que de fato em se tornar um bom programador. E está tudo bem! É uma estratégia! Eu não sou contra isso! Mas este comportamento é o que faz (na minha opinião) a comunidade ABAP ser fraca.

Como o universo SAP é um "universo a parte", a galera não consegue avaliar muito bem um bom desenvolvedor. E como precisam muito, "qualquer um" que aparece com a promessa de que vai resolver, é contratado. Para uns isso é um incentivo para iniciar no ABAP, para outros tem o efeito contrário.

Mas fora esse ponto (e esse desabafo kkkk), o ABAP segue sendo uma excelente linguagem de programação! Não desanimem!!!

0