Executando verificação de segurança...
15

[PITCH] Onde Vai Passar - Agenda de transmissões esportivas

E aí, pessoal. Tudo bem?

Quem acompanha esportes atualmente sabe a dificuldade que é saber onde um evento vai ser transmitido. Pode ser na TV aberta, na TV fechada, em serviços de streaming… É caótico. Por isso, fiz um produto para atacar essa dor.

Da dor nasceu o Onde Vai Passar. Uma agenda de transmissões esportivas para os próximos 7 dias, com futebol brasileiro/sulamericano e NBA (por enquanto, mas a ideia é trazer mais eventos - tudo depende da granularidade das transmissões. Não faz muito sentido colocar uma modalidade que só passa num canal).

O problema, inclusive, vai piorar bastante por conta da divisão de direitos do futebol brasileiro no ano que vem. Divisão de direitos em duas ligas, pelo menos cinco canais transmitindo o Brasileirão. Vai ser o inferno na terra.

Sobre dinheiro, ele ainda não rende o mais querido, mas vejo possibilidades. Uma das ideias é colocar as odds de cada partida nos cards dos jogos. Vamos ver como isso vai se desenrolar.

Na parte de tecnologia, ele é um projeto Phoenix (o framework web do Elixir) com LiveView (que cuida das interações com a página, e que faz parte do pacote). Deployado no Hetzner, Dockerzin e um NGINX para finalizar. Também está nos planos fazer um PWA do projeto. Tô indo no meu tempo. Como ele resolve principalmente uma dor minha, tô indo sem pressa e curtindo o processo.

Fiquem a vontade para mandar feedback. Valeu!

Carregando publicação patrocinada...
1

Parabéns pela ideia! achei interessante, principalmente com relação a escolha das tecnologias. Me veio o seguinte questionamento e, espero que não veja como crítica ácida e sim construtivas ao projeto.

  • Como o site se torna útil e pode contra por o mecanismo de rank brain da google? O Google usa sistemas avançados de compreensão semântica para entender a intenção de busca dos usuários, não apenas as palavras exatas digitadas. Isso significa que, mesmo que um site tenha palavras-chave como “onde vai passar”, ele pode não aparecer bem ranqueado se o conteúdo não for realmente relevante. É bem comum as pessoas pesquisarem e o resultado ser sempre um site do G1 ou mesmo do google dependendo do nível de importância da partida

  • Sobre diferenciação: O design é bem fluido e bacana, mas senti falta de alguma confirmação de que isso realmente vai passar naquele canal ou plataforma. Uma sugestão é colocar o ícone da plataforma com um redirecionamento para o site em questão.

  • A ideia que você falou de: "Uma agenda de transmissão" é bem legal, seria bem bacana se a pessoa pudesse logar e fazer uma agenda para acompanhar os jogos, estilo google agendas mesmo só que para diversos esportes, incluindo e-sports.

  • Sobre monetização: A questão das odds cada card parece ser bem interessante. Um outro caminho que poderia ver seria através de anúncios direcionados, por exemplo, você poderia medir o nível de acesso de cada card, ver o nível de interesse de cada usuário em cada jogos e ver quais são as marcas que estão fazendo propaganda no jogo ou estampadas na camisa dos jogadores, banners, etc. Com isso, você poderia firmar parcerias com essas marcas(Usando o número de acesso do seu site e dos cards como argumento) ou firmar parcerias com marcas do mesmo nicho.

1

Opa, obrigado pelo feedback! Seguem as respostas:

  • Ponto bem válido. É fácil você digitar um jogo no Google e te retornar onde ele vai ser transmitido. Mas a questão aqui é a comodidade. É uma agenda, os eventos estão disponíveis, você pode ver tudo que vai passar naquele dia.
  • Outro ponto interessante. De fato, agora que você falou, parece que falta algo ali mesmo. Vou dar um talento nele depois.
  • Te falar que essa não é a primeira vez nem segunda vez que falam sobre isso, viu? Feedback que volta sempre tem que ser feito, não adianta. 😂
  • Sim, também faz sentido o que você comentou. Monetização passa muito por anúncios, não acho que cobrar do usuário final seja um caminho que faça sentido.
1
1

De tanta tecnologia? Acho que houve um equívoco no seu comentário. Posso não ter usado as melhores palavras - até atualizei o post - mas é um projeto Phoenix (o framework web do Elixir) com LiveView (que também faz parte do pacote, e cuida das interações da app). Elas são literalmente as tecnologias disponíveis quando um novo projeto Phoenix é criado.

1

Irmão, que ideia ótima, design simples e assertivo, parabéns, já tava procurando algo do tipo pra usar e nunca achei.

Uma dúvida, você consegue ver por alguma API de terceiro onde vão passar os jogos ou tu procura por rodada?

1

Valeu demais, que bom que gostou.

Então, existem APIs que fornecem essas informações, e a grande maioria delas são pagas (e caras). Por exemplo, o GE e o site da Premier League (se não me engano) usam essa aqui: https://www.thesports.com/.

No meu caso, tenho uns robozinhos que caçam os dados, aí só organizo eles do meu lado, o que tem sido um exercício bacana também.

1
1

Sabe que eu removi esses dois filtros de uma versão anterior justamente por achar que não fazia muito sentido ali? Bom saber que eu estava errado. :clown:

1

Boa! Dá uma olhada no que o UOL e Globo Esporte fazem, que pode ser uma boa referência.

O Globo Esporte, inclusive já coloca um menu 'Meu time' pra você selecionar de cara se quiser.

Tanto o UOL quanto o Globo Esporte salvam essa preferência de time nos cookies, pra facilitar trazer sempre o que é mais interessante pro usuário, mesmo sem criar uma conta.

1

De fato, salvar esse tipo de preferência em cookies é uma ótima ideia, tira uma carga de complexidade de lidar com gerenciamento de contas pelo sistema e facilita a vida de quem tá usando. Valeu demais. :)

1
1
1

Cara, primeiramente quero te dar os parabéns pelo projeto! Eu nem acompanho esportes com muita regularidade e já passei por essa dor de não saber onde vai passar (aliás, talvez tenha sido piorado por eu não estar acostumado a lidar com isso).

Acredito que o front-end tem pontos de possível melhoria no SEO, que imagino que é um ponto que se você quiser monetizar é algo que você vai querer investir um tempinho. Mas não rodei Lighthouse nem nada, só comentando com base no meu olhar de quem já teve que resolver alguns pepinos com isso.

Nunca mexi com Elixir, então não sei exatamente como seria a implementação para resolver esses problemas, porém acredito que a maioria das coisas volta para ajustes no CSS e HTML. Mas aí vai algumas coisas que eu vi:

  1. Flashes of unstyled text (FOUT):

  2. Layout shift causado por imagens:

    • O problema: O site deixa para carregar imagens (por exemplo, os escudos dos times) apenas após o primeiro carregamento. Isso causa um pequeno layout shift assim que elas são carregadas.
    • A solução: Você pode optar por pré-carregar as imagens caso elas não sejam muito pesadas, assim a primeira visão do site já contará com elas. Outra opção é reservar o espaço delas com HTML e CSS (a div que contém a imagem já possuir altura e largura definida faz isso), eliminando o layout shift quando elas aparecerem.
    • Prioridade: Alta (solução pode ser simples e causar impacto perceptível)

Por enquanto, acho que é só. Boa sorte aí e sucesso!

1

Opa, valeu e obrigado por ter trazido esses dois pontos como feedback.

Sobre o 1, é uma coisa que já tinha reparado, e que ficou bem mais evidente depois dos filtros de data (eles são recentes). Sobre o 2, faz sentido! Vai dar uma boa diferença na percepção mesmo. Obrigado, trabalharei neles assim que possível!

1

Boa mano, excelente ideia. Cara, eu tinha tido uma ideia semelhante umas tres semanas atrás e deixei engavetada. Que bom ver esse projeto, é muito útil para mim.
Eu ia fazer algo bem nesse sentido mesmo, adicionando mais alguns campeonatos como a NFL e MBL.
Aí num plano "pago", o usuário poderia favoritar alguns campeonatos e receber via e-mail ou bot no telegram lembretes dos jogos.
Sucesso demais esse app e ficou super clean e prático. Curti demais.

2

Opa, obrigado pelo feedback! Ótimo saber que vai ser útil para você também.

Sim, minha ideia é adicionar outras modalidades pouco a pouco, e NFL e MLB estão nessa lista. Sobre lembretes via bot no Telegram, te falar que é uma boa ideia, viu? Adicionar notificação dos jogos é um feedback que tem aparecido bastante, e fazer isso via Telegram pode cortar caminhos.

De novo, valeu!

1
0
0
1

Valeu demais!

Acho que vale a pena falar um pouco mais sobre a performance. Duas coisas que influenciaram positivamente nisso foram o uso do :dets para guardar as informações dos jogos e também do LiveView no frontend.

O primeiro é um banco em memória nativo do ecossistema que também permite salvar os dados num arquivo. O lado bom é que dá pra adicionar esse arquivo no Git, mandar pra lá e pra cá e boa. Também tem muitas outras características que valem a pena de saber, mas pro meu caso só isso já ajuda bem. O lado ruim é que tem uma notação toda particular, mas dá pra se acostumar. Neste momento, é o suficiente. Mas dependendo de como ser o futuro, talvez precise ir para algo mais tradicional.

O segundo permite que todas as interações da app sejam feitas com websockets, com diff da resposta para retornar só o que foi de fato alterado, deixando tudo bem mais rápido. Disso aqui eu não abro mão. :)