Existe um Lobismo para softwares na área de saúde?
Recentemente iniciei um projetinho simples de uma clínica de um amigo meu sim, mais uma aplicação de gestão de tantas que já existe e percebi que não tem muitas informações públicas a respeito de integrações com planos de saúde. Nos sites dos pŕoprios provedores de saúde, sempre tem um formulário para "tornar-se parceiro".
Essa questão de cadastrar para ser parceiro de um uma plataforma, em muitos casos, tem um custo de mensalidade alta, principal desmotivador para quem quer começar algo novo. Inclusive, um os maiores ERPs da área da saúde só permite o uso da sua API após tornar-se "parceiro" com uma mensalidade acima dos quatro dígitos, o que para mim não faz sentido, pois a API é mais uma forma de usar o software em si.
Mas voltando ao foco, que é a integração com planos de saúde, eu queria integrar com as APIs dos planos para fazer procedimentos básicos de uma consulta médica, tais como, solicitar liberação por parte do convênio, verificar regularidade do segurado, etc. Eu imaginava que fosse algo semelhantes às APIs de pagamento, onde você simplesmente integra e realiza as operações.
Por fim, a impressão que passa é que só "peixe grande" consegue entrar nessa mercado.