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Existe um Lobismo para softwares na área de saúde?

Recentemente iniciei um projetinho simples de uma clínica de um amigo meu sim, mais uma aplicação de gestão de tantas que já existe e percebi que não tem muitas informações públicas a respeito de integrações com planos de saúde. Nos sites dos pŕoprios provedores de saúde, sempre tem um formulário para "tornar-se parceiro".
Essa questão de cadastrar para ser parceiro de um uma plataforma, em muitos casos, tem um custo de mensalidade alta, principal desmotivador para quem quer começar algo novo. Inclusive, um os maiores ERPs da área da saúde só permite o uso da sua API após tornar-se "parceiro" com uma mensalidade acima dos quatro dígitos, o que para mim não faz sentido, pois a API é mais uma forma de usar o software em si.

Mas voltando ao foco, que é a integração com planos de saúde, eu queria integrar com as APIs dos planos para fazer procedimentos básicos de uma consulta médica, tais como, solicitar liberação por parte do convênio, verificar regularidade do segurado, etc. Eu imaginava que fosse algo semelhantes às APIs de pagamento, onde você simplesmente integra e realiza as operações.

Por fim, a impressão que passa é que só "peixe grande" consegue entrar nessa mercado.

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Bom dia!
Se não me engano esses procedimentos são feitos diretamente nos sites dos convenios e não diretamente no sistema. Pelo menos aqui no hospital quando um paciente chega por exemplo para uma consulta a recepcionista entra no site do convenio para preencher e retirar a guia indo no sistema do hospital somente a guia de autorização. Aqui usamos um sistema grande de gestão hospitalar. Mas irei olhar melhor como funciona o fluxo.

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Obrigado pela informação.
De fato, muitas clínicas utilizam os sistemas próprios dos planos de saúde, entretanto, tomei conhecimento de pessoas que usam sistemas que tem "tudo integrado" (não consigo detalhes, pois são pessoas leigas na área de TI, que apenas operacionaliza os sistemas)

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Trabalho em uma das cooperativas do sistema Unimed, onde consultórios, laboratórios e hospitais utilizam o sistema da cooperativa para registrar consultas, exames e resultados. Os sistemas de atendimento variam desde grandes players até sistemas desenvolvidos internamente. Talvez seja válido entrar em contato com as Unimeds por meio dos canais oficiais para verificar a existência de algum endpoint específico. Caso contrário, a alternativa pode ser o web scraping.

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Para área de saúde, acho que o problema têm muitas camadas, mas eu pessoalmente vejo duas que me parecem as principais:
1. Dados médicos são muito pessoais e tem uma série de regulamentações específicas sobre como eles devem/podem ser acessados e manipulados. Então, mesmo pra uma aprovação de consulta, por exemplo, pode ser que tenham muitas regras que nós "de fora desse mundo" não saibamos;

2. O sistema de saúde não é uma coisa tão modernizada para que tenhamos APIs e meios de interação que não sejam muito manuais ou totalmente proprietários de cada player, por isso acredito que os planos não têm nenhuma intenção de disponibilizar isso, pq apesar de funcionarem de forma muito precária pro usuário final, eles acabam "funcionando" e atendendo à expectativa dos planos, que é manter o cliente pagando a mensalidade.

Imagino que tenham outras milhares de implicações e possibilidaes nesse meio, mas essas duas são as principais que acredito que sejam os grandes barreiras para que empresas pequenas ou softwares novos sejam criados para modernizar e digitalizar mais essa área.

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Cara, estou com esse problema no nicho de hotelaria, acho que tem esse problema em grandes nichos.

Eu to burlando o "sistema" usando web scrapping.

Se você tiver como pegar ou inserir informações em outros sistemas sem api, vá nesse caminho.

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Obrigado. Vou colocar isso como um plano B.
Além disso, vou tentar entrar em contato com alguns provedores e ver se eles pelo menos respondem o "peixe pequeno" aqui.

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De fato, a depender do ponto de vista, todas áreas tem cartel e lobismo, mas o que mais me intriga na área da saúde é q não parece fácil entrar, diferente de outros áreas. Por exemplo, recentemente eu implementei um sistem de imobiliária, onde havia integrações com meios de pagamento, envios de email, coleta de métricas. Esse sistema com certeza não será o concorrente do AiBnb, mas cumprirá o papel que o cliente precisa.
Assim, diversas outras áreas, é possível implementar o sistema com integrações de forma simples. Se vai "decolar" ou não, aí já é outra história (talvez entraria aqui o fator lobismo, cartel, networking).