Executando verificação de segurança...
9

Fui fazer uma entrevista técnica e buguei

Tenho 1 ano de experiencia com React e acho que sei trabalhar bem com ele. To buscando novas oportunidades e candidatei a uma vaga pleno pra React (jurava que eu era pleno, agora nem sei). Mas na entrevista técnica buguei total.

Compartilharam um repo com react/nextjs/typescript/eslint/prettier e essas coisas configurado e tinha que criar uma todo list para adicionar tarefas, marcar como concluída, mostrar a qtd e % de cada status, ordená-las e salvar no browser... ainda tinha que usar redux ou algo similar (tipo falaram sobre contextos). Não podia consultar documentação nenhuma (isso é normal?).

Achei muita coisa pra fazer em uma hora e meia 😐 tá certo isso? Desafios técnicos são asism mesmo? Não consegui fazer muita coisa... no fim perguntaram sobre o useMemo, como não expor credenciais de terceiros no front (essa última não fazia ideia, até perguntei e entrevistador falou que a melhor opção é com proxy e tals)...

ps: o entrevistador até falou que não precisava encanar com todos requisitos, só saber administrar o tempo... memso assim já fiquei tenso, só queria saber se é assim mesmo essas entrevista ou essa aí tá surtada?

Carregando publicação patrocinada...
12

Na verdade eu acredito que a falha foi voce ter se aplicado para hma vaga pleno.
Não estou te criticando, mas orientando pois tenho uma empresa de tecnologia e amamos participar da evolucao de novos talentos.
Se você tem um ano de experiencia profissional, voce pode se aplicar para Junior. Se este um ano não é com projetos produtivos você está um passo antes.
O pleno precisa ter uns 3 anos de experiencia profissional e pelo menos uns 3 projetos ponta a ponta de medio/grande porte.

Mas nao encana nao, a entrevista tecnica leva muita caracteristica do lider da area, então sempre vai rolar umas particularidades.

Voce precisa desenvolver sua autonomia em depender menos de pesquisar na internet pra melhoras sua performance, mas documentacao oficial acho que é bom saber ler e consultar.

Enfim, so queria dar essa visao do outro lado da mesa.
Boa sorte e quem sabe na nossa proxima rodada de contratacao a gente nao se fala!

Abs

6

Pois é, um programador na vida real consulta internet, envia zap para o amigo, pergunta ao ChatGPT, vai na documentação oficial da ferramenta, vai em algum fórum da internet perguntar, abre seus .txt com seus code snippets (trechos de código), abre projetos anteriores para copiar algo, em contra partida, também responde a outros, ajuda o amigo, etc.
Como está sobrando mão de obra, pedem coisas absurdas, idiotas e fora da realidade.
Isso já aconteceu comigo a décadas atrás, fiz o código no lápis e papel, fui bem, sabia as coisas de cabeça, mesmo assim, tomei ferro na entrevista com o dono, além de querer que eu soubesse programar, ainda queria que eu soubesse toda regra de negócio, segundo ele alguém para tomar conta do projeto, mas impossível né, não sei como eles operam, isso só com o tempo.

6

Muitas vezes você não precisa entregar a coisa pronta e completamente funcional, sem bugs, nas entrevistas. Eles irão analisar outras habilidades suas além das habilidades técnicas.

Por exemplo, numa entrevista de estágio que eu fiz lá em 2015 me pediram pra tentar resolver um problema que ninguém NO MUNDO havia resolvido antes.
Tinha só um grupo de pesquisadores com doutorado da Alemanha que estava tentando fazer algo parecido.
A vaga estava entre eu e mais uma pessoa.

No final, o entrevistador na verdade não esperava que eu, um mero estudante de graduação sem experiência, entregasse pronto em 2h - ele não é sem noção. Ele queria ver até onde eu ia. Queria ver como eu me comportava frente ao desafio. Queria ver minha resiliência. Como eu lidava com frustração. Como eu atacava um problema gigante e complexo (se eu dividia em problemas menores, por exemplo).

Depois ele me explicou que eu e o outro candidato chegamos no mesmo ponto da solução. Então, tecnicamente, éramos equivalentes. Mas ele me escolheu sem pestanejar, porque toda vez que ele ia lá me perguntar como estava o desenvolvimento, eu falava algo tipo "está difícil, mas está indo!", "Toda hora dá um erro diferente. Mas erro diferente significa avanço!", "Vai rolar! Não sei quando, mas uma hora vai rolar!", "Só vou embora depois que eu terminar!". Eu comemorava cada pequeno avanço. Pedi mais tempo para tentar resolver - não porque estava ruim, mas porque eu queria chegar na solução, estava curioso, queria ver funcionando.

Ele estava analisando não só a minha habilidade técnica mas também a forma de trabalhar, minha postura...
Meu concorrente estava sempre formal, demonstrando preocupação, ansiedade, estava desolado até... Por isso ele me escolheu.

Então sempre que você for fazer uma entrevista que, à princípio, pareça ser sem noção, não se preocupe muito com a forma que escolheram fazer sua entrevista. Todos os outros candidatos estão passando pela mesma coisa.

Então você só precisa dar o seu melhor, ser você mesmo, não desistir, e dará tudo certo - de uma forma ou de outra! (à propósito, meu concorrente era meu amigo, e acabou fazendo estágio numa empresa até melhor depois).

Agora, especificamente sobre a parte de não consultar documentação, eu, como candidato, até questionaria o próprio entrevistador antes de iniciar. "Entendi a proposta. Mas não pode usar mesmo nenhuma documentação, nenhuma consulta? Pode me explicar o porquê?". Se ele disser que é isso mesmo, mesmo com uma resposta insatisfatória do porquê, então tudo bem, bola pra frente... a gente faz o que dá com o que a gente tem.
Mas é, de fato, uma decisão questionável por parte dele. Difícil dizer o que ele estava medindo nesse contexto.

5

Acho razoável, é uma aplicação simples, certamente não requer estilização.

Não consultar documentação mostra que você sabe, mas oculta sua capacidade de aprender/resolver problemas novos. Acho controverso.

Como ele mesmo falou, não encana em cumprir tudoz então eu descartaria (ou deixaria pro final os pontos que não domino).

4

Acho um hora e meia completamente fora da realidade.

Dev. pleno normalmente não lida apenas com código, precisa também lidar com júnior q empacou e precisa de ajuda.

Outro completo absurdo é nao poder consultar documentação...

Se algum pleno aqui não consulta que atire a primeira pedra.

Completamente fora da realidade...

Entendam uma coisa, programação não é decoreba, programação é saber fazer, e saber acima de tudo, procurar onde está a informação e aplicá-la.

2
1

Cara eu nunca passei por isso, mas assim, as vezes é bom acontecer coisas extremas para a gente acordar. Eu perdi uma oportunidade em uma empresa gigante por não saber o Inglês... Logo após isso percebi o quanto era necessário... Você pode começar a se colocar em situações extremas para testar sua capacidade.

1

Perdão, eu até entenderia se, mesmo com 1 ano de React precisasse consultar a documentação do REDUX, até porque se você precisar consultar docs do REACT pra fazer uma TODO, você nao sabe React, sorry. Mas pelo que pude entender eles queriam apenas ver como você gerenciaria o estado da aplicação.

Estou na verdade surpreso com o baixo nivel de exigência para uma vaga Pleno.