Executando verificação de segurança...
14

Pitch: GerenciPro - Micro SaaS para gestão de estoque comercial

Fala galera, quero compartilhar com vcs meu primeiro SaaS que tem clientes reais (é a minha esposa, mas conta né?)

Uns meses atrás minha esposa inaugurou uma loja de perfumes aqui na minha cidade, e logo no começo tivemos dor de cabeça pra fazer o controle do estoque da empresa. Quais produtos eram vendidos, qual era o lucro e receita de cada venda e por aí vai.
Com esse problema latente, em poucos dias subi um CRUD básico pra ela conseguir operar no dia a dia dela e ter todos os dados na hora que precisar.

Além do básico, tenho idealizado um caminhão de coisas pra fazer nesse sistema. O maior desafio está sendo manter o pé o chão e dar um passo de cada vez. Está sendo um aprendizado enorme pra mim.

Meu objetivo no momento é alcançar mais usuários pra validar algumas coisas do produto e principalmente construir confiança no que construi pra começar a vender esse sistema.

E é aqui que queria pedir ajuda de vcs. Se souberem de alguém que esteja precisando de um sistema de gestão de estoque comercial, entra em contato comigo (pode ser no LinkedIn) pra eu oferecer o serviço de forma GRATUITA até eu organizar com os preços.
Também aceito feedbacks! Sejam os bons ou os construtivos (não precisa filtrar as palavras, só mandem, vou ler e considerar todos).

Também criei um usuário de demonstração pra que vcs possam curiar a aplicação kkkkkk
Só não mudem a senha pra garantir que todo mundo vai conseguir acessar. Mudaram a senha quando postei no linkedin, fiquei chateado kkkkkkkkk Subi um deploy pra evitar que isso aconteça, não sei como não pensei nisso antes

https://app.gerencipro.com.br
Usuário: [email protected]
Senha: [email protected]

Aproveitando o post, queria mencionar o Mantine. Essa lib é maravilhosa. Pra mim, que sou principalmente backend, tem ajudado DEMAIS.

Carregando publicação patrocinada...
3

bom dia, sr.

parabéns pelo projeto. a esposa do sr é alpha ou até beta tester kk

vi nos comentários que o backend é do próprio next.js, além de estar utilizando o serwist para criar o Progressive Web App (PWA).

por que está utilizando o serwist? ele permite acesso direto e costumização direta ao service worker?

que tal agregarmos mais valor à solução ao utilizar o Capacitor para exportar o PWA como um APK/AAB para ser publicado na Google Play? além disso, vc teria acesso a mais APIs nativas.

quais outras automatizações vc poderia realizar para o gerenciador de estoque? para tanto, vc poderia estar apresentando para lojistas em tua cidade. é mais recomendável, pois o fator "o desenvolvedor do sistema mora perto de mim ou na minha cidade ou é meu vizinho" conta muito na minimização da barreira de entrada.

vc sabe que está utilizando serverless functions na vercel. quais otimizações em processamento client-side vc está executando, a fim de minimizar o processamento no lado do backend do next.js?

quais são os principais fluxos de trabalho? não precisam ser casos de uso de fato, uma esteira de fluxo de trabalho no draw-io já seria bastante útil para podermos visualizar melhor.

como vc pensa em monetizar isso?

aguardo retorno.

3

Opa, valeu demais pelos insights meu caro!! Inclusive ler e te responder me fez refletir sobre alguns pontos kkkkk

por que está utilizando o serwist?

Cara, basicamente foi a primeira solução que me apareceu. Inclusive não uso nada específico. Só usei mesmo pra conseguir instalar a PWA em dispositivos mobile pq era uma comodidade pra minha esposa.

Sobre o Capacitor, nunca tinha ouvido falar. Inclusive vi uma msg sua aqui no TabNews sobre ele. Pesquisei sobre ele e achei interessante. Deixei anotado aqui pra estudar mais a fundo e migrar pra ele possivelmente

vc poderia estar apresentando para lojistas em tua cidade

Esse é o meu plano pra tentar captar mais clientes inicialmente. Tenho um contato na associação comercial aqui da minha cidade de quero oferecer o sistema pra eles oferecerem pros associados. Gratuito a principio pra eu conseguir uma base legal de clientes usando diariamente e entender mais das dores e necessidades

quais outras automatizações vc poderia realizar para o gerenciador de estoque?

Isso tem sido uma coisa que estou refletindo há alguns dias. Hoje o sistema é basicamente um CRUD e não faz nada sem o input do usuário.

Tenho algumas automações implementadas, como lembretes de conta atrasada e alguns relatórios simples de vendas/lucro mas sinto que ainda é muito básico.
Mas esse é um ponto que ainda pretendo evoluir, pq gostaria que a minha solução fosse um diferencial nesse ponto de automações. To com o plano de entender mais o dia a dia dos clientes pra encontrar oportunidades e tem ajudado demais ter uma pessoa dentro de casa que vive isso.

No quesito "features", tenho um backlog relativamente grande de coisas aqui que seria legal fazer pra agregar ao produto como: Sorteios, Promoções, Consignado (lojas de roupa por ex usam muito aqui na minha cidade, pq é cidade pequena e todo mundo se conhece) e vários Relatórios.
Pensei também em uma "vitrine virtual" pras lojas terem uma presença digital, mas não sei o quanto isso ajudaria na prática.

Sobre o processamento no client. Eu tenho feito somente a regra de negócio no backend. Praticamente só abro uma transaction no banco e escrevo os dados lá. Uma ou outra coisa acaba ficando no meio disso tbm pra montar a regra de negócio (validar estoque na hora de realizar venda por ex), mas o backend tá com cara de CRUD 100%.
O projeto como um todo é um grande CRUD né, então não tem muita complexidade nem muito processamento envolvido.

quais são os principais fluxos de trabalho?

Hoje isso é bem claro na minha cabeça, mas preciso documentar de alguma forma que sirva também de treinamento para novos usuários (seja em vídeo ou texto).

Mas basicamente existem essas entidades

  • Marcas
  • Categorias
  • Produtos
    • Variações. Esse aqui é a representação do produto físico
  • Fornecedores
  • Pedidos
    • Quando um pedido é lançado, ele incrementa o estoque de um produto e guarda o preço de custo
  • Clientes
  • Vendas
    • Quando uma venda é lançada, ele decrementa do estoque e salva o valor da venda. Dessa forma consigo calcular o lucro
    • E o estoque é consistente. Se não tiver estoque não deixa criar a venda (existe uma necessidade de flexibilizar isso inclusive)

E mais um módulo adicional de Contas pra ajudar o lojista a controlar o contas a pagar dele.

como vc pensa em monetizar isso?

Penso em monetizar em um modelo de mensalidade com Tiers. Quero oferecer um modelo Freemium (1 mês gratuito) e também com plano Free limitado em quantidade de produtos.

Existem algumas coisas que também quero incorporar no produto, como emissão de nota fiscal, que seria mais uma variável pra fazer o billing do sistema

3

grato pelo retorno.

uma vitrine pode simplesmente mapear um json de layout e style e funcionar como um grande diretório/perfil. assim, vc pode focar em algo como 90% client-side para o MVP. um painel de edição e costumização (CMS - content management system, q vc pode criar).

no sveltekit, é mais intuitivo de fazer o supracitado, por causa das stores nativas para gerenciamento de estados. n sei como seria com tua stack.

daí, com um diretório/vitrine, vc pode agregar mais valor. modularizar talvez seja uma boa estrategia, a fim de precificar e monetizar em cada parte do sistema.

a tua conexão com a associação comercial é a melhor vantagem competitiva. sugiro estudar sobre conceitos de startuping, como mercado TAM SAM SOM, nicho, cauda longa, persona. assim, quando o sr estiver implementando direto em clientes reais (mesmo que gratuito), vai poder errar rápido e documentar as definições do teu serviço (SaaS), evoluindo com isso.

existem algumas ferramentas como o BioStrategy e o Bio Vision Canvas, da BioMinas. talvez lhe interesse.

está sozinho nesse empreendimento?

1

A stack do front tá sendo react, mas acho que seria possível fazer o q vc comentou tbm em react. Provavelmente Svelte torne o processo mais rápido e simples, mas seria uma questão de tempo apenas pra fazer isso no React tbm, não vejo como um problema.

Mas ainda tenho dúvidas se uma vitrine virtual é algo que agregaria valor, por isso não entrei a fundo nisso. O pessoal acaba usando muito as redes sociais pra cobrir essa lacuna digital e preciso entender onde realmente a minha solução conseguiria ajudar nessa presença digital das lojas.

monetizar em cada parte do sistema.

Eu gosto disso, pq é mais justo com o cliente. Só que o meu foco, pelo menos inicial, são os clientes pequenos, que fazem controle da loja em planilhas (quando fazem). Então talvez um modelo mais simples de cobrança como um valor mensal seja mais atrativo e venda mais fácil.
Só que isso é só impressão minha ainda, quero entender o quanto de complexidade as lojas precisam do sistema e isso vai refletir no modelo de cobrança por consequência

conceitos de startuping

Alguns termos eu conheço, mas nunca usei nem sei aplicá-los de maneira correta.

Mas esse lado empreendedor é uma skill que preciso aprimorar. Hoje eu só sou um dev que fez um negócio legal pra esposa e sonha em colocar pra rodar no mercado e em algum momento vai ter uma renda em cima disso. Mas quero fazer dessa trajetória um aprendizado pra minha evolução profissional dando certo ou não. Seja evolução técnica quanto evolução de empreendedor.

Vou dar uma olhada nessas ferramentas que vc sugeriu. Vai que alguma coisa clica na minha mente e aprendo algo novo kkkk

está sozinho nesse empreendimento?

Cara, por enquanto sim.

1

ah, sim. react possibilita isso, sim. eu só n saberia dizer como; foi isso que eu quis dizer.

em breve, nos atualize mais sobre o desenvolvimento. quem sabe se conseguiu entrar em contato com potenciais clientes, e os processos de validação. muitos falam mais de código, poucos falam em como resolver problemas.

aparecer mais pessoas empreendendo encoraja o pessoal a também empreender, normalizando assumir riscos em vez de seguir carreira como clt como o único padrão, como um funil.

para quem já está empreendendo ou vai começar, é positivo aprender com os erros dos outros.

grato pela contribuição.

2
1

Valeu mano!!

Nossa, intenção tenho pra muita coisa kkkkkk
To estudando sobre bastante coisa ainda, e essa questão fiscal é uma delas.

Mas montei um plano de inicialmente fazer aquele cupom fiscal, aqueles "comprovantes de compra", pq o publico alvo inicialmente são os pequenos comerciantes, que muitas vezes são MEI e não emitem nota fiscal no ato da venda.
Inclusive to vendo que integrar a impressora térmica no sistema web vai ser um desafio interessante kkkk

Eventualmente quero evoluir isso pra emissão de nota fiscal automática no lançamento da venda, mas tenho pouca experiência com isso ainda.

2
2

Opa. Valeu pelas palavras mano!!

Claro mestre!

  • Next.JS, a base de tudo. Usando com Typescript
  • TRPC, pra fazer requests do front pro back
  • Prisma, pra interagir com o banco
  • Zod, pra montar os schemas dos inputs das requests
  • Mantine, pros componentes do front
  • Serwist, pra fazer a PWA
  • Supabase, pra fazer autenticação e o postgres
  • Vercel, pra rodar em PRD

Aí tbm to usando esses serviços como base

  • Sentry, pra capturar os erros que os usuários recebem e tratar. Também pra fazer o form de feedback
  • OpenReplay, pra ter gravação das ações do usuário. Ajuda MUITO na hora de debugar um problema
  • Resend, pra enviar emails. Ele tá plugado no Supabase

Tenho tentado manter uma base bem robusta e sólida pra escalar o produto sem perder qualidade.
Até o momento tá tudo saindo de graça pq não tem escala ainda. Tá dando pra brincar e aprender muita coisa

2
2
2
2

Valeu mano!!

Isso, é NextJS mesmo, com Typescript. To usando a Vercel pra rodar em prod e Supabase pra fazer Auth e o banco de dados.

Não to usando o Supabase com as rotas API pra acessar o banco. To usando o Prisma no backend pra ter as regras de negócio lá e interagir com o banco "manualmente". Rola umas raw queries tbm quando é um dado mais complexo.

Aí pra me comunicar com o backend, to usando trpc, que integra maravilhosamente com o TS.

E o Mantine pros componentes no front, que é muito bom! Tenho usado ele em alguns projetos na empresa onnde trabalho e flui muito bem e fica bem agradável também.

1
2
2
1
1