Opa, valeu demais pelos insights meu caro!! Inclusive ler e te responder me fez refletir sobre alguns pontos kkkkk
por que está utilizando o serwist?
Cara, basicamente foi a primeira solução que me apareceu. Inclusive não uso nada específico. Só usei mesmo pra conseguir instalar a PWA em dispositivos mobile pq era uma comodidade pra minha esposa.
Sobre o Capacitor, nunca tinha ouvido falar. Inclusive vi uma msg sua aqui no TabNews sobre ele. Pesquisei sobre ele e achei interessante. Deixei anotado aqui pra estudar mais a fundo e migrar pra ele possivelmente
vc poderia estar apresentando para lojistas em tua cidade
Esse é o meu plano pra tentar captar mais clientes inicialmente. Tenho um contato na associação comercial aqui da minha cidade de quero oferecer o sistema pra eles oferecerem pros associados. Gratuito a principio pra eu conseguir uma base legal de clientes usando diariamente e entender mais das dores e necessidades
quais outras automatizações vc poderia realizar para o gerenciador de estoque?
Isso tem sido uma coisa que estou refletindo há alguns dias. Hoje o sistema é basicamente um CRUD e não faz nada sem o input do usuário.
Tenho algumas automações implementadas, como lembretes de conta atrasada e alguns relatórios simples de vendas/lucro mas sinto que ainda é muito básico.
Mas esse é um ponto que ainda pretendo evoluir, pq gostaria que a minha solução fosse um diferencial nesse ponto de automações. To com o plano de entender mais o dia a dia dos clientes pra encontrar oportunidades e tem ajudado demais ter uma pessoa dentro de casa que vive isso.
No quesito "features", tenho um backlog relativamente grande de coisas aqui que seria legal fazer pra agregar ao produto como: Sorteios, Promoções, Consignado (lojas de roupa por ex usam muito aqui na minha cidade, pq é cidade pequena e todo mundo se conhece) e vários Relatórios.
Pensei também em uma "vitrine virtual" pras lojas terem uma presença digital, mas não sei o quanto isso ajudaria na prática.
Sobre o processamento no client. Eu tenho feito somente a regra de negócio no backend. Praticamente só abro uma transaction no banco e escrevo os dados lá. Uma ou outra coisa acaba ficando no meio disso tbm pra montar a regra de negócio (validar estoque na hora de realizar venda por ex), mas o backend tá com cara de CRUD 100%.
O projeto como um todo é um grande CRUD né, então não tem muita complexidade nem muito processamento envolvido.
quais são os principais fluxos de trabalho?
Hoje isso é bem claro na minha cabeça, mas preciso documentar de alguma forma que sirva também de treinamento para novos usuários (seja em vídeo ou texto).
Mas basicamente existem essas entidades
- Marcas
- Categorias
- Produtos
- Variações. Esse aqui é a representação do produto físico
- Fornecedores
- Pedidos
- Quando um pedido é lançado, ele incrementa o estoque de um produto e guarda o preço de custo
- Clientes
- Vendas
- Quando uma venda é lançada, ele decrementa do estoque e salva o valor da venda. Dessa forma consigo calcular o lucro
- E o estoque é consistente. Se não tiver estoque não deixa criar a venda (existe uma necessidade de flexibilizar isso inclusive)
E mais um módulo adicional de Contas
pra ajudar o lojista a controlar o contas a pagar dele.
como vc pensa em monetizar isso?
Penso em monetizar em um modelo de mensalidade com Tiers. Quero oferecer um modelo Freemium (1 mês gratuito) e também com plano Free limitado em quantidade de produtos.
Existem algumas coisas que também quero incorporar no produto, como emissão de nota fiscal, que seria mais uma variável pra fazer o billing do sistema