Executando verificação de segurança...
3

grato pelo retorno.

uma vitrine pode simplesmente mapear um json de layout e style e funcionar como um grande diretório/perfil. assim, vc pode focar em algo como 90% client-side para o MVP. um painel de edição e costumização (CMS - content management system, q vc pode criar).

no sveltekit, é mais intuitivo de fazer o supracitado, por causa das stores nativas para gerenciamento de estados. n sei como seria com tua stack.

daí, com um diretório/vitrine, vc pode agregar mais valor. modularizar talvez seja uma boa estrategia, a fim de precificar e monetizar em cada parte do sistema.

a tua conexão com a associação comercial é a melhor vantagem competitiva. sugiro estudar sobre conceitos de startuping, como mercado TAM SAM SOM, nicho, cauda longa, persona. assim, quando o sr estiver implementando direto em clientes reais (mesmo que gratuito), vai poder errar rápido e documentar as definições do teu serviço (SaaS), evoluindo com isso.

existem algumas ferramentas como o BioStrategy e o Bio Vision Canvas, da BioMinas. talvez lhe interesse.

está sozinho nesse empreendimento?

Carregando publicação patrocinada...
1

A stack do front tá sendo react, mas acho que seria possível fazer o q vc comentou tbm em react. Provavelmente Svelte torne o processo mais rápido e simples, mas seria uma questão de tempo apenas pra fazer isso no React tbm, não vejo como um problema.

Mas ainda tenho dúvidas se uma vitrine virtual é algo que agregaria valor, por isso não entrei a fundo nisso. O pessoal acaba usando muito as redes sociais pra cobrir essa lacuna digital e preciso entender onde realmente a minha solução conseguiria ajudar nessa presença digital das lojas.

monetizar em cada parte do sistema.

Eu gosto disso, pq é mais justo com o cliente. Só que o meu foco, pelo menos inicial, são os clientes pequenos, que fazem controle da loja em planilhas (quando fazem). Então talvez um modelo mais simples de cobrança como um valor mensal seja mais atrativo e venda mais fácil.
Só que isso é só impressão minha ainda, quero entender o quanto de complexidade as lojas precisam do sistema e isso vai refletir no modelo de cobrança por consequência

conceitos de startuping

Alguns termos eu conheço, mas nunca usei nem sei aplicá-los de maneira correta.

Mas esse lado empreendedor é uma skill que preciso aprimorar. Hoje eu só sou um dev que fez um negócio legal pra esposa e sonha em colocar pra rodar no mercado e em algum momento vai ter uma renda em cima disso. Mas quero fazer dessa trajetória um aprendizado pra minha evolução profissional dando certo ou não. Seja evolução técnica quanto evolução de empreendedor.

Vou dar uma olhada nessas ferramentas que vc sugeriu. Vai que alguma coisa clica na minha mente e aprendo algo novo kkkk

está sozinho nesse empreendimento?

Cara, por enquanto sim.

1

ah, sim. react possibilita isso, sim. eu só n saberia dizer como; foi isso que eu quis dizer.

em breve, nos atualize mais sobre o desenvolvimento. quem sabe se conseguiu entrar em contato com potenciais clientes, e os processos de validação. muitos falam mais de código, poucos falam em como resolver problemas.

aparecer mais pessoas empreendendo encoraja o pessoal a também empreender, normalizando assumir riscos em vez de seguir carreira como clt como o único padrão, como um funil.

para quem já está empreendendo ou vai começar, é positivo aprender com os erros dos outros.

grato pela contribuição.