Executando verificação de segurança...
18

💡[IDEIA] - Conectando um Conselheiro a um Aprendiz.

Eu sinto falta de alguém para conversar sobre tecnologia. Eu estudo todos os dias, e sempre tiro conclusões sobre o que eu aprendi, e sobre como o que eu aprendi se encaixa nesse quebra-cabeça chamado tecnologia. Mas na maioria das vezes, essas conclusões ficam apenas na minha cabeça, e nem sempre eu sei se estão certas. Seria muito legal se eu tivesse uma pessoa para compartilhar essa conclusão ou reflexão, e ver se estou no caminho certo, ou se tem algum detalhe que eu não percebi que muda completamente a minha percepção sobre o conceito aprendido.

E quando eu digo "compartilhar com outra pessoa", é no sentido de um bate-papo mesmo. E não, um ChatGPT não vai me ajudar, porque uma relação entre você e um ChatGPT da vida é unidirecional: Você pergunta, ele te responde, sem questionar nada. O que estamos buscando é uma relação bidirecional, onde ambas as partes questionam e afirmam coisas.

Porém, seria legal se eu como iniciante pudesse compartilhar meus pensamentos com alguem mais experiênte, para obter novos pontos de vista sobre as coisas. No meu contexto, moro em uma cidade pequena, e não conheço ninguém que é programador. O TabNews me ajudou a "descarregar" um pouco destes pensamentos, mas ainda sim sinto falta de uma conversa de verdade, mesmo que online. Neste momento que me surgiu a idéia de criar alguma plataforma para conectar Conselheiros, Mentores (pessoas que já trabalham na área e que possuem uma visão bem macro), a aprendizes, iniciantes, que estão começando sua jornada.

Em um primeiro momento, a plataforma serviria apenas para estabelecer a conexão entre essas duas pessoas, mas o bate-papo em si não aconteceria nela. Poderia ser em uma outra ferramenta como Discord, Linkedin, etc. É importante deixar claro que essa conexão não é para você iniciante tirar dúvidas, do tipo: "Como eu crio uma validação de formulário, utilizando a linguagem X ?" Para isso existe o Google.

Como eu expliquei, essa conexão seria um bate-papo, onde o mesmo assunto poderia ser:

Iniciante: "Hoje eu aprendi a validar formulários no Front-end, então quer dizer que no Back-end não preciso validar de novo né ?".
Conselheiro: "Olha, não é bem assim, pois dessa forma é muito fácil encontrar brechas de segurança, etc etc."

Perceba a diferença dos questionamentos. O Conselheiro não deve fazer o seu trabalho de aprender. Ele vai orientar as suas conclusões. Ponto.

Em um primeiro momento, pode parecer que apenas o Aprendiz "ganha" algo. Mas você como Conselheiro também terá uma nova visão das coisas. Há um tempo atrás eu fiz esse trabalho de Mentor para um cara que conheci em um Fórum (mesmo eu não trabalhando na área ainda, consegui ajuda-lo, pois ele estava em seus primeiros passos), e foi muito legal, pois as vezes ele me questiona algumas coisas que eu achava que sabia, mas eu travava na hora de responder. Ou seja, no final, eu também aprendia algo.

Do momento que tive essa idéia, até o momento que comecei a escrever este post, se passaram apenas 30 minutos, então eu sei que há buracos nesta idéia, por exemplo:

  • E se o Conselheiro decidir "sabotar" o Aprendiz, e passar informações incorretas ?
  • E se o Aprendiz não entender esse relacionamento, e começar a spammar e fazer perguntas que ele deveria correr atrás ?
  • E se o Conselheiro reportar que o Aprendiz está fazendo ameaças, xingando, etc.

Eu não sei se consegui passar de forma clara qual seria o objetivo, então qualquer dúvida manda nos comentários. Me diz ai o que você acha dessa idéia, o que enxerga de problemas nela, e como contornar algumas situações.

Carregando publicação patrocinada...
5

Cara acho muuito legal essa ideia. Eu também sinto essa carência de compartilhar um pouco dos meus pensamentos com alguém mais experiênte pra ver se é realmente aquilo. Ao mesmo tempo também gostaria de ajudar pessoas que estão começando na área, dependendo do que for talvez eu possa ajudar :)

Algumas possíveis soluções para os buracos na sua ideia:

E se o Conselheiro decidir "sabotar" o Aprendiz, e passar informações incorretas ?

Sinceramente eu não acho que o Conselheiro iria quere "sabotar" o Aprendiz dessa forma, até porque ele não ganharia nada com isso certo? Talvez a questão seja mais o Conselheiro ter uma ideia equivocada sobre alguma coisa que genuinamente acredita estar correto e acabar passando essa visão pro Aprendiz. Pra contornar isso o Aprendiz teria que estar consciente que, como quase tudo na internet, as informações do Conselheiro não são 100% confiáveis. O Aprendiz poderia manter contato com mais de um Conselheiro para ver vários pontos de vista sobre um assunto, ou até mesmo validar oque outro Conselheiro disse

E se o Aprendiz não entender esse relacionamento, e começar a spammar e fazer perguntas que ele deveria correr atrás ?

Aí acho que depende do Conselheiro instigar essa habilidade de obter resposas sozinho. Se o aprendiz está com dificuldade em algo como "Como eu crio uma validação de formulário, utilizando a linguagem X ?", o Conselheiro poderia ensinar o Aprendiz a obter essa resposta sozinho na internet, e treinar essa habilidade tão importante da nossa área.

No caso eu não sei se esse tipo de aprendizado seria muito "didático" para essa plataforma, talvez ensinar coisas seja diferente de discutir sobre reflexões na área. Enfim, isso é mais uma coisa a se discutir também.

E se o Conselheiro reportar que o Aprendiz está fazendo ameaças, xingando, etc.

Se a plataforma em questão incluir um chat para os dois conversarem, a plataforma poderia ter a opção de bloquear e denunciar Conselheiros e Aprendizes que forem desrespeitodos com o outro. Se a conversa rolar em outras plataformas como Discord ou Linkedin, então nesse caso caberia a pessoa que está sendo desrespeitada a bloquear e denunciar o outro da forma como a plataforma permite. No fim o desrespeito é sempre algo possível onde existe interação entre pessoas.

E eu tenho mais uma ideia para esse seu projeto

Você falou bastante sobre a relação entre alguém mais experiênte com alguém menos experiênte, com a ideia de um aconselhar o outro. Mas talvez a plataforma poderia instigar também a relação entre os próprios Aprendizes, porque as vezes é legal conversar com alguém que está no mesmo nível que você :)

Também é interessante que as conversas englobem tanto questões mais técnicas como o seu exemplo "Hoje eu aprendi a validar formulários no Front-end, então quer dizer que no Back-end não preciso validar de novo né ?", mas também englobem questões mais gerais como por exemplo "o quão importarte é conhecer regra de negócio de uma empresa e como aprender mais sobre isso".

5

Sobre a ideia

A ideia original é muito boa! E as melhorias sugeridas pelo LikedAndrew, também! A proposta inicial da existência de mentores e aprendizes é excelente!

Minhas sugestões para abordar o projeto

Vejo duas formas de aprimorar a dinâmica entre as interações, baseado em reputação:

1. Novos usuários podem se cadastrar como mentores ou aprendizes

Para esse caso, ambos os usuários iniciam com reputação 0. A cada interação/diálogo/conversa o mentor avalia o aprendiz e o aprendiz avalia o mentor. Por meio disso, é possível identificar dentro da comunidade quais mentores e/ou aprendizes estão prejudicando as interações e quais deles estão mais bem avaliados. Isso contribuiu para que o próprio usuário enxergue o seu próprio crescimento.

2. Todos os usuários podem ser mentores ou aprendizes

Após a interação/diálogo/conversa os envolvidos se avaliam (por exemplo de 1 a 3). Da mesma maneira que no item 1 é possível verificar dentro da comunidade quem contribuiu de verdade. Porém, nesse segundo ponto não deveria existir uma classificação de mentor ou aprendiz. Isso fica subentendido ao verificar a reputação de cada um.

Para quando o escopo do projeto escalar

Essas sugestões estão bem suprimidas. Mas o fato é que além disso, poderia existir uma gamificação a partir da reputação. De forma que insígnias, broches e títulos, são atribuídos aos usuários que alcançam determinados níveis de reputação.

Sobretudo, é possível ainda tornar a comunidade sustentável economicamente, permitindo a compra de insígnias, broches e títulos exclusivos para que sejam atribuídos aqueles usuários que mais contribuem.

Como eu disse, a ideia é muito boa!

Eu não sei exatamente em qual comentário responder, mas vou publicar aqui.

2

Cara, muito massa suas sugestões. Eu tinha pensando sobre essa questão de as pessoas poderem avaliar tanto o aprendiz quanto o conselheiro, mas não nesse esquema de reputação, achei bem massa. Um ponto que eu notei é que a pessoa poderia ser tanto um aprendiz quanto um mentor. De modo geral, eu me considero um aprendiz, pois não trabalho na área ainda, e sinto falta de ter alguém para bater um papo. Porém, eu sempre tentei entender o porque das coisas, então talvez em algumas situações, para algumas pessoas, eu seria um mentor.

2

Eu não tinha pensando enssa questão de dois Aprendizes ou mesmo dois Conselheiros se conectarem, mas realmente faz sentido.

E sobre as questões globais, é justamente o objetivo. Deve haver um equilíbrio. É só para o Aprendiz ter uma panorama geral de algo, não precisa explicar detalhadamente como as coisas funcionam por de baixo dos panos.

3

Achei interessante a ideia sobre criar conexões entre "mestres" e "pupilos", e acredito que o próprio TabNews executa de certa forma bem essa função, dado a interatividade dos usuários, mas se fosse pra de fato fazer uma plataforma que tivesse foco nessas conexões, e pra ajudar nos buracos que vc pontuou poderia ser o seguinte:

  • O aprendiz exibir os questionamentos dele, e diversos mentores poderem dar uma visão (assim quebra a questão do conselheiro tentar "sabotar" o aprendiz, e o lance do aprendiz ter comportamentos ruins).
  • Pra evitar que os conselheiros expressem muitas ideias, e acabem confundindo ainda mais o pupilo, as questões poderiam ir para uma área aonde só mentores tem acesso, e lá eles discutem e entram em um consenso por votação a melhor resposta.
  • Pra evitar spam, os mentores podem avaliar as perguntas que os pupilos fazem, e se forem perguntas que o próprio pupilo deve buscar solução, ára não deixar em aberto, poderiam apenas retornar com referências de busca e pesquisa (novamente passando pela avaliação de mais de um mentor).
2

Em um primeiro momento eu pensei em realizar apenas a conexão entre um aprendiz e o conselheiro, porém as conversas acontecerem em outra plataforma. Ou seja, é para auxiliar uma pessoa que está iniciando a compartilhar suas idéias a encontrar alguém que esteja disposto a compartilhar suas experiências.

Pra evitar que os conselheiros expressem muitas ideias, e acabem confundindo ainda mais o pupilo, as questões poderiam ir para uma área aonde só mentores tem acesso, e lá eles discutem e entram em um consenso por votação a melhor resposta.

Eu gostei da idéia, porém acho que perde o dinamismo do bate-papo. Acho que neste ponto se transforma em um fórum, e não é bem o objetivo. E isso anula a questão do aprendiz ter que exibir seus questionamentos abertamente também.

Parece meio louco, mas essa conexão tem grandes possibilidades de gerar uma amizade, o que impacta as respostas. Conhecendo a pessoa de verdade a pessoa, quantas horas ela estuda por dia, qual o objetivo profissional dela, porque ela está estudando determinada coisa, etc., eu consigo dar uma resposta mais pontual, com base em um contexto. E isso é muito difícil de realizar em um fórum, onde geralmente o Aprendiz obterá respostas mais genéricas.

3

MasterMind

Esse é um termo (Mente mestra) já conhecido para quem vem do ramo do desenvolvimento pessoal. Te confesso que durante um tempo achava que isso era coisa trouxa, eu sempre queria aprender tudo de forma empírica - fazendo, com a mão na massa. Mas esse é a forma de aceleração de conhecimento mais rápida que eu conheço.

O mentor

Atualmente eu compro experiência, principalmente os "erros" de outros mentores. Compro de problemas de gerência de negócio até arquitetura de sistemas - as vezes você demora 1 ano para dominar uma stack, as vezes você empilha muito recurso e tempo para testar uma nova tecnologia ou arquitetura.

Se você tiver uma pessoa que já fez, só respondendo suas perguntas e te advertindo sobre as perguntas que você não fez (E esse é o ponto aonde GPT não pode te guiar) você compra tempo de experiência.

Em tempo. Quem quiser se conectar comigo para trocar ideia sobre negócios SaaS, infra, tecnologia manda direct bora trocar figurinha. https://www.instagram.com/allyson.depaula

3

Muito boa ideia, imagino que voce esteja querendo algo parecido com o workana, onde alguem pode postar assim: "Estou em busca de um mentor para me ajudar na minha carreira em Java Script" ou "Sou desenvolvedor senior em PHP e estou disposto a compartilhar meus conhecimentos", claro que nao se limitando a area da programação/tenologia, pode ser qualquer profissão.

Uma espécie de comunidade onde o mentor e aprendiz podem trocar uma ideia rapidamente via comentários ou mensagem mesmo e depois trocar contatos e ir pra um discord da vida, etc.

Pra testar o modelo da pra começar criando uma comunidade no reddit e ver se tem publico e depois partir pra uma comunidade dedicada.

2

Massa, Matheus!

A ideia do programador.tv é essa! mesmo que não tenhamos executado da forma mais apropriada ainda, é simples: Uma pessoa disponibiliza tempo pra falar sobre algum topico, outra vai e solicita, quem disponilizou aceita quem vai participar e pronto, agendado em um calendario interno na aplicação para uma sala de video conferencia interna na aplicação.

Além da possibilidade de abrir salas arbitrarias sobre os temas que preferir.

Você acha que faz sentido? tem alguma sugestão de melhoria? ;)

2

Muito massa. Eu já ouvi falar, mas não conhecia, e nunca participei. Achei bem legal a dinâmica. Vou me cadastrar e participar de alguma aula, e tentar encontrar pontos que senti dificuldade, ou algo do tipo, e eu volto aqui para dar meu feedback.

2

Incrível cara

Eu tenho o mesmo problema que você, moro em interior, cidade com menos de 10k de habitantes e estou voltando a estudar mais uma vez (já desanimei e parei algumas vezes, até por problemas pessoais) mas gosto muito de desenvolver e sinto MUITA falta de alguém para conversar/mentorar, que seja experiente, que trabalha/trabalhou na area ou até uma pessoa que também esteja no processo de aprendizagem para compartilhar conhecimento e até fazer projetos em conjunto pra treinar.

Fantástico

0
1

É mais ou menos isso, porém eles tem uma pegada de comunidade, de projetos da comunidade que os Juniors fazem, com o apoio dos Mentores, etc. O que eu estou propondo, que nem tem nome ainda kkkkk, seria algo bem mais simples. Só para alguém que quer seguir carreira de Front-end por exemplo, encontrar um especialista, que vai dar dicas sobre como funciona o mercado, como é o dia-a-dia, diferenciais, etc. É só uma ponte entre você e suas idéias, e alguém mais experiente, para saber se suas conclusões sobre algo estão no caminho certo

1