💡[IDEIA] - Conectando um Conselheiro a um Aprendiz.
Eu sinto falta de alguém para conversar sobre tecnologia. Eu estudo todos os dias, e sempre tiro conclusões sobre o que eu aprendi, e sobre como o que eu aprendi se encaixa nesse quebra-cabeça chamado tecnologia. Mas na maioria das vezes, essas conclusões ficam apenas na minha cabeça, e nem sempre eu sei se estão certas. Seria muito legal se eu tivesse uma pessoa para compartilhar essa conclusão ou reflexão, e ver se estou no caminho certo, ou se tem algum detalhe que eu não percebi que muda completamente a minha percepção sobre o conceito aprendido.
E quando eu digo "compartilhar com outra pessoa", é no sentido de um bate-papo mesmo. E não, um ChatGPT não vai me ajudar, porque uma relação entre você e um ChatGPT da vida é unidirecional: Você pergunta, ele te responde, sem questionar nada. O que estamos buscando é uma relação bidirecional, onde ambas as partes questionam e afirmam coisas.
Porém, seria legal se eu como iniciante pudesse compartilhar meus pensamentos com alguem mais experiênte, para obter novos pontos de vista sobre as coisas. No meu contexto, moro em uma cidade pequena, e não conheço ninguém que é programador. O TabNews me ajudou a "descarregar" um pouco destes pensamentos, mas ainda sim sinto falta de uma conversa de verdade, mesmo que online. Neste momento que me surgiu a idéia de criar alguma plataforma para conectar Conselheiros, Mentores (pessoas que já trabalham na área e que possuem uma visão bem macro), a aprendizes, iniciantes, que estão começando sua jornada.
Em um primeiro momento, a plataforma serviria apenas para estabelecer a conexão entre essas duas pessoas, mas o bate-papo em si não aconteceria nela. Poderia ser em uma outra ferramenta como Discord, Linkedin, etc. É importante deixar claro que essa conexão não é para você iniciante tirar dúvidas, do tipo: "Como eu crio uma validação de formulário, utilizando a linguagem X ?" Para isso existe o Google.
Como eu expliquei, essa conexão seria um bate-papo, onde o mesmo assunto poderia ser:
Iniciante: "Hoje eu aprendi a validar formulários no Front-end, então quer dizer que no Back-end não preciso validar de novo né ?".
Conselheiro: "Olha, não é bem assim, pois dessa forma é muito fácil encontrar brechas de segurança, etc etc."
Perceba a diferença dos questionamentos. O Conselheiro não deve fazer o seu trabalho de aprender. Ele vai orientar as suas conclusões. Ponto.
Em um primeiro momento, pode parecer que apenas o Aprendiz "ganha" algo. Mas você como Conselheiro também terá uma nova visão das coisas. Há um tempo atrás eu fiz esse trabalho de Mentor para um cara que conheci em um Fórum (mesmo eu não trabalhando na área ainda, consegui ajuda-lo, pois ele estava em seus primeiros passos), e foi muito legal, pois as vezes ele me questiona algumas coisas que eu achava que sabia, mas eu travava na hora de responder. Ou seja, no final, eu também aprendia algo.
Do momento que tive essa idéia, até o momento que comecei a escrever este post, se passaram apenas 30 minutos, então eu sei que há buracos nesta idéia, por exemplo:
- E se o Conselheiro decidir "sabotar" o Aprendiz, e passar informações incorretas ?
- E se o Aprendiz não entender esse relacionamento, e começar a spammar e fazer perguntas que ele deveria correr atrás ?
- E se o Conselheiro reportar que o Aprendiz está fazendo ameaças, xingando, etc.
Eu não sei se consegui passar de forma clara qual seria o objetivo, então qualquer dúvida manda nos comentários. Me diz ai o que você acha dessa idéia, o que enxerga de problemas nela, e como contornar algumas situações.