Cara acho muuito legal essa ideia. Eu também sinto essa carência de compartilhar um pouco dos meus pensamentos com alguém mais experiênte pra ver se é realmente aquilo. Ao mesmo tempo também gostaria de ajudar pessoas que estão começando na área, dependendo do que for talvez eu possa ajudar :)
Algumas possíveis soluções para os buracos na sua ideia:
E se o Conselheiro decidir "sabotar" o Aprendiz, e passar informações incorretas ?
Sinceramente eu não acho que o Conselheiro iria quere "sabotar" o Aprendiz dessa forma, até porque ele não ganharia nada com isso certo? Talvez a questão seja mais o Conselheiro ter uma ideia equivocada sobre alguma coisa que genuinamente acredita estar correto e acabar passando essa visão pro Aprendiz. Pra contornar isso o Aprendiz teria que estar consciente que, como quase tudo na internet, as informações do Conselheiro não são 100% confiáveis. O Aprendiz poderia manter contato com mais de um Conselheiro para ver vários pontos de vista sobre um assunto, ou até mesmo validar oque outro Conselheiro disse
E se o Aprendiz não entender esse relacionamento, e começar a spammar e fazer perguntas que ele deveria correr atrás ?
Aí acho que depende do Conselheiro instigar essa habilidade de obter resposas sozinho. Se o aprendiz está com dificuldade em algo como "Como eu crio uma validação de formulário, utilizando a linguagem X ?", o Conselheiro poderia ensinar o Aprendiz a obter essa resposta sozinho na internet, e treinar essa habilidade tão importante da nossa área.
No caso eu não sei se esse tipo de aprendizado seria muito "didático" para essa plataforma, talvez ensinar coisas seja diferente de discutir sobre reflexões na área. Enfim, isso é mais uma coisa a se discutir também.
E se o Conselheiro reportar que o Aprendiz está fazendo ameaças, xingando, etc.
Se a plataforma em questão incluir um chat para os dois conversarem, a plataforma poderia ter a opção de bloquear e denunciar Conselheiros e Aprendizes que forem desrespeitodos com o outro. Se a conversa rolar em outras plataformas como Discord ou Linkedin, então nesse caso caberia a pessoa que está sendo desrespeitada a bloquear e denunciar o outro da forma como a plataforma permite. No fim o desrespeito é sempre algo possível onde existe interação entre pessoas.
E eu tenho mais uma ideia para esse seu projeto
Você falou bastante sobre a relação entre alguém mais experiênte com alguém menos experiênte, com a ideia de um aconselhar o outro. Mas talvez a plataforma poderia instigar também a relação entre os próprios Aprendizes, porque as vezes é legal conversar com alguém que está no mesmo nível que você :)
Também é interessante que as conversas englobem tanto questões mais técnicas como o seu exemplo "Hoje eu aprendi a validar formulários no Front-end, então quer dizer que no Back-end não preciso validar de novo né ?", mas também englobem questões mais gerais como por exemplo "o quão importarte é conhecer regra de negócio de uma empresa e como aprender mais sobre isso".