Executando verificação de segurança...
5

Cara acho muuito legal essa ideia. Eu também sinto essa carência de compartilhar um pouco dos meus pensamentos com alguém mais experiênte pra ver se é realmente aquilo. Ao mesmo tempo também gostaria de ajudar pessoas que estão começando na área, dependendo do que for talvez eu possa ajudar :)

Algumas possíveis soluções para os buracos na sua ideia:

E se o Conselheiro decidir "sabotar" o Aprendiz, e passar informações incorretas ?

Sinceramente eu não acho que o Conselheiro iria quere "sabotar" o Aprendiz dessa forma, até porque ele não ganharia nada com isso certo? Talvez a questão seja mais o Conselheiro ter uma ideia equivocada sobre alguma coisa que genuinamente acredita estar correto e acabar passando essa visão pro Aprendiz. Pra contornar isso o Aprendiz teria que estar consciente que, como quase tudo na internet, as informações do Conselheiro não são 100% confiáveis. O Aprendiz poderia manter contato com mais de um Conselheiro para ver vários pontos de vista sobre um assunto, ou até mesmo validar oque outro Conselheiro disse

E se o Aprendiz não entender esse relacionamento, e começar a spammar e fazer perguntas que ele deveria correr atrás ?

Aí acho que depende do Conselheiro instigar essa habilidade de obter resposas sozinho. Se o aprendiz está com dificuldade em algo como "Como eu crio uma validação de formulário, utilizando a linguagem X ?", o Conselheiro poderia ensinar o Aprendiz a obter essa resposta sozinho na internet, e treinar essa habilidade tão importante da nossa área.

No caso eu não sei se esse tipo de aprendizado seria muito "didático" para essa plataforma, talvez ensinar coisas seja diferente de discutir sobre reflexões na área. Enfim, isso é mais uma coisa a se discutir também.

E se o Conselheiro reportar que o Aprendiz está fazendo ameaças, xingando, etc.

Se a plataforma em questão incluir um chat para os dois conversarem, a plataforma poderia ter a opção de bloquear e denunciar Conselheiros e Aprendizes que forem desrespeitodos com o outro. Se a conversa rolar em outras plataformas como Discord ou Linkedin, então nesse caso caberia a pessoa que está sendo desrespeitada a bloquear e denunciar o outro da forma como a plataforma permite. No fim o desrespeito é sempre algo possível onde existe interação entre pessoas.

E eu tenho mais uma ideia para esse seu projeto

Você falou bastante sobre a relação entre alguém mais experiênte com alguém menos experiênte, com a ideia de um aconselhar o outro. Mas talvez a plataforma poderia instigar também a relação entre os próprios Aprendizes, porque as vezes é legal conversar com alguém que está no mesmo nível que você :)

Também é interessante que as conversas englobem tanto questões mais técnicas como o seu exemplo "Hoje eu aprendi a validar formulários no Front-end, então quer dizer que no Back-end não preciso validar de novo né ?", mas também englobem questões mais gerais como por exemplo "o quão importarte é conhecer regra de negócio de uma empresa e como aprender mais sobre isso".

Carregando publicação patrocinada...
5

Sobre a ideia

A ideia original é muito boa! E as melhorias sugeridas pelo LikedAndrew, também! A proposta inicial da existência de mentores e aprendizes é excelente!

Minhas sugestões para abordar o projeto

Vejo duas formas de aprimorar a dinâmica entre as interações, baseado em reputação:

1. Novos usuários podem se cadastrar como mentores ou aprendizes

Para esse caso, ambos os usuários iniciam com reputação 0. A cada interação/diálogo/conversa o mentor avalia o aprendiz e o aprendiz avalia o mentor. Por meio disso, é possível identificar dentro da comunidade quais mentores e/ou aprendizes estão prejudicando as interações e quais deles estão mais bem avaliados. Isso contribuiu para que o próprio usuário enxergue o seu próprio crescimento.

2. Todos os usuários podem ser mentores ou aprendizes

Após a interação/diálogo/conversa os envolvidos se avaliam (por exemplo de 1 a 3). Da mesma maneira que no item 1 é possível verificar dentro da comunidade quem contribuiu de verdade. Porém, nesse segundo ponto não deveria existir uma classificação de mentor ou aprendiz. Isso fica subentendido ao verificar a reputação de cada um.

Para quando o escopo do projeto escalar

Essas sugestões estão bem suprimidas. Mas o fato é que além disso, poderia existir uma gamificação a partir da reputação. De forma que insígnias, broches e títulos, são atribuídos aos usuários que alcançam determinados níveis de reputação.

Sobretudo, é possível ainda tornar a comunidade sustentável economicamente, permitindo a compra de insígnias, broches e títulos exclusivos para que sejam atribuídos aqueles usuários que mais contribuem.

Como eu disse, a ideia é muito boa!

Eu não sei exatamente em qual comentário responder, mas vou publicar aqui.

2

Cara, muito massa suas sugestões. Eu tinha pensando sobre essa questão de as pessoas poderem avaliar tanto o aprendiz quanto o conselheiro, mas não nesse esquema de reputação, achei bem massa. Um ponto que eu notei é que a pessoa poderia ser tanto um aprendiz quanto um mentor. De modo geral, eu me considero um aprendiz, pois não trabalho na área ainda, e sinto falta de ter alguém para bater um papo. Porém, eu sempre tentei entender o porque das coisas, então talvez em algumas situações, para algumas pessoas, eu seria um mentor.

2

Eu não tinha pensando enssa questão de dois Aprendizes ou mesmo dois Conselheiros se conectarem, mas realmente faz sentido.

E sobre as questões globais, é justamente o objetivo. Deve haver um equilíbrio. É só para o Aprendiz ter uma panorama geral de algo, não precisa explicar detalhadamente como as coisas funcionam por de baixo dos panos.