Executando verificação de segurança...
2

Como conciliar o estudo em programação com a escola?

Estou querendo voltar a estudar programação, de verdade dessa vez, mas minha escola me toma uma enorme parte do meu tempo. Minha escola tem prova a cada 2 semanas e alguns trabalhos e deveres bem chatinhos, dificeis e grandes de fazer, como eu poderia conciliar isso com a programação?

Carregando publicação patrocinada...
2
1
2

Para o seu caso e tantos outros, que veem a dificuldade de encontrar tempo livre para se dedicar em algo, vou passar algumas dicas que me ajudaram a poder aumentar a eficiencia e descobrir tempo, quando antes achava que não existia:

Procure sobre Gestão de Tempo

Isso no inicio será como um novo paradigma. É muito mais conhecido outras gestões, das como a financeira, por exemplo. Por isso entendo comum não conhecer se for o caso.

Nesta gestão, passará a ver todas as suas 24 horas do dia como um tempo gerivel e paupavel, onde pode organizar e medi-lo. Assim, permitindo encontrar as lacunas de tempo livre que antes nem via direito.

Gosto do canal Jovens de Negócios e vi que tem um video breve sobre, onde pode ajudar a entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=L3zsFWDKzp0

Procure um foco

Quando não temos muito tempo, não podemos ver muitos conteudos com maior frequencia. Assim, se houver vários assuntos que queira ver, se ver muito pouco e sem uma repetição minima necessária, irá infelizmente, patinar nos estudos. Nem precisa dizer que isso culminá numa desistencia.

Assim, a dica de ouro é procurar ver uma coisa de cada vez. Paciencia com o aprendizado é a chave para atingir qualquer que sejam as metas.

Procure por roadmaps, que são "caminhos" para se atingir objetos em várias tecnologias. Há roadmaps de dev Java, roadmaps para dev Front-end, enfim, para várias techs.

Esse site é bem conhecido: https://roadmap.sh/

Procure se auto conhecer

Cada um possui um ambiente diferente, impactado ainda com possiveis neurodivergencias (alguns TDAH, autismo, etc), ou outros aspectos de saúde, onde tudo isso afeta na forma que age e vive.

É um tema que muito é jogado de lado e tratado como algo terciário, todavia a mim, é o principal. Se não se conhece inteiramente, como poderá seguir com plenitude um caminho de sucesso ?

As vezes, uma preguiça que vem e vai, pode ser um caso de TDA, que se não descoberto, viverá a vida sendo julgado por preguiça, quando na verdade, era algo que não podia evitar e sim amenizar com algumas tecnicas.

Procure ter paixão no que faz !

Desenvolver desde habilidade, projeto ou qualquer coisa que demande exforço contínuo, requer determinação alta para se manter naquilo. Todavia, quando há um sentimento incluido, isso se torna mais forte.

Por isso, voltado a programação, ainda mais por estar na escola (acredito eu ensino medio ou anteior) e não precisar deste conhecimento por ora para conseguir trabalho, você tem tudo para poder escolher o que te traz mais amor e assim poder seguir por este caminho, mesmo que demore meses a anos para dominar.

Se fica indeciso, recomendo o caminho básico, do HTML, CSS e Javascript. É requisito a quase todo dev saber esta tríade. Com isso faz site, jogos, apps, enfim. Se bem domina-las, consegue alçar ótimos vôos !

Espero ter ajudado ;)

Como não da para seguir e não temos links nos perfis, deixo meu Github, onde pode me seguir ;)

1
2

Oi,

Se a escola não é de turno integral, é para sobrar tempo, mesmo com provas e trabalhos constantes. Ter tempo é questão de prioridade, vou me usar como exemplo para explicar isso:

Tenho 25 anos, sou casado, trabalho 8~9 horas por dia, faço 3 cadeiras em uma faculdade mediana (mas que dá atividades obrigatórias toda semana e acho que provas são de 3 em 3 semanas), não tenho empregada doméstica ou alguém que faça minhas atividades em casa. Eu acordo 8:50, começo a trabalhar as 9h, paro meio dia, almoço (minha esposa faz a comida), lavo a louça e volto ap trabalho até umas 18:30h. As vezes fico estudando mais 1h e depois saio para ficar com minha esposa e ajeitar a casa até ela ir dormir às 22h, então eu volto para estudar e fico até 00:30h, aproximadamente, e vou dormir.

Repare algumas coisas na minha rotina: priorizei trabalho, estudos e casamento, então tomei algumas medidas como excluir redes sociais e jogos que me tomavam tempo e tenho um horário acordado que não é 100% compatível com o da minha esposa por que ela acaba sendo uma distração para meus estudos.

Agora voltando para o seu exemplo:
Quais são suas prioridades? se quer ser um ótimo programador, terá que abrir mão de algumas coisas. Como por exemplo, estudar menos para escola e aceitar que sua nota vai cair de 10 para 7, esse tempo vc usa para programar. Ou pode excluir ou limitar tempo em jogos/redes sociais/namoro. Você não mencionou trabalho, então espero que no mínimo seja uma escola de tempo integral para te ocupar tanto tempo, senão tem tempo sobrando aí e falta (com todo o respeito) vergonha na cara de sentar na frente do pc e começar a programar.

Enfim, diminui algumas outras coisas que faz, se a escola for de turno integral, pode usar parte do tempo do almoço para fazer os temas, deixando mais tempo livre para quando estiver em casa poder programar. Você pode pensar: "Ah, mas esse é o tempo que tenho pra conversar com meus amigos na escola" e é aí que entra a questão da prioridade, escolher entre o prazer momentâneo ou uma construção sólida de conhecimento para crescer como programador.

Desculpa se pareci rude em algum momento, te desejo sucesso e espero ter ajudado de alguma forma

1
2

Cara, estudo da escola é maçante, mas não menos importante.

Seja para um vestibular ai no futuro, ou para conhecimento mesmo. Ser programador não significa que vc não precisa saber quimica, física, biologia, matemática...

Matemática e programação e Inglês e programação são combinações que todos já entendem, não preciso me aprofundar.

Português e programação: para aprender a se comunicar, se fazer entender, desenvolver habilidades de argumentação. Tem gente pós-graduada que não sabe escrever um e-mail... Complicado.

Física e programação, ou melhor, computação, tem tudo a ver. Pesquise sobre.

Quimica e programação: Essa brincadeirinha aqui é a prova de que da pra juntar quimica + programação. Até fiquei com vontade de criar uma "classe molecula" kkkk

Biologia e programação: vc sabia que o paradigma de orientação à objeto tem muito a ver com biologia? Dá uma olhada nisso aqui.

Filosofia e programação: tudo a ver, também. Foram os grandes filósofos do passado que começaram a moldar aquilo que hoje chamamos de lógica. Vê isso aqui.

Enfim, cara. O que quero dizer é que, quanto mais você se dedicar ao seu estudo básico, melhor programador no futuro você vai ser. E ainda que a sua escola não seja a melhor (to supondo aqui, não sei dizer se isso ocorre), você, como programador, já é um autodidata por natureza, que sabe onde buscar a informação que a escola não te dá.

1

Me parece uma boa escola. É pouco para afirmar isso, mas pode ser um bom indicativo. Ela pode estar te preparando para poder dar voos mais altos, por exemplo na programação.

Boa parte das pessoas com dificuldades para evoluir na programação tiveram problemas na escola. Não tiveram bem, ou não deram valor para as coisas chatas. E não vão dar valor para as coisas chatas da programação, vão procurar só as mais estimulantes, por isso que muita gente indica aprender com o que for mais fácil, que dá resultado mais rápido, que já coloca no mercado de trabalho, e prejudica a boa formação.

Não estou ignorando a dificuldade financeira das pessoas, infelizmente é algo que pode fazer não ficar ideal, mas é outra questão, falo considerando que a pessoa tem alguma folga para fazer escolhas e lamento pelos outros.

Não tem muito o que fazer. É se organizar e se dedicar ao que é mais importante agora e ir arrumando tempo para aprender programar, com calma, devagar, um passo de cada vez, o mundo não vai acabar amanhã. Sempre tem que abrir mão de alguma coisa, às vezes tem que ser do lazer, embora não seja de todo bom, é interessante ter equilíbrio. Mas também dá para fazer o trabalho/estudo ser um pouco prazeroso.

Você tem que decidir o que é melhor para o resto da sua vida e planejar para o que o tempo renda, não desperdiçá-lo com o que não importa. Ou ter as consequências se for por outro caminho. Ninguém é obrigado a fazer o melhor possível. Desde que tenha consciência das consequências, a felicidade importa mais.Só não dá para ter tudo. E em muitos casos a pessoa se sabota, mais se for inexperiente.

Não tem solução mágica.

De qualquer forma, parte da programação é criar soluções. Isso é um problema para treinar em achar uma boa solução. Tudo tem um lado positivo e negativo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Ele não é muito focada em programação, nunca tive muita dificuldade na escola, tentei sempre ser o aluno nota 10, mas ficava mais no aluno nota 7 e raramente um nota 9.

1

Você entende que não precisa mais que algumas horas por semana?

O estudo de programação é algo que deve ser longo(nos anos).

O que quero dizer com isso, é muito melhor estudar um pouco por dia que muito.
Pois você vai estudar pra sempre.

Não mais que 30 minutos por dia. Nem precisa ser isso.
Eu estudo todos os dias pelo menos 1 hora. Mas eu já tenho mais tempo e sou mais velho 35 anos.

Se eu tivesse começado na escola com 20 minutos por dia, saberia umas 8 vezes mais do que sei hoje!

Então, tenha calma, estudo um pouco por dia, que vai dar tudo certo.

1

Olá matheusfcw, tudo bem? Sou professor de escola integral e entendo as dificuldades que você ennta. Há duas habilidades centrais que podem facilitar sua jornada e trazer bons resultados: saber estudar e saber gerenciar o tempo.

Para estudar bem, é importante dedicar-se todos os dias, revisar o conteúdo que foi apresentado e realizar as tarefas de casa imediatamente. Não estude apenas para as provas, use-as apenas como exercícios, mas busque extrair o máximo das aulas em si. Além disso, após cumprir esse "básico", estude aquilo que lhe interessa da forma que preferir, procurando aprofundar-se nos temas abordados na escola e compartilhando seus aprendizados com colegas, professores e sua família.

Quanto ao uso eficaz do tempo, procure reservar um período diário para estudar os conceitos básicos, dedicando no mínimo 15 minutos e no máximo 1 hora. Isso ajudará em sua evolução constante e gradual, tanto em inteligência quanto em disciplina. Em seguida, dedique de 15 minutos a 1 hora aos estudos de seu interesse, como programação.

Não se preocupe em evoluir rapidamente, mas sim em criar uma evolução exponencial e sustentável ao longo do tempo.

Espero que essas orientações sejam úteis para você.

1

Eae,

Tenho 16 anos e estou no segundo médio. Na minha escola tenho prova toda terça e quinta (além de trabalhos e tal), então tento, mesmo que com dificuldade, organizar meu tempo entre escola e programação.

Nos dias anteriores às provas (segunda e quarta) meu foco é completo no estudo dos conteúdos da prova, ou seja, depois das 15:00 estudo apenas o conteúdo da prova (recomendo procurar vídeos sobre os temas da prova que ajudam demais).

Nos dias que sobram, eu escolho 1 pra fazer os trabalhos da escola. Pegue um dia que não precise estudar e tente adiantar ao máximo os trabalhos escolares que você tem. Acho que não devia falar isso mas... use o ChatGPT pra fazer os trabalhos, porque é rápido, ajuda demais e você acaba aprendendo também com as respostas dele (e até agora não percebi efeitos colaterais kkk).

Os outros dias uso para desenvolver projetos pessoais e, para estudar coisas novas como frameworks e libs, eu costumo pensar em projetos que possam usar esta ferramenta (mesmo que não seja a maneira mais eficiente) para aprender da forma mais prática possível.

Bom, essa é a forma que uso para me organizar na semana, mas para você isso pode não funcionar. Tente adaptar isso como for melhor para você e não se preocupe (ainda) se não conseguir se organizar com os prazos, lembre-se que a prioridade agora é a escola e você ainda não tem a obrigação de manter prazos com os projetos pessoais.

Tmj