Não consigo falar muito bem sobre burnout em programação, mas recentemente tive um do tipo, porem com estudos na minha escola, fiz uma coisa interessante que até me fez voltar a querer programarkkkk, eu tirei 1 semana inteira das 3 semanas que ainda me falta para as provas apenas para descansar, sem estudar, no caso o que digo como "estudar" é revisar a matéria, ver vídeo aula e exercicio, só fiz o obrigatório e me dei esse tempo de descanso, se caber ao seu horário, quem sabe possa te ajudar, abraço :)
Eu consigo separa meu tempo de trabalho, descanço, lazer e diversão. Porém quando tento começar uma pausa ou descançar a minha mente fica meio que alucinada e seduzida pela diversão em tela e pixels, games principalmente. Meio que viciado, e dependente de estar na frente de uma tela mo meu horário de almoço assisntindo qualquer coisa durante a refeição e depois do trabalho no meu descanço sinto necessidade de jogar ou ler alguma coisa no tablet. O meu tempo de descanso e ócio é praticamente na frente de uma tela.
Aí já não sei como poderia ter ajudar, quem sabe mudando drasticamente seu ambiente ou desenvolvendo uma maior autodisciplina, talvez funcione.
Para vícios, busque ajuda especializada. Um forum de tecnologia não seria o local ideal.
Se quer só sugestões para "limpar a mente" e desligar do trabalho, posso sugerir:
- Compre um quebra-cabeça de 1000+ peças, e tire 10 minutos por dia tentando montá-lo.
- Vá para a rua, praça, parque, e faça fotos. Pode usar o celular no início, se gostar pode comprar depois uma câmera compacta (ou veja se tem uma cybershot antiga aí pela gaveta). Veja alguns exemplos de "street photograph" e se inspire.
- Busque um local de contemplação ou concentração próximo a você. Pode ser uma biblioteca pública, uma igreja ou capela. Não precisa ser religioso, nem ir lá rezar. Basta entrar e ficar sentado, já que esses locais são silenciosos, e ninguém vai lhe incomodar. Caso seja perto de casa, vá sem celular.