Minha 1° experiência como recrutador e aprendizados
Na empresa que trabalho, participei diretamente na avaliação do processo seletivo, criação do teste técnico e entrevistas para uma vaga de júnior fullstack. Sou desenvolvedor e nunca tinha feito nada parecido.
Respondendo a 3)
Uma das decisões do meu chefe que fizeram candidatos não avançarem para próxima etapa foi o canditado dizer uma pretenção salarial acima da média do mercado, sendo que não tinham experiência.
Dicas extras que percebi como recrutador
Alguns são óbvios quando se lê, mas acabam sendo esquecidos quando está no processo seletivo:
- Não peça para fazer o exercicio em outra linguagem se o teste está dizendo que é obrigatório utilizar alguma específica.
- Colocar seu projeto online ganha "pontinhos" extras (não importa se é servidor gratuito)
- Colocar online nos poupa de ter que instalar seu projeto, mas ainda iremos avaliar o README do projeto e tentar instalar ele. Não descarte o README só porque colocou online.
- Escreva um código organizado e facil de entender. Código não comentado e com variáveis com nomes "genéricos" dão impressão que não sabe o que estava fazendo e copiou de algum curso online
- O README precisa estar perfeito, explicar passo a passo como instalar o projeto. Se o avaliador não conseguir instalar é você que perde a vaga.
- Fazer coisas a mais do que foi pedido é considerado relevante sim, mas o que foi pedido precisa estar perfeito (sem bugs). Vale mais deixar o que foi pedido perfeito do que inventar coisas a mais. A minha avaliação foi do tipo "usuário maluco" clicando em tudo para tentar quebrar a aplicação.
- Na entrevista, ter um pitch já feito para a pergunta "fale um pouco sobre você" é legal, se disser que é um pitch pronto demonstra honestidade e não iremos ver como algo "decorado"
- Ter respostas planejadas para algumas perguntas é bom, mas não exagere parecendo que está lendo de algum lugar, vai soar falso.
- Se a entrevista for por video chamada, ligue a câmera, nem que seja pelo celular. Acaba influenciando negativamente mesmo que não seja a intenção do avaliador.
- Na entrevista não é momento para você falar das 25 linguagens que você sabe, queremos saber como você trabalha em equipe, se não vai pular da empresa em pouco tempo e se não é babaca.
- Elogiar o processo seletivo na hora da entrevista vai te dar uma boa impressão.