Executando verificação de segurança...
1

Para o meu exemplo, era para vaga de júnior e eram pessoas que não tinham experiência, mas o que você disse faz sentido e concordo que fica uma incógnita dados os possíveis benefícios. Eu particularmente não gosto dessa prática de perguntar pretensão salarial, só na etapa final de contratação.

4- Sim! precisa estar entendível pelo menos. Dava até gosto de avaliar código que dava para entender de primeira.
10- saber se vai pular da empresa tem mais questão da pessoa mostrar interesse pela EMPRESA que está contratando. Acho que isso dava um melhor indicativo que a pessoa não iria sair em pouco tempo.
11- esse de elogiar foi o caso dos dois que entraram. Quando fazemos o processo seletivo dá um puta de um trabalho, se a pessoa elogiar algumas etapas, quem está estruturando o processo vai sentir um certo "dever cumprido" e vai te olhar com bons olhos (indicativo forte que o candidato não é babaca xD)
Alguns exemplos dos elogios:

  • Gostei muito de fazer o exercício, achei bem divertido
  • A API do exercício era bem interessante/legal (mais efetivo se a API é da própria empresa)
  • Eu estava nervoso no começo da entrevista, mas você conduziu de uma forma que me acalmou, obrigado. (ou se sentiu a vontade conversando com o entrevistador)
Carregando publicação patrocinada...
1

10 - Você se refere aquela dica de estudar a empresa e falar sobre ela na entrevista ou tem algo a mais? Eu costumo perguntar sobre o projeto, sobre o time, o que esperam de mim, quais desafios a empresa enfrenta hoje, etc.
11 - Ah, entendi. Tô ligado.

2

Acho que está no "algo a mais", associar coisas de seu interesse com o trabalho na empresa. Algo como: "meu objetivo de longo prazo é virar sênior" soa pior que "no longo prazo quero estar confiante em fazer X (automações, integrações, escalabilidade, etc) e ajudar outras pessoas com X".
Outra coisa, soar "egoísta" vai dar essa impressão de que vai sair logo. Como não soar egoísta? Você quer crescer junto com a sua equipe e ajudando ela a crescer, o erro de um é erro da equipe e seu também, então você irá ajudar a consertar mesmo que não seja erro seu. Cada um tem seu papel no time e você tem o seu, você não é sabe-tudo que irá resolver tudo e precisará de ajuda e estará disposto a ajudar a quem precisar.

Achar se o candidato vai sair logo ou não, é muito do "feeling" do entrevistador, porque a gente tem 20-30 min para saber ao máximo do candidato na entrevista, então é literalmente procurar pêlo em ovo, se algo soar estranho a gente vai discutir entre os avaliadores sobre a impressão que deu a frase do candidato.