Executando verificação de segurança...
2

5 Erros mais comuns dos Programadores Iniciantes

  1. Falta de Conhecimento em Redes e Protocolos: Importância da compreensão básica de redes e protocolos. Exploração da arquitetura cliente-servidor e sua relevância. Necessidade de entender o protocolo HTTP para requisições eficientes.
  2. Dependência Excessiva de Bibliotecas Externas: A importância do equilíbrio entre dependências e resolução de problemas. Riscos associados à terceirização completa para bibliotecas externas. Problemas de versionamento e falta de preocupação com a própria versão do projeto.
  3. Descuido com a Segurança: Reconhecimento das vulnerabilidades em aplicações web. Necessidade de estudar fragilidades de segurança, especialmente no front-end. Abordagem de temas como validação de dados, injeção SQL, XSS, e controle de sessão.
  4. Negligência em SEO: Ampliação do conceito de SEO além do conteúdo e tempo de resposta. Considerações sobre experiência do usuário, usabilidade e fatores técnicos. A importância de pensar em SEO desde o início da construção da aplicação.
  5. Falha em Desenvolver para Múltiplos Dispositivos: Ênfase na responsividade da aplicação para diferentes dispositivos. Evolução da abordagem, superando a necessidade de versões específicas. Relevância de entender frameworks como React, Angular e Vue.js para desenvolvimento responsivo.

Cada tópico aborda um erro comum dos programadores iniciantes, fornecendo insights e dicas para evitar essas armadilhas no desenvolvimento de aplicações web.
Gostou do conteúdo? Isso é apenas uma síntese do artigo:
5 Erros Mais Comuns Dos Desenvolvedores ( Artigo Completo )

Carregando publicação patrocinada...
6

1 erro comum de programadores iniciantes

  1. Ignoram os fundamentos. Esquecem que ninguém vai programar bem sem comunicação e expressão, matemática, ciências e até filosofia em certo nível. Depois os fundamentos da computação e engenharia de software. Se pula pro resultado, não importa redes, uso de bibliotecas, segurança, SEO (até porque isso nem importa para sistemas e só para websites - também não sei o que isso tem a ver com UX) e sobre múltiplos dispositivos, que pode nem ser necessário em boa parte dos contextos. E não olhar para o contexto e aplicar "boas práticas" cegamente, seria um outro erro extremamente comum, mas é só consequência de faltar o que já foi dito.

Se eu fosse colocar outro item, seria: usar o ChatGPT.

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Cara, demorou para min entender isso. infelizmente os iniciantes na sua grande maioria acaba caindo naqueles bootcamps com promessas mirabulosas. Eu dei a sorte talves por falte de dinheiro pra investir acabei caindo no canal do guanabara que conseguiu me dar uma introdução ao mundo da programação depois que terminei o cursinho de python dele eu achava que já sabia programar e resolver problemas eu estava perdidamente enganado pois até então não tinha estimulado nada da base. Só segui um roteiro feito em um laboratorio onde tudo é planejado para dar certo...

0
1

Perfeito, é isso mesmo!
Meu objetivo foi dissertar sobre os erros já dentro da área de aplicações web, conforme informe ao final, mas vejo que seu ponto deveria receber a atenção daqueles que ainda não trabalham na área.
E digo mais, vejo isso como um problema em partes gerado pelas vendas de curso na internet, não sou contra e inclusive acho que ajuda muito, porém penso que a maioria é muito "direto ao código" enquanto ignoram fundamentos básicos que realmente formam a maneira que um bom desenvolvedor pensa e resolve problemas.

1

Minha lista é um pouco diferente, pois nela há "requisitos" que eu colocaria antes desses que você listou:

  1. Ter boa interpretação de texto, praticar leitura e escrita;
  2. Saber fazer boas perguntas, adicionando contexto, limitações e qualquer informação que possa ajudar aos demais entenderem o que a pessoa precisa;
  3. Saber pesquisar antes de perguntar, no mundo da programação vários problemas são recorrentes e já estão listados em diversos fóruns, blogs, vídeos... Este ponto tem haver com o anterior, pois para fazer uma boa pesquisa você precisa fazer boas perguntas, seja para o Google, para o GPT ou qualquer outra ferramenta;
  4. Saber pensar por si mesmo, a coisa mais comum de um iniciante é terceirizar o senso crítico, "Vou usar isso porque o fulano do YT falou que é ULTIMATE MASTER BLASTER, e que todo o resto está morrendo, e que não for nessa onda vai ficar sem trabalho, se você não faz desse jeito você está errado"
  5. Uma extensão do item acima é sobre o uso de IA para codificiar, há pessoas entrando na área que já estão terceirizando decisões sobre o código para IAs, deixam de usar como auxiliar para que ela comece a decidir praticamente tudo, algumas pessoas são incapazes de explicar o código gerado e apenas assume como correto. Pessoas assim serão as primeiras a serem substituídas.
  6. Ir além do básico, já perdi as contas de quantos currículos já recebi, e o conteúdos dos repositórios dos candidatos são projetos de cursos caça-níquel: pokedéx, "clone" de Netflix/Twitter, ToDo-list... e nada muito além disso no repositório, alguns nem mudam o README.md. (Se seu repositório é assim, pelo menos coloque esses projetos como privado, queima muito o filme)
  7. Não perder tempo em discussões que não levam a lugar algum: "Java é melhor que C#", "Rust é melhor que C++", "iOS é muito melhor que Android".
  8. Estudar, estudar, estudar..., isso não significa comprar cursos, ninguém precisa de cursos para estudar. Vá atrás das fontes, tem muita gente que tira o dinheiro de muitas pessoas apenas replicando os conteúdos de livros e documentações, hoje em dia os que estão em alta são "Arquitetura Limpa", "DDD", "Design Patterns"... porque comprar um curso desses (em sua maioria, bem superficiais e com didática ruim) ao invés de ler o livro que os vendedores usaram como base para fazer o curso?
  9. E pelo amor da divindade que você acredita, chega de perguntas VALE A PENA.... Não faz sentido esse tipo de pergunta para um grupo de pessoas que não te conhecem, o que vale a pena pra mim provavelmente não vale a pena pra você, o que vale a pena hoje pode ser que não valer a pena amanhã. Isso tem haver com o ponto de pensar por si mesmo
1

Eu concrodo com quase tudo, inclusive é o desenvolvimento que eu respondi, já que sem o que eu disse a pessoa não chega em nada disso.

A única discordância vai no "os que estão em alta são "Arquitetura Limpa", "DDD", "Design Patterns"". O problema é que as pessoas estão indo muito na modinha, estão adotando porque estudaram, e fazendo errado porque ainda faltou o resto bem feito. Sem a pessoa estar com o alicerce muito bom, vai colocar esses enfeites em algo que afunda.

Por exemplo, como falta fundamento, as pessoas aprendem sobre OS design patterns, e não sabem sequer o que é isso, e aí aprende errado, porque o livro fala do próprio umbigo, não como surge aquilo. Ignoram que são um tipo bem específico de DP. Aí cai no que eu vivo falando:

  • A pessoa aprende errado
  • Ela treina o erro
  • Sempre executa o erro com a validação de quem faz o mesmo
  • E ensina o erro, briga por ele e encontra validação nisso.
0

Adorei seu ponto pois complementa muito o que eu dissertei, pois se parar e perceber, eu listei mais coisas técnicas e vocês mais "soft skills" por assim dizer!

Obg pela interação.

1
1

Meus principais erros como iniciante

  1. Ter fobia de mensagens de erro: eu travava, entrava em choque toda vez que o código não compilava. Demorou pra entender que isso era parte do processo. Era o compilador me.dando feedback sobre o que estava errado. Pior se a coisa nao funcionasse e eu nao soubesse o porquê.

  2. Não ler documentação. É como tentar montar a bicicleta do Enzo sem ler o manual. E hoje, com os GPTs da vida, corre-se o risco de se esquecer ainda mais das documentações. Ali é a fonte zero do conhecimento. É dali que as LLMs puxam informação para cuspirem em seus gpts.

  3. Não criar projetos próprios: passei tempo demais aprendendo de maneira passiva: assistindo vídeos, assisntindo cursos, copiando código. Como ja foi dito, alí é o lugar onde tudo foi feito para dar certo. Talvez isso explique o meu erro numero 1. Minha grande evolução como programador veio quando eu cometi a loucura de aceitar construir uma aplicação para empresa que eu trabalhava. Ali tive que lidar com prazos, cobranças, mensagens de erro, coisas que eu não sabia como resolver. Um ambiente bem mais proximo ao real, que curso nenhum pode te dar.

  4. Ficar ansioso demais por uma vaga. Por causa dessa ansiedade me enfiei em cursos ruins, que me prometiam coisas irreais, passeiuito tempo ansioso e infeliz por achar que não estava tendo sucesso na minha caminhada. Poderia muito bem ter utilizado esse tempo para estudar mais, mergulhar mais nos fundamentos e assim chegar muito mais bem preparado para o dia de hoje.