Meus principais erros como iniciante
-
Ter fobia de mensagens de erro: eu travava, entrava em choque toda vez que o código não compilava. Demorou pra entender que isso era parte do processo. Era o compilador me.dando feedback sobre o que estava errado. Pior se a coisa nao funcionasse e eu nao soubesse o porquê.
-
Não ler documentação. É como tentar montar a bicicleta do Enzo sem ler o manual. E hoje, com os GPTs da vida, corre-se o risco de se esquecer ainda mais das documentações. Ali é a fonte zero do conhecimento. É dali que as LLMs puxam informação para cuspirem em seus gpts.
-
Não criar projetos próprios: passei tempo demais aprendendo de maneira passiva: assistindo vídeos, assisntindo cursos, copiando código. Como ja foi dito, alí é o lugar onde tudo foi feito para dar certo. Talvez isso explique o meu erro numero 1. Minha grande evolução como programador veio quando eu cometi a loucura de aceitar construir uma aplicação para empresa que eu trabalhava. Ali tive que lidar com prazos, cobranças, mensagens de erro, coisas que eu não sabia como resolver. Um ambiente bem mais proximo ao real, que curso nenhum pode te dar.
-
Ficar ansioso demais por uma vaga. Por causa dessa ansiedade me enfiei em cursos ruins, que me prometiam coisas irreais, passeiuito tempo ansioso e infeliz por achar que não estava tendo sucesso na minha caminhada. Poderia muito bem ter utilizado esse tempo para estudar mais, mergulhar mais nos fundamentos e assim chegar muito mais bem preparado para o dia de hoje.