Executando verificação de segurança...
1

Minha lista é um pouco diferente, pois nela há "requisitos" que eu colocaria antes desses que você listou:

  1. Ter boa interpretação de texto, praticar leitura e escrita;
  2. Saber fazer boas perguntas, adicionando contexto, limitações e qualquer informação que possa ajudar aos demais entenderem o que a pessoa precisa;
  3. Saber pesquisar antes de perguntar, no mundo da programação vários problemas são recorrentes e já estão listados em diversos fóruns, blogs, vídeos... Este ponto tem haver com o anterior, pois para fazer uma boa pesquisa você precisa fazer boas perguntas, seja para o Google, para o GPT ou qualquer outra ferramenta;
  4. Saber pensar por si mesmo, a coisa mais comum de um iniciante é terceirizar o senso crítico, "Vou usar isso porque o fulano do YT falou que é ULTIMATE MASTER BLASTER, e que todo o resto está morrendo, e que não for nessa onda vai ficar sem trabalho, se você não faz desse jeito você está errado"
  5. Uma extensão do item acima é sobre o uso de IA para codificiar, há pessoas entrando na área que já estão terceirizando decisões sobre o código para IAs, deixam de usar como auxiliar para que ela comece a decidir praticamente tudo, algumas pessoas são incapazes de explicar o código gerado e apenas assume como correto. Pessoas assim serão as primeiras a serem substituídas.
  6. Ir além do básico, já perdi as contas de quantos currículos já recebi, e o conteúdos dos repositórios dos candidatos são projetos de cursos caça-níquel: pokedéx, "clone" de Netflix/Twitter, ToDo-list... e nada muito além disso no repositório, alguns nem mudam o README.md. (Se seu repositório é assim, pelo menos coloque esses projetos como privado, queima muito o filme)
  7. Não perder tempo em discussões que não levam a lugar algum: "Java é melhor que C#", "Rust é melhor que C++", "iOS é muito melhor que Android".
  8. Estudar, estudar, estudar..., isso não significa comprar cursos, ninguém precisa de cursos para estudar. Vá atrás das fontes, tem muita gente que tira o dinheiro de muitas pessoas apenas replicando os conteúdos de livros e documentações, hoje em dia os que estão em alta são "Arquitetura Limpa", "DDD", "Design Patterns"... porque comprar um curso desses (em sua maioria, bem superficiais e com didática ruim) ao invés de ler o livro que os vendedores usaram como base para fazer o curso?
  9. E pelo amor da divindade que você acredita, chega de perguntas VALE A PENA.... Não faz sentido esse tipo de pergunta para um grupo de pessoas que não te conhecem, o que vale a pena pra mim provavelmente não vale a pena pra você, o que vale a pena hoje pode ser que não valer a pena amanhã. Isso tem haver com o ponto de pensar por si mesmo
Carregando publicação patrocinada...
1

Eu concrodo com quase tudo, inclusive é o desenvolvimento que eu respondi, já que sem o que eu disse a pessoa não chega em nada disso.

A única discordância vai no "os que estão em alta são "Arquitetura Limpa", "DDD", "Design Patterns"". O problema é que as pessoas estão indo muito na modinha, estão adotando porque estudaram, e fazendo errado porque ainda faltou o resto bem feito. Sem a pessoa estar com o alicerce muito bom, vai colocar esses enfeites em algo que afunda.

Por exemplo, como falta fundamento, as pessoas aprendem sobre OS design patterns, e não sabem sequer o que é isso, e aí aprende errado, porque o livro fala do próprio umbigo, não como surge aquilo. Ignoram que são um tipo bem específico de DP. Aí cai no que eu vivo falando:

  • A pessoa aprende errado
  • Ela treina o erro
  • Sempre executa o erro com a validação de quem faz o mesmo
  • E ensina o erro, briga por ele e encontra validação nisso.
0

Adorei seu ponto pois complementa muito o que eu dissertei, pois se parar e perceber, eu listei mais coisas técnicas e vocês mais "soft skills" por assim dizer!

Obg pela interação.

1