Executando verificação de segurança...
1

COMO SABER A HORA DE SAIR DE UMA EMPRESA?

Atualmente, estou cursando o 5º semestre de Ciência da Computação e, com isso, tenho sentido que falta tempo para conciliar as obrigações do curso e o trabalho. Sinto-me desanimado com a situação e com a falta de perspectiva.

Tenho 20 anos e trabalho como suporte técnico em uma empresa, mas as demandas mais complexas, como as relacionadas aos servidores ou ao acesso de administrador, são terceirizadas para outra empresa. Isso me impede de aprender de forma mais profunda e de me desenvolver no campo da tecnologia.

Minha principal dúvida é se vale a pena deixar o trabalho atual para focar nos estudos. Apesar de estar há mais de dois anos na empresa, não vejo perspectivas de crescimento profissional, principalmente porque o setor em que trabalho é de saúde e não há um plano de carreira estruturado.

A maior parte do tempo, não há atividades desafiadoras para mim, e o fato de não ter um ambiente propício para aprendizado, devido à empresa terceirizada, tem me deixado ainda mais desmotivado. Existe um analista de sistemas PJ na empresa, que trabalha das 10h às 16h com um bom salário (eu acho), mas como não atuamos no mesmo departamento, não tenho oportunidade de aprender com ele.

A minha pergunta é: vale a pena sair da empresa para focar nos estudos e buscar novos caminhos profissionais, ou devo persistir na minha posição atual?

Carregando publicação patrocinada...
1

Durante a faculdade também passei pelo setor de suporte e tive o mesmo sentimento, apesar de que na empresa que trabalhava tinha setor de desevolvimento e testes, mas nao tinha espaço de crescimento pq ja tinha as pessoas ocupando esses cargos e só teria se alguem saisse. Então comecei a fazer amizades que logo depois me compartilharam vagas em suas empresas. Mas foi a partir do momento que eu percebi que não tava adquirindo nada de experiencia além de atendimento ao usuario, que comecei a me mexer pra achar algum lugar que me proporcionasse contato com o que eu queria. Então sim cara, ta na hora de tu se mexer e partir pro proximo desafio. Busque vagas nas empresas que tu acha que consegue uma entrevista, de uma olhada nos requisitos que tao pedindo e busca dar uma estudada pra obter conhecimento nos requisitos. Não precisa ter experiencia, a nao ser que tu tenha tempo pra isso, criar projetos e tal, mas ter vontade de saber e conhecer isso já te dá um pontinho na hora de tentar migrar pra uma area que tu ainda nao conseguiu trabalhar.

1

Tenta fazer amizade com quem tem contato com a empresa terceirizada (que recebe as demandas interessantes). É comum que um emprego deixe de ser interessante, desafiador e sem perspectiva de crescimento, mas todo emprego pode se tornar ponte para uma nova oportunidade. Tente fazer Network e conseguir uma recomendação para a tal empresa terceirizada.

1
1

Na minha época eu usei o tempo e os computadores das empresas em que trabalhei em projetos paralelos (não concorrentes)

Dizia-se que o google incentivava que funcionarios fizessem isso porque pet projects poderiam ser incubados/encorporados.

0
1
0
1

Acredito que quando ela te trata como otário. Trabalhei em uma onde o chefe era o good guy, elogiava tudo o que todo mundo fazia (mesmo as coisas que claramente não estavam no nível de qualidade OK), pagava um alto salário, etc. Depois de 3 meses a fonte secou e o cara mudou totalmente, cortou o salário de todo mundo, as horas de trabalho efetivamente pagas (assim, se trabalhava X recebia Y, e de repente ele mudou para X/2 para receber Y). Até então estava numa boa pois ainda assim o trabalho era part-time, mas então ele começou a cobrar para que todos ficassem 6 horas, depois 8, o maldito te enchia de coisas para fazer (lembrando, pagando menos da metade do salário original), não gostava de nada que ninguem fazia e reclamando até das coisas que fizeram o business dele ficar mais conhecido e com mais clientes. Basicamente ele estava sem dinheiro, com muita demanda e quis crescer mais do que podia pagar e ficava descontando nos funcionários. Acabei saindo da empresa juntos com praticamente todo o time, ficando apenas o primeiro dev e o dono.

Então respondendo a pergunta, tenta primeiro ter o suficiente para se manter caso não arrume algum trampo rápido, caso contrário tenta suportar até onde der para depois partir para algo melhor.

OBS.: Entendo como é trabalhar em startup e a pressão que é, porém se o cara não dá conta de bancar não espere que os outros tenham a paciência de fazer hora extra e muito menos ficar aturando reclamação que ele tirava do csharp que poderia ter sido melhorada antes quando estava mais tranquilo.