Executando verificação de segurança...
4

Você tem razão que esses cursos não permitem as pessoas terem as competências necessárias para arrumar  um emprego. Embora possa acontecer por sorte.

E de fato costumam ensinar JavaScript porque é mais fácil e desagradará menos as pessoas que não tem vocação. E aqui entra outro ponto.

Sei que muita gente não gosta que eu fale isso, mas a falta de vocação fará a pessoa patinar muito. Não é impossível a pessoa se desenvolver e se dar muito bem, mas não acontecerá com quase todo mundo. Sem vocação poderá ter emprego, mas nunca será um bom, salvo as exceções citadas. Pode até fazer o melhor curso que existe.

Eu não acho que a pessoa deva evitar JS por isso. Um dos motivos que esses cursos caça-níqueis preferem JS também é que deve ser o que tem mais vagas e mais chance da pessoa conseguir alguma coisa. Pelo menos era assim, já que agora tem muito curso despejando muita gente. Talvez ter concorrência demais possa ser um bom motivo para evitar JS.

Eu costumo indicar outra coisa para iniciante. Mas eu sei que não dará emprego imediato. Eu indico a pessoa se preparar bem, se tornar profissional de primeira linha. Por isso indico C para iniciar. Mas quem precisa de emprego rápido, C não é uma boa ideia. JS é. PHP também deve ser. Eventualmente Python, quem sabe Java, ou C#.

Se a pessoa precisa de um emprego rápido, JS pode ser a melhor opção. Independente do que o curso passou pra ela. Eu lamento muito, de verdade que a vida seja injusta e faça isso com as pessoas, porque ter que aprender algo de qualquer jeito provavelmente comprometerá o futuro da pessoa. Em tese a pessoa poderia recuperar isso, mas na prática quase ninguém faz, e a pessoa passa a dar a desculpa que não tem tempo.

Também lamento que seja legal as pessoas venderem tanta ilusão. Ao mesmo tempo que não é fácil tornar isso ilegal. De qualquer forma, sinto dizer isso, mas as pessoas que acreditam nessas promessas meio que merecem isso. E justamente elas são as que mais vão sofrer, porque se ela tem essa ingenuidade ela não tem a base de pensamento necessária para a programação.

Mas eu sempre falo: só existe traficante porque existe consumidor. Assim como conscientizar nunca resolveu o problema das drogas, dos cursos ilusórios também não.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
3
  1. O que o C proporciona à pessoa que está o aprendendo que o JS não proporciona?

  2. Até que ponto ir com C? O iniciante deve se profissionalizar em C ou deve partir pra outra linguagem como o C++ ou C#?

  3. Comecei com JS e agora trabalho com TS, é interessante ainda aprender uma linguagem como C para aprender e praticar novos conceitos em programação?

3

C permite aprender como as coisas funcionam de verdade, ver como é o concreto. Permite fazer como realmente acontece no computador.

C será só ferramenta para aprendizado, não é para dominar a linguagem, a não ser que ela goste tanto que resolva trabalhar com isso. Depois deve partir para a linguagem que quiser.

C sempre agregará na vida profissional de todo mundo, mesmo que ela não use o que aprendeu diretamente, mas fará a pessoa ser uma profissional mais completa e enxergar os problemas com outros olhos, dando melhores soluções.

Claro que não é tão simples. não é só aprender C que vai dar tudo o que precisa, mas ela permite fazer isso melhor, ela tem o que é necessário. Continuar procurando tudo sobre computação, ter atitudes de evolução completa ainda será fundamental para a pessoa se desenvolver.

3

1. O que o C proporciona à pessoa que está o aprendendo que o JS não proporciona?
A lista pode ser até modesta, mas alguns exemplos que podemos ter é sobre o aprendizado de ponteiros, gerenciamento de memória, processamento de compilação, ASCII e como String realmente funciona. Além de toda a profundidade do conhecimento que podem dar mais qualidades ao código. E depois que você aprende C ou Java, você é capaz de usar qualquer linguagem de programação.

2. Até que ponto ir com C? O iniciante deve se profissionalizar em C ou deve partir pra outra linguagem como o C++ ou C#?
Primeiro vc deve saber onde quer chegar, se for em Sistemas Embarcadados ou Games por exemplo, a profissionalização em C/C++ é interessante.
De qualquer forma saiba que C é aquela parte que aprendemos em algortimos, algo mais estruturado, já o C++ é uma evolução da Linguagem C para trabalhar com o paradigma orientado a objetos, é "quase" uma continuidade, ou seja podemos trabalhar com classes em C++. Já o C# é uma linguagem interpretada desenvolvida pela Microsoft com objetivos próprios.

Comecei com JS e agora trabalho com TS, é interessante ainda aprender uma linguagem como C para aprender e praticar novos conceitos em programação?
Eu também comecei com JS, mas depois que aprendi C minha mente explodiu, muitos gaps foram preenchidos e senti que realmente tava aprendendo e me tornando "poderoso com programação". Hoje estou priorizando Java. Então depende aonde você quer chegar pra responder a sua pergunta.

Caso queira dar uma olhada em C, eu gostei muito dessa playlist, o canal é bem pequeno, mas a qualidade é muito boa: https://www.youtube.com/playlist?list=PLyFQM6ckWX3qlp9ZMf2AgJEkk1YsQ9Bs0

0