Você tem razão que esses cursos não permitem as pessoas terem as competências necessárias para arrumar um emprego. Embora possa acontecer por sorte.
E de fato costumam ensinar JavaScript porque é mais fácil e desagradará menos as pessoas que não tem vocação. E aqui entra outro ponto.
Sei que muita gente não gosta que eu fale isso, mas a falta de vocação fará a pessoa patinar muito. Não é impossível a pessoa se desenvolver e se dar muito bem, mas não acontecerá com quase todo mundo. Sem vocação poderá ter emprego, mas nunca será um bom, salvo as exceções citadas. Pode até fazer o melhor curso que existe.
Eu não acho que a pessoa deva evitar JS por isso. Um dos motivos que esses cursos caça-níqueis preferem JS também é que deve ser o que tem mais vagas e mais chance da pessoa conseguir alguma coisa. Pelo menos era assim, já que agora tem muito curso despejando muita gente. Talvez ter concorrência demais possa ser um bom motivo para evitar JS.
Eu costumo indicar outra coisa para iniciante. Mas eu sei que não dará emprego imediato. Eu indico a pessoa se preparar bem, se tornar profissional de primeira linha. Por isso indico C para iniciar. Mas quem precisa de emprego rápido, C não é uma boa ideia. JS é. PHP também deve ser. Eventualmente Python, quem sabe Java, ou C#.
Se a pessoa precisa de um emprego rápido, JS pode ser a melhor opção. Independente do que o curso passou pra ela. Eu lamento muito, de verdade que a vida seja injusta e faça isso com as pessoas, porque ter que aprender algo de qualquer jeito provavelmente comprometerá o futuro da pessoa. Em tese a pessoa poderia recuperar isso, mas na prática quase ninguém faz, e a pessoa passa a dar a desculpa que não tem tempo.
Também lamento que seja legal as pessoas venderem tanta ilusão. Ao mesmo tempo que não é fácil tornar isso ilegal. De qualquer forma, sinto dizer isso, mas as pessoas que acreditam nessas promessas meio que merecem isso. E justamente elas são as que mais vão sofrer, porque se ela tem essa ingenuidade ela não tem a base de pensamento necessária para a programação.
Mas eu sempre falo: só existe traficante porque existe consumidor. Assim como conscientizar nunca resolveu o problema das drogas, dos cursos ilusórios também não.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).