Eu tenho uma opinião um pouco dissonante de tudo isso, mesmo concordando com o texto.
Quem já leu algo meu sobre o assunto já sabe oque vou dizer.
Esses títulos não servem para nada. Uma pena RH usar isso da forma como usam, e uma pena maior ainda os profissionais dar tanto valor para algo que não tem valor. Eu entendo que RH faça isso (e não reclamo quando usam para definir nível salarial), mas engenheiros não deveriam usar algo tão mal definido (estou sendo generoso).
O problema todo é dar o valor, não o fato das pessoas usarem o título para dar carteirada. Tanto faz se o cara tem o título de sênior ou não. Isso não importa, o que ele sabe e é capaz de fazer é o que importa. Então só ignore o título.
Todo relatado acontece mesmo. E será cada vez mais comum. E vai piorar. Não é uma especulação tão pura e simples assim. Tem especialista falando sobre.
Se ignorar o título, então tem-se apenas pessoas que não sabem bem o que está fazendo. Sabem tão pouco que não têm vergonha de usar um título que alguns tem a ideia que indica ela saber muita coisa.
A vantagem é que está cada dia mais claro que esses títulos não servem para nada. A desvantagem é que isso não impedirá as pessoas continuarem de usá-los como se fossem bons. É uma fake news tão repetida que é quase impossível reverter o uso. Eu mesmo tenho dificuldade.
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).