Executando verificação de segurança...
Em resposta a Kotlin vs Java
2

Kotlin não vai matar o Java. Talvez devesse :), mas não acontecerá. Assim como TS não matará JS, mesmo que devesse para o que costumam fazer (JS ainda deveria ser usado para algumas coisas).

Não sou especialista na área, mas minha percepção é que Kotlin quase não é usada fora do Android. Mas tende a aumentar conforme as pessoas vão adotando mais no Android. As pessoas tendem a padronizar ferramentas. Acho que é oque você está vendo. E acho que vê mais que eu porque procura mais especificamente por Kotlin. Então pode ser um viés seu ver tanto assim. Mas pode ser meu não ver.

Eu passo ter mais dúvidas sobre o crescimento de Kotlin porque java não está parada. Ela tem melhorando muito ultimamente, os mantenedores parecem mais pragmáticos que os anteriores. E também porque parece que as pessoas de Java não ligam muito para algo melhor. Isso tem um pouco de sarcasmo, só para deixar com bom humor, porque se escolheram Java... Mas também tem a observação que boa parte das pessoas não usa as versões mais novas, então estão bem com o que tem. Se nem avançam nas versões, as pessoas não vão mudar para Kotlin, que tem um custo absurdamente maior para fazer a transição.

Kotlin ainda tem muito espaço para crescer e vai acontecer, mas não sei quanto, ninguém sabe. E se aparecer outra coisa melhor ainda?

Java está melhorando muito, até porque tem muita coisa que precisa ser melhorada :P (ah, se diverte um pouco, não precisa ser sisudo com tudo, já não pode brincar com um monte de coisa que tem sentimentos, Java não tem). Mas falando sério, de fato é um alento ver que tem bons profissionais trabalhando para ela ser tanto quanto possível o que Kotlin já é. Tem linguagem que não tem a mesma sorte.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Acho que esses pontos que vc tocou são o que fazem java chegar até onde chegou, essa comunidade gigante que é! Concordo que Kotlin não vá matar o java, mas queria ouvir outros pontos de vistas sobre essa fatia inegável de mercado que o kotlin suga e irá sugar do Java, no android por exemplo mesmo com todo avanço do Kotlin ainda temos projetos sendo iniciados do zero (por decisões que vão de cima pra pra baixo em algumas hierarquias) em Java! o que leva as pessoas amarem mais a tecnologia do que a resolução de problemas ? seria medo de enfrentar uma nova possibilidade ? Ou puro saudosismo?

1

Acho que tem um pouco disso, mas também tem um pouco de pragmatismo. E até pode ter um pouco de legado, não código legado, mas conhecimento.

Veja bem, Java não é ruim. Só podia ser melhor. Kotlin e C# estão aí para mostrar isso, e até Scala em certa medida.

O fato é que se você sabe sabe bem algo e aquilo entrega o resultado esperado, e Java entrega nas mãoes certas, não tem porque a pessoa usar outra coisa. O ganho de trocar dificilmente serão tão grande assim para quem já acostumou.

2

C# basicamente parece um java 30, é bizarro o tanto de good features que tem, mas minha experiência recente com a versão 17 do java foi bem positiva, problema é que várias empresas ficaram paradas na 8 ou 11 (que até é recente)

1

Entendo muito esse ponto, java é muito longe de ser algo ruim e não é atoa que está quase 30 anos no mercado com uma força e comunidade, impressionante como java ainda é algo vivo e atual atendendo bem quase todos os cenários. Mas acho que cada vez mais essa pulguinha atrás da orelha vai prevalecer, kotlin veio pra mostrar que dá pra comprar algo mais barato e receber a mais !

Só uma dúvida Maniero, vejo um conhecimento muito amplo em você e prestatividade imensa em responder questionamentos com sua experiência, atua em qual(ais) áreas de desenvolvimento de software ??

2

Trabalho mais com ERPs, mas faço algumas outras coisas também, até para ter outras experiências. Gosto muito de linguagens de maneira geral.