Atenção. Eu editei algumas vezes os meus comentários aqui, até porque postar novos me prejudica. Mas tenho novos comentários que complmentam este. Dê uma revisada. Eu tenho que fazer isso, o que mostra que o sistema precisa ser melhorado.
Sim, você tem razão.
Ou você gosta de gamificação ou não. Gamificação tem consequências. Tudo na vida tem vantagens e desvantagens. O melhor a fazer é usar o melhor que pode. Cria-se regras para ser justo, não ter fraudes e atingir um objetivo.
Se a gamificação estabelece que as pessoas vão avaliar o conteúdo e escolher o que elas gostam ou não, serão elas que definirão o que receberá mais votos. Você pode esclarecer, pode "obrigar" uma pessoa a ler os critérios que ela deveria aplicar antes de votar, pode até ser chato nisso, mas não consegue determinar como as pessoas podem votar. O ideal é que votos sejam pela qualidade e que a pessoa tenha condições de avaliar o que está votando, mas isso raramente acontece e o voto costuma ser pelo que despertou algum sentimento na pessoa, seja de amor, seja de ódio. Claro que nem todo mundo faz isso, mas seria exceção. As pessoas tendem a votar mais em curiosidades sem valor e negativam o que elas não concordam mesmo que esteja certo.
Como eu tenho experiência com gamificação, eu disse que isso diminuiria a economia e praticamente mataria a gamificação (explico melhor no meu comentário abaixo). Já houve 2 ciclos de redução de economia, e pode acontecer pelo menos mais um, provavelmente mais (cada ciclo diminui menos e quase parece que não tem mais, porque quase não tem mais o que diminuir). As pessoas vão ficando pobres e passam a votar só em conteúdos que fazem muito sentido para ela. Pode custar mais caro dar do que receber. Claramente a conta não fecha.
Hoje eu deixo de votar em muita coisa porque ficou difícil conseguir "dinheiro". Quando é difícil ganhar algo, você só gasta com comida. Talvez com comida barata. Eu decidi que não negativar mais nada (desde a mudança nunca negativei, até coisas muito ruins), porque isso tem bem pouca consequência, "a comunidade que se vire", se for grave algo acontecerá, se for errado, logo quase ninguém mais verá de qualquer forma, o conteúdo aqui não é feito para durar (toda sistema impede isso,embora parece que não seja o objetivo). Conteúdo de clara qualidade baixa fica como está porque você tem que ser "pão duro". Só positivo o que eu acho muito importante e que merece muito destaque.
A vantagem é que no momento que todo mundo fica pobre o destaque acontece mais facilmente.
Como o Tabnews não incentiva ver conteúdo antigo, não é um grande problema que os primeiros conteúdos foram supervalorizados e os mais recentes parecem todos fracos.
Como consequência boa diminui um pouco o voto de vingança e o exagero de votos em coisas muito bobas, embora na prática mude pouco, porque ainda costuma ser o mais votado, apenas antes tinha 70 votos, agora tem 7. Como consequência ruim, em alguns casos que antes teria 10 ou 20 agora pode ter 0 ou 1.
Diminuiu a quantidade de conteúdo sem valor concreto? Na minha percepção, não. Aumentou o que tem valor concreto? Também não. Melhorou a qualidade dos votos? Não vi nada nesse sentido. Tenho a impressão que piorou. Eu mesmo acho que voto pior agora porque não qualifico adequadamente, segundo minha visão, porque tenho que economizar. Acho que aumentou a quantidade que ficou qualificada como "nem bom nem ruim".
Ou seja, ficou uma gamificação manca. Então quase pode tirar. E acho que houve uma diminuição de postagens boas. As pessoas estão recebendo menos incentivo. O poder de ganhar uma graninha virtual sem valor concreto é maior do que algumas pessoas imaginam. E não sei se foi coincidência, mas algumas pessoas que tinham boas postagens, até mesmo quando eu discordava, sumiram ou diminuíram bem sua participação. E não ajudou em nada em desincentivar as postagens ruins.
Eu já apaguei comentários que eu não queria para "arumar" meu status. Vi gente fazendo e falando que fez. Em alguns casos era algo relevante. Isso é péssimo, piora a situação, mas as pessoas vão jogar o jogo. E quanto mais difícil for, mais radical fica.
Eu acho que isso deveria ser repensado, deveria ter mais participação da comunidade, mas quem controla a plataforma faz como deseja. Eu tenho experiência do Stack Overflow, a dona faz tudo o que quer, não ouve a comunidade, diz que ouve, e fica sempre como eles querem (neste momento tem mais uma das crises entre dona e comunidade por lá). Já estou acostumado. O lema da plataforma nunca é cumprido. No SO era (eles nem usam mais isso porque não precisa, a massa crítica permite não precisar do marketing mais) "fazendo a internet um lugar melhor". Essas frases têm um poder enorme, atrai gente.
E tem alguns problemas que tornam tudo mais sério. Se você receber um negativo, apagar a postagem não ajuda em nada. Você pode perder o que ganhou só por ter postado, e não ganha de volta o negativo que tomou. Então é melhor não apagar conteúdo ruim, a não ser que receba vários negativos, o que hoje não acontece mais. E ainda não sabe facilmente onde recebeu negativo, ou até memso se recebeu. O sistema não incentiva a participação produtiva. Já tinhas falahss, e agora piorou.
A vida é como ela é. Sua frustração, que deve ser igual a minha, vai gerar ojeriza pela plataforma, ou dar um f0d@-se pelos pontos e só postar o que achar que deve, que foi o que eu fiz.
Não ligo mais para pontos, pelo menos não muito, ainda gosto de poder votar nas coisas, então jogo o jogo, dentro das regras. Nenhuma regra vai impedir as pessoas de jogar algo que se chama gamificação. Só tirá-la, aí não tem mais jogo. Se você for esperto vai aprender a jogar dentro das regras atuais.
Eu não gostava do jeito antigo, mas o novo é pior. É minha opinião dentro da experiência que tenho com o assunto. Já pensei em criar uma plataforma, e já estudei bastante o assunto. Mas aceito como é. O dia que eu não aceitar eu desisto. Nem eu, nem você somos importantes para plataforma alguma. É importante ter uma massa de gente, mas não pessoas específicas.
Para ter um enorme sucesso precisa de algumas pessoas específicas por um tempo. Foi o que aconteceu com o Stack Overflow. Ele só deu certo porque atraiu gente com conteúdo extraordinário. Caso contrário seria só mais uma no mundo. Hoje não tem mais essas pessoas, mas quantidade de conteúdo, o antigo mantém o sucesso. Quase tudo novo lá é de baixa qualidade.
A qualidade do Tabnews está boa? Melhorou ou piorou nas últimas semanas?
Eu sinto que há uma certa desistência rápida das pessoas, poucas ficaram frequentes. É uma pena.
Pra mim, a maioria do conteúdo bom está nos comentários e não nas postagens originais, até por ter mais quantidade. Quantidade não é ruim, precisa classificar melhor, agora estamos impedidos.
Não quer dizer que eu siga muito isso, mas eu tive que ser mais estrategista para conseguir TCs, e como gastá-los. E não acho que isso melhorou o valor concreto geral do TN.
A real participação não está só em postar, mas também classificar o conteúdo. Isso pode ser tão importate quanto. Se você não ganha coins ou não os usa, não está contribuindo bem para a comunidade. E desestimula boas postagens. Isso é a vida real, não o mudno do Meu Pequeno Pônei que tudo aconyecee perfeitamente, e todos são pessoas que só fazem o bem, sem receber incentivo algum. O ser humano não é assim.
"Inteligência das massas" é um fad. Sempre existirão com ideias bem esquisitas de como usar o poder que tem, não importa o que vocè faça. Ninguém controla a vontade das pessoas.
Só para dar alguma contribuição concreta: não pode ganhar só por postar, nunca, nada. Deve ganhar bem quando recebe positivos, e pagar caro quando recebe negativos. E deve ter controle manual de abuso.
Outra contribuição, para ser melhor analisada, claro, estou falando superficialmente, acho que precisa diferenciar postagem original, postagem secundária, e comentário. Comentário nunca deveria ganahr nada, não precisa ser relevante. Sem comentário fica muito seco. Se der pontos por comentário sem valor concreto obviamente não é bom.
Senti a sua falta, por exemplo.
Comecei a ler alguns conteúdos sobre o assunto para entender melhor. Vi que terá um revenue sharing. Embora já tivesse visto algo muito por cima, só agora entendi melhor o que vai acontecer logo. Quero dizer que nunca pensei nisso quando comecei a participar. Nem sabia se ia, só foi acontecendo. Meu incentivo não está aí. Não sei se acontece com outros, acho que não. Pode mudar quando estiver rolando, e vai depender do quanto isso gere.
Mas também é importante notar que alguma retribuição a pessoa precisa. Dinheiro real ou virtual, não importa. Todo ser humano é movido por recompensa. O cérebro existe para isso. Até em psicopatas funciona assim, as motivações só são diferentes. Muitos nem percebem que não contribuem muito quando não são incentivados, e contribuem mais quando são. Ou então tem algo quebrado no cérebro da pessoa. Gamificação, mesmo sem valor real, é fundamental para ter mais contribuições, goste ou não.
Não é sobre ostentar pontos (aqui nem é público quantos você tem) é sobre receber apenas, isso tem significado. É ter um feedback que as pessoas apreciaram o que você postou. Eu vejo que hoje as pessoas não estão fazendo isso porque elas estão pobres, estão famintas. Um comentário de feedback até só com elogio, funciona também, mas mostro acima que algo precisaria mudar para ter isso. Eu queria comentar para o rapaz abaixo meu apreço, mas não farei.
Todos os casos que eu vi a pessoa renegando a gamificação ou estava mentindo e dava pra provar, ou contribui muito pouco, então ela reclama e algo que ela não participa, memso que ela não perceba isso. Novamente o cérebro prega peças na gente.
Não só o ser humano é assim, animais são assim. Talvez quaisquer seres vivos de alguma forma. Não só cachorro vive de recompensas, até vírus busca recompensa, ainda que de forma diferente.
Mostrar os views e alertar para certas milestones delas pode ser uma recompensa. A quantidade de usuários e postagens é uma recomenpensa para quem criou o Tabnews. Hoje só temos os Tabcoins como recomena para postar.
Eu acho que posso falar isso porque sou das poucas pessoas que não reduziram a participação.
Espero que fique claro que isso é uma crítica, óbvio, mas que visa o bem da comunidade, da plataforma. Eu sou assertivo, sei que algumas pessoas não gostam, mas semrpe viso o bem comum.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).