Andei conversando com amigos meus que contratam muito e me disseram que até pode ter diminuído um pouco, mas ainda estão derrubando projetos por falta de mão de obra.
Parece que ainda precisa de uma atitude diferente das pessoas para conseguir vagas. Parece que o problema ainda é que as pessoas não estão se qualificando bem, que o problema é que você dá um problema para a pessoa resolver, e não é que ela não sabe bem a tecnologia para resolver, ela não consegue resolver o problema. Ela acha que programar é decorar receitas de bolo de tecnologias. Não dá dando match.
"você é um candidato muito bom, mas decidimos não continuar com seu processo, mas não fique triste..." é um eufemismo para "você não é bom para continuarmos com você, mas mesmo assim não queremos te entristecer, porque achamos que somos boas pessoas e queremos ser vistos assim, mas temos que fazer o melhor para a empresa", ou ainda "vamos te sacanear mas não queremos ser processados", mas isso é bem mais raro, tanto que é quase só uma piada minha. O lado bom é que você entende que vai acontecer mesmo. Pode ser até que seja um outro fator. Entende que algo precisa ser melhorado para não acontecer de novo? Isso é importante.
Como você prova que consegue resolver problemas? Mostrar códigos não faz isso, a não ser que mostre que sabe resolver problemas, que não apenas copiou coisas. Copiar coisas que todo mundo consegue. As empresas não estão precisando dessas pessoas. Só é portfólio quando você faz algo incrível. Quando faz o que todo mundo faz você é só mais um.
Eu lembro que o meu primeiro emprego sério em uma empresa com um processo de seleção sofisticado (tive até que fazer uma imersão dentro da empresa durante 1 mês antes de ser contratado) e depois meu chefe me disse que eu fui contratado porque eu fiz diferente de todo mundo. Que eu demonstrei que eu sabia como aquilo funcionava, não estava só colocando uma receita de bolo.
Curiosamente entrei e uma das primeiras coisas que eu vi errado foi justamente o ponto que ele tinha falado. O pessoal não sabia usar lambda lá dentro, quase todos os usos estavam errados. Aí aprendi como é o ambiente corporativo. Até hoje, décadas depois, boa parte dos códigos lá estão errados com isso. Tiveram uma excelente oportunidade de consertar em um refactoring e não fizeram. Eu arrumei nas partes que eu pude, era algo gigante, não podia pôr a mão em tudo. Depois que faz errado é difícil corrigir. Sempre tinha a desculpa que "estava funcionando".
Vou te dar um exemplo. Se você acha que sua dúvida ficou confusa, por que não a arruma? Esse tipo de mensagem quer passar para seu possível empregador? É assim que vai agir no trabalho? Percebe que é a atitude que mina a credibilidade? Se está bom, confie no que fez, não fique dando desculpas. Claro que nem sempre conseguimos fazer tudo certo. Eu mesmo não ligo mais, não quero perder tanto tempo em revisar bem o que escrevi, mas posso ser julgado por isso, mas não preciso mais da anuência de ninguém, eu precisava no passado. Atitude ajuda até mais que conhecimento. Quer outro exemplo? Você pesquisou antes para ver se o assunto já havia sido abordado antes? Isso mostra atitude.
Em vaga de estágio não exige muito, não precisa saber tudo. O problema é que as pessoas não sabem nada, e acham que sabem, então não precisam melhorar. E não melhoram.
Sim, eu sou duro, porque é assim que se aprende. Eu espero, mas sei que não vai acontecer na maioria dos casos, que as pessoas aproveitem e comecem a agir diferente. Quem está tendo sucesso ou tem muita sorte, conta com outros fatores, talvez pessoais, que conta também, ou estão agindo de forma diferente.
- https://www.tabnews.com.br/RafaDark/mercado-atual-e-vagas-para-junior
- https://www.tabnews.com.br/saulovieira/fiz-um-curso-de-programacao-ja-posso-ser-contratado
- https://www.tabnews.com.br/VictorReisDavid/sou-muito-novo-e-quero-tentar-um-estagio-na-area-de-programacao-podem-me-dar-dicas
- https://www.tabnews.com.br/deadspike/pergunta-como-se-alocar-no-mercado-de-t-i-durante-os-primeiros-semestres-em-ciencia-da-computacao
- https://www.tabnews.com.br/ThaysonG/como-comecar-uma-carreira-na-area-de-programacao-e-ser-um-profissional-qualificado-no-ramo
- https://www.tabnews.com.br/Marley/duvida-sem-superior-realmente-acha-vaga
- https://www.tabnews.com.br/LukeMe/porque-tamanha-dificuldade-em-entrar-no-mercado-de-trabalho
- https://www.tabnews.com.br/DaniloSantosDEV/estagio-primeiro-emprego-em-ti
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).