Cara, primeiramente muito obrigado, tava pensando em como eu escreveria isso.
Concordo muito com o seu ponto de vista, na universidade mesmo eu vejo que a grande maioria das pessoas quando são expostas a um problema, não conseguem resolver ou então desistem muito rápido, preferem perguntar a um professor porque é mais fácil.
Precisava muito desse banho de água fria, por mais que eu soubesse disso inconcientemente, só agora que eu tive aquele choque de realidade. Eu percebi isso e por isso que ultimamente decidi trilhar um caminho diferente até mesmo na forma que eu estudo, muitas pessoas ficam no ciclo infinito de vídeo aula, cria projeto, coloca no linkedin ou github, inclusive eu ficava.
E sim, eu acredito que, precisamos ser duros até porque ficar alisando a cabeça de outra pessoa não é a melhor forma de educar ou fazer com que a pessoa se torne mais responsável e madura.
Vou te dar um exemplo. Se você acha que sua dúvida ficou confusa, por que não a arruma? Esse tipo de mensagem quer passar para seu possível empregador? É assim que vai agir no trabalho? Percebe que é a atitude que mina a credibilidade? Se está bom, confie no que fez, não fique dando desculpas. Claro que nem sempre conseguimos fazer tudo certo. Eu mesmo ligo mais, não quero perder tanto tempo em revisar bem o que escrevi, mas posso ser julgado por isso, mas não preciso mais da anuência de ninguém, eu precisava no passado. Atitude ajuda até mais que conhecimento. Quer outro exemplo? Você pesquisou antes para ver se o assunto já havia sido abordado antes? Isso mostra atitude.
Sim, enquanto eu lia virava uma chave na minha cabeça de como eu poderia estudar e ser alguem mais qualificado, valeu mesmo pelos insights.
Vou dar uma olhada em cada link inclusive no teu repo la do git