Executando verificação de segurança...
1

[HELP] Sobre vagas em programação, principalmente para iniciantes!

Gente, estou tendo um pouco de dificuldade em achar vaga em programação recentemente, não acho que esteja acontecendo apenas comigo, por isso resolvi abrir um post para tentarmos chegar em algum esclarecimento que possa me ajudar e ajudar outras pessoas que estão iniciando.

Pequeno overview da minha jornada:
Tenho 19 anos, estou cursando ciência da computação (4 período) e recentemente resolvi me dedicar para cumprir um dos meus objetivos que é entrar em uma big tech. Só que para isso eu preciso começar de algum lugar, então desde o inicio do ano passado eu comecei a aprender desenvolvimento web (html, css, js, react, nextJs, design etc), só que, recentemente, conversando com um desenvolvedor senior, que trabalha nos estados unidos, cheguei a conclusão, depois de algumas horas de conversa, que entrar em uma big tech ou alguma empresa fora do pais é mais "fácil" com desenvolvimento back-end, até porque, a quantidade de oportunidade dentro dessa área é maior (aqui estou apenas focando em front, back, mobile. não estou contando com outras áreas que existem em ti, que são muitas, mas eu não tenho conhecimento suficiente para abordar ou falar sobre). Já tinha aprendido um pouco no passado a fazer api em nodeJs, já que fazia parte da stack que eu estava acostumado, ficou mais simples de pegar os conceitos. Más eu percebi que ir atrás de uma vaga lá fora ou até mesmo no brasil, vai muito além de fazer uma interface ou criar um crud kkkk, envolve muitas coisas, então, resolvi aprender python para criar uma api, mexer com bancos de dados etc. resolvi aprender python por ser uma linguagem que eu já gostava e que lá fora é muito utilizada, também não queria ficar preso somenta na stack do javascript.

Ok, depois dessa 'pequena overview' kkkk, aqui vai realmente a minha duvida:

Há um tempo que eu venho tentando passar em alguma vaga de estágio, mas sempre acabo me deparando com aquela resposta, "você é um candidato muito bom, mas decidimos não continuar com seu processo, mas não fique triste..." eu sei que isso faz parte e não pretendo parar só porque ouvir algumas respostas negativas. Depois de aplicar para algumas vagas (muitas) resolvi para e olhar para meu desenvolvimento em si (como meu github tava, se eu tinha projetos que resolviam problemas reais, se os projetos que eu havia feito passavam um ar de experiência, se meu currículo estava dentro do que as empresas queriam), depois dessa análise, eu entrei em um dilema que foi o seguinte:

"Eu sei que as empresas nesse ultimo ano está pedindo pessoas mais qualificadas até para estagiarios, mas com os projetos que eu tenho no meu github, que vão desde uma aplicação web, criação de api e um repositorio sobre algoritmos e estrutura de dados para treinar para uma entrevista futura em uma bigtech. Com tudo isso, eu acredito que os conhecimentos que eu tenho seja o suficiente para uma vaga de estágio kkkkk"

aqui está o link do meu github para quem quiser conferir ou contribuir com algo: https://github.com/MarceloCoelho1

Ok, tem o lado que muitos projetos do meu github sejam de cursos que eu já fiz ou de quando eu estava aprendendo uma tecnlogia nova, por isso que atualmente estou tentando fazer mais projetos sozinho sem acompanhar por um curso ou vídeo aula, mas eu não acho que com os projetos que eu tenho feito seguindo um curso ou alguma vídeo aula no youtube reduza a minha credibilidade para 0.

Queria saber também, se vocês iniciantes estão passando por isso e também de vocês que já se encontram em um patamar mais alto em programação ou que possuem alguma experiência, o que nós, iniciantes, podemos fazer para aumentarmos as nossas chances de entrar no mercado de TI ou até dicas de currículo e como organizar o github para passar um "ar de experiência".

Eu sei que ficou um pouco grande e talvez um pouco confusa minha dúvida, mas eu achei melhor dar um overview primeiro, em vez de apenas soltar uma dúvida sem contexto alguma, até porque essa dúvida provavelmente é de muitas pessoas.

desde já, muito obrigado.

Carregando publicação patrocinada...
2

Andei conversando com amigos meus que contratam muito e me disseram que até pode ter diminuído um pouco, mas ainda estão derrubando projetos por falta de mão de obra.

Parece que ainda precisa de uma atitude diferente das pessoas para conseguir vagas. Parece que o problema ainda é que as pessoas não estão se qualificando bem, que o problema é que você dá um problema para a pessoa resolver, e não é que ela não sabe bem a tecnologia para resolver, ela não consegue resolver o problema. Ela acha que programar é decorar receitas de bolo de tecnologias. Não dá dando match.

"você é um candidato muito bom, mas decidimos não continuar com seu processo, mas não fique triste..." é um eufemismo para "você não é bom para continuarmos com você, mas mesmo assim não queremos te entristecer, porque achamos que somos boas pessoas e queremos ser vistos assim, mas temos que fazer o melhor para a empresa", ou ainda "vamos te sacanear mas não queremos ser processados", mas isso é bem mais raro, tanto que é quase só uma piada minha. O lado bom é que você entende que vai acontecer mesmo. Pode ser até que seja um outro fator. Entende que algo precisa ser melhorado para não acontecer de novo? Isso é importante.

Como você prova que consegue resolver problemas? Mostrar códigos não faz isso, a não ser que mostre que sabe resolver problemas, que não apenas copiou coisas. Copiar coisas que todo mundo consegue. As empresas não estão precisando dessas pessoas. Só é portfólio quando você faz algo incrível. Quando faz o que todo mundo faz você é só mais um.

Eu lembro que o meu primeiro emprego sério em uma empresa com um processo de seleção sofisticado (tive até que fazer uma imersão dentro da empresa durante 1 mês antes de ser contratado) e depois meu chefe me disse que eu fui contratado porque eu fiz diferente de todo mundo. Que eu demonstrei que eu sabia como aquilo funcionava, não estava só colocando uma receita de bolo.

Curiosamente entrei e uma das primeiras coisas que eu vi errado foi justamente o ponto que ele tinha falado. O pessoal não sabia usar lambda lá dentro, quase todos os usos estavam errados. Aí aprendi como é o ambiente corporativo. Até hoje, décadas depois, boa parte dos códigos lá estão errados com isso. Tiveram uma excelente oportunidade de consertar em um refactoring e não fizeram. Eu arrumei nas partes que eu pude, era algo gigante, não podia pôr a mão em tudo. Depois que faz errado é difícil corrigir. Sempre tinha a desculpa que "estava funcionando".

Vou te dar um exemplo. Se você acha que sua dúvida ficou confusa, por que não a arruma? Esse tipo de mensagem quer passar para seu possível empregador? É assim que vai agir no trabalho? Percebe que é a atitude que mina a credibilidade? Se está bom, confie no que fez, não fique dando desculpas. Claro que nem sempre conseguimos fazer tudo certo. Eu mesmo não ligo mais, não quero perder tanto tempo em revisar bem o que escrevi, mas posso ser julgado por isso, mas não preciso mais da anuência de ninguém, eu precisava no passado. Atitude ajuda até mais que conhecimento. Quer outro exemplo? Você pesquisou antes para ver se o assunto já havia sido abordado antes? Isso mostra atitude.

Em vaga de estágio não exige muito, não precisa saber tudo. O problema é que as pessoas não sabem nada, e acham que sabem, então não precisam melhorar. E não melhoram.

Sim, eu sou duro, porque é assim que se aprende. Eu espero, mas sei que não vai acontecer na maioria dos casos, que as pessoas aproveitem e comecem a agir diferente. Quem está tendo sucesso ou tem muita sorte, conta com outros fatores, talvez pessoais, que conta também, ou estão agindo de forma diferente.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Cara, primeiramente muito obrigado, tava pensando em como eu escreveria isso.

Concordo muito com o seu ponto de vista, na universidade mesmo eu vejo que a grande maioria das pessoas quando são expostas a um problema, não conseguem resolver ou então desistem muito rápido, preferem perguntar a um professor porque é mais fácil.

Precisava muito desse banho de água fria, por mais que eu soubesse disso inconcientemente, só agora que eu tive aquele choque de realidade. Eu percebi isso e por isso que ultimamente decidi trilhar um caminho diferente até mesmo na forma que eu estudo, muitas pessoas ficam no ciclo infinito de vídeo aula, cria projeto, coloca no linkedin ou github, inclusive eu ficava.

E sim, eu acredito que, precisamos ser duros até porque ficar alisando a cabeça de outra pessoa não é a melhor forma de educar ou fazer com que a pessoa se torne mais responsável e madura.

Vou te dar um exemplo. Se você acha que sua dúvida ficou confusa, por que não a arruma? Esse tipo de mensagem quer passar para seu possível empregador? É assim que vai agir no trabalho? Percebe que é a atitude que mina a credibilidade? Se está bom, confie no que fez, não fique dando desculpas. Claro que nem sempre conseguimos fazer tudo certo. Eu mesmo ligo mais, não quero perder tanto tempo em revisar bem o que escrevi, mas posso ser julgado por isso, mas não preciso mais da anuência de ninguém, eu precisava no passado. Atitude ajuda até mais que conhecimento. Quer outro exemplo? Você pesquisou antes para ver se o assunto já havia sido abordado antes? Isso mostra atitude.

Sim, enquanto eu lia virava uma chave na minha cabeça de como eu poderia estudar e ser alguem mais qualificado, valeu mesmo pelos insights.

Vou dar uma olhada em cada link inclusive no teu repo la do git

1

Ou para o professor ou em algum lugar na internet. E acham que alguém dando a solução para elas, elas se tornarão capazes de resolver qualquer coisa. Mas é a questão da IA substituir os programadores. Um dia isso vai acocntecer com essas pessoas, elas estão embarcando em uma canoa furada. É incrível como as pessoas ainda não entenderam que saber receitas de bolo não é programar. Decorar comandos de tecnologias não é programar.

Todo mundo erra. Eu acho que errei mais que a média na minha vida toda. Ando errando um pouco menos agora, ou pelo menos são erros melhores. novos, pelos desafios atuais. Mas a gente precisa mudar isso. Eu tento fazer meu papel nisso, alguns gostam, outros odeiam. Eu acho que hoje em posso. E preciso retribuir assim como muitos me ajudaram ir pelo caminho certo.

Se eu pude ajudar virar a chave, ótimo, era o objetivo.

1
1
1
1

Eu converso com muitas pessoas que querem entrar na área de TI e o discurso é sempre EXATAMENTE igual o seu. Vc está no quarto período de CC, aos olhos do recrutador isso quer dizer: segundo ano de faculdade. E o que segundo ano de faculdade diz? Imaturidade.

Você precisa desse estágio para se manter financeiramente ou só está procurando oportunidade de aprender? Se for esse o caso, sugiro engajar em soluções na sua própria universidade. Tem muitos projetos de pesquisa, competições e as vezes até projetos que envolvem produtos reais.

(vou ser um pouco duro mas pfv não leve para o pessoal)
Você tem 19 anos, você não tem idade para saber praticamente NADA, não avançou consideravelmente na faculdade ainda e seu github com respostas de ex/cursos que fez é a coisa mais comum que vc encontra por ai. Desculpa amigo, mas seu perfil e descrição das suas habilidades é igual exatamente todas as outras pessoas procurando um estágio.
Cadê o seu diferencial? Isso você mostra com projetos próprios e coisas que vc fez na faculdade. Saindo da faculdade vc não vai ter experiência de mercado, mas pode aproveitar os projetos das suas disciplinas para montar melhor seu portifólio (isso é bem diferente de ex de curso online e todo mundo sabe disso).

No mais, acho que vc pode estar um pouco apressado tb. O mercado de tecnologia ESTAVA muito aquecido, mas muita gente assim como vc, ta entrando nele agora. Pensa um pouquinho quantas pessoas estão na mesma situação que você. É, infelizmente ta sobrando iniciante.

1

Concordo completamente, ontem eu tava refletindo e realmente, meu github não tem nada demais, todos os projetos que eu fiz não são nada além de cópias, justamente por isso que eu criei um repositório com um projeto que por mais que exista em muitos lugares, é um projeto que eu to fazendo sozinho.

Além disso, to tentando ao máximo sair dessa superfície de conhecimento e desse ciclo vicioso de clonar projetos e subir no github.

Mas muito obrigado, eu já refletia um pouco sobre esse assunto e chegava nessa conclusão, que meu github era comum, mas eu precisava mesmo saber disso de outras pessoas. Valeu mesmo por disponibilizar um tempo para me esclarecer algumas coisas.