Executando verificação de segurança...
1

Disclaier: Não sou especialista.

Burnout costuma vir da pessoa estar fazendo algo que não gosta, de não estar satisfeita com o resultado do que está produzindo.

Então você só vai evitar se estiver fazendo algo que gosta. Porque problemas surgirão em tudo que for fazer. Se você gosta vai lidar com eles razoavelmente bem. Se não gostar, será bem complicado.

Se gostar, pode fazer quanto for. Se não gostar, pode ser que dar um tempo ajude, pode ser que não, e só uma mudança radical no que faz ou na atitude geral com a vida é que pode solucionar.

Precisa gostar da atividade e do ambiente onde a exerce.

A área de TI tende provocar bastante. Mas por isso as pessoas tendem achar que tudo é burnout.

Nem sempre é burnout que a pessoa está passando. E até profissionais especializados podem não conseguir diferenciar isso de outros problemas que a pessoa esteja passando ou tem cronicamente. Os Leigos sabem bem pouco.

Ansiedade é outra coisa, que pode te levar a fazer algo ou evitar fazer algo. E vício não é bem ansiedade.

Precisa identificar corretamente e ver adequadamente o que precisa fazer. Não é fazer uma "simpatia" que vai resolver. E se resolver não era burnout. Por isso que precisa de um profissional ajudando. Pessoas aleatórias na internet não vão ajudar, mesmo que bem intencionadas.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado por sua percepção, gostei das suas considerações e opnião. Sinto que preciso realmente conversar com outras pessoas sobre isso e tratar.

1

Adicionando meus 2 centavos de contribuição.

Burnout apesar de costumeiramente vir de algo que não gosta de fazer, pode acontecer com coisas que você ama fazer também.

A tradução literal do burnout é esgotamento mental, então você não está descansando o suficiente ou não está usando a sua energia mental da melhor maneira.

Pode acontecer por falta de separação do trabalho e vida pessoal, por falta de autoconhecimento, realmente não gostar do que está fazendo e outros motivos.

Consultar um psicólogo vai ajudar muito a identificar isso e artigos falando sobre o método pomodoro, por exemplo, vão te ajudar a usar de maneira mais eficiente a sua energia mental.