Executando verificação de segurança...
11

Acessibilidade é realmente importante!

Fala devs tudo bem?

Queria compartilhar com vocês a minha forma de ler livros e artigos. Mas primeiro deixa eu me apresentar.

Eu não tenho nenhuma deficiência visual (além de astigmatismo) que me impeça de ler, também não tenho nenhuma deficiência motora, mas ler livros e artigos pra mim seja qual for é um verdadeiro horror, sempre foi.

Isso acontece devido ao meu TDAH. Eu só consigo mesmo ler depois de tomar venvance (meu remédio), mas mesmo assim eu não consigo ler direito de forma eficaz sozinho.

Iai vem o pulo do gato. Eu sou desenvolvedor web a algum tempo e já trabalhei com acessibilidade desde de muito cedo. Com isso eu descobri que acessibilidade meu amigo ou minha amiga,não é só pra pessoas deficientes.

Lembra que eu tenho astigmatismo? Pois é, meu vs code tem um tema sepia, não preto nem branco, com um zoom que quando eu compartilho tela, as pessoas pensam que sou um velhinho haha.

E finalmente, eu só consigo ler de forma eficaz com o talkback ou algum leitor de tela que me acompanha na leitura e melhor ainda quando ele marca o trecho em que ele tá lendo (o que pra mim as vezes é bem ruim ler no Kindle por exemplo).

Quando eu leio com algum desses recursos eu consigo focar bem mais no que eu tô lendo por que além de usar a visão eu uso a audição, isso facilita que eu me concentre e absorva mais o conteúdo.

Sei que as vezes é bem mais fácil você pensar em criar um aplicativo ou site sem qualquer acessibilidade ou até mesmo pensar que você só precisa deixar pro leitor de tela que ele vai ler a tela. Mas lembra acessibilidade não é só pra quem tem deficiencias é pra todo mundo.

Fora que quanto mais, acessível o seu projeto for, maior a parcela de uma população que é esquecida pode utilizar. Eu já trabalhei num banco em que a preocupação dele é com acessibilidade é tão importante pois ele perde cerca de 30% de clientes caso não tenha. ISSO É MUITA COISA.

Enfim, espero que esse post tenha ajudado a você achar uma nova forma de ler e de se concentrar. E lembra que.

Acessibilidade. É pra todo mundo!

Carregando publicação patrocinada...
3

Rapaz eu tbm só consigo ler textos muito longos se colocar o leitor pra ler também. Eu fico acompanhando e lendo junto. Só consegui terminar a faculdade por causa disso. Não tinha como ler uma apostila de 300 páginas se não fosse assim.
No caso eu uso o Edge mesmo.

3

Front sem acessibilidade é só tristeza, tem muitos sites (de todos os portes) que esquecem desse tópico tão importante. Pra mim é fundamental pensar em todos os públicos nesta questão, ou pelo menos, nos principais, pois se o site não tem acessibilidade, você já perde a vontade de usar ele e parte pra um concorrente, deveria ser algo muito mais lembrado e frisado

3

Valeu muito, por dividir com a comunidade um post sobre esse tema e por compartilhar parte dos seus desafios!

Acessibilidade realmente é importante, mas como não enfrento dificuldades no dia a dia, não percebo se um site/serviço/app é acessível.

Para ser sincero, sei pouco (quase nada) sobre as boas práticas que se deve ter ao longo do desenvolvimento de software, para tornar o produto acessível.

Me recordo que em uma das certificações gratuitas do FreeCodeCamp havia uma série de instruções para o desenvolvimento de HTML acessível. Confesso que eram muitos detalhes, porém fora essa plataforma, em nenhuma outra vi abordarem esse tópico.

3

Ah algum tempo atrás, tive a oportunidade de iniciar uma demanda que envolvia ajuste de acessibilidade, o que tinha indentificado como uma entrega "simples".

A empresa contratou uma outra empresa, que na qual esse levantamento era feito por pessoas com alguma deficiência visual, o que ajudou muito a entender melhor o problema do projeto.

Porém, quando comecei a me apronfundar no assunto, ví que o que deveria ser simples, iria ser muito mais difícil do que imaginei, isso por alguns dos motivos:

. O projeto desde o início não seguia nenhuma das boas práticas de acessibilidade.
. O projeto usava algumas libs de componentes já prontos e Carrosséis (que por sinal, é o mais difícil de fazer acessível.)
. Projeto legado.

Existem outros motivos tbm, mas esse foram os principais, o mais espantoso é que o projeto foi criado por devs experientes.

Isso me fez refletir bastante, o quanto existe de treinamentos na internet, e poucos, muito muito muito pouco é abordado sobre o tema. Eu nunca tinha parado para pensar que a web tbm precisava ser acessível, logo eu nunca tinha realmente estudado algo sobre o assunto! Sempre estudei backend e estou a pouco tempo como front.

Não nego que tem bastante coisa a estudar (sobre acessibilidade) escrevendo uma boa estrutura para leitores de tela como o talkback para android, o VoiceOver do mac e o NVDA para windows, além de várias outras regras. Mas perceber que muitos devs (não todos é claro) nem se quer pensam no básico de acessibilidade, e com básico digo, nem descrevem corretamente o texto alternativo de uma imagem.

Isso me fez pesquisar bastante sobre o assunto (inclusive tem bastante coisa sobre isso aqui, no tabnews), e sempre que tenho uma nova demanda, eu mesmo ponho como um critério de aceite a nova feature ser acessível.

Isso reforça que todo projeto, sendo grande ou pequento precisam ser acessíveis.

1

Excelente a discussão e super-necessária, principalmente por nao ser um assunto "da moda": o Brasil, por exemplo, só encampou formalmente essa defesa no ano passado, com a ediçao de uma norma ABNT relativamente decente (decente para mim, um cara bem leigo, né).

Aproveitando o gancho, estou procurando devs frontend que manjem de acessibilidade e estejam dispostos a fazerem um freela. Caso alguem se interesse, basta responder aqui com o e-mail e eu entro em contato!