Executando verificação de segurança...
3

Ah algum tempo atrás, tive a oportunidade de iniciar uma demanda que envolvia ajuste de acessibilidade, o que tinha indentificado como uma entrega "simples".

A empresa contratou uma outra empresa, que na qual esse levantamento era feito por pessoas com alguma deficiência visual, o que ajudou muito a entender melhor o problema do projeto.

Porém, quando comecei a me apronfundar no assunto, ví que o que deveria ser simples, iria ser muito mais difícil do que imaginei, isso por alguns dos motivos:

. O projeto desde o início não seguia nenhuma das boas práticas de acessibilidade.
. O projeto usava algumas libs de componentes já prontos e Carrosséis (que por sinal, é o mais difícil de fazer acessível.)
. Projeto legado.

Existem outros motivos tbm, mas esse foram os principais, o mais espantoso é que o projeto foi criado por devs experientes.

Isso me fez refletir bastante, o quanto existe de treinamentos na internet, e poucos, muito muito muito pouco é abordado sobre o tema. Eu nunca tinha parado para pensar que a web tbm precisava ser acessível, logo eu nunca tinha realmente estudado algo sobre o assunto! Sempre estudei backend e estou a pouco tempo como front.

Não nego que tem bastante coisa a estudar (sobre acessibilidade) escrevendo uma boa estrutura para leitores de tela como o talkback para android, o VoiceOver do mac e o NVDA para windows, além de várias outras regras. Mas perceber que muitos devs (não todos é claro) nem se quer pensam no básico de acessibilidade, e com básico digo, nem descrevem corretamente o texto alternativo de uma imagem.

Isso me fez pesquisar bastante sobre o assunto (inclusive tem bastante coisa sobre isso aqui, no tabnews), e sempre que tenho uma nova demanda, eu mesmo ponho como um critério de aceite a nova feature ser acessível.

Isso reforça que todo projeto, sendo grande ou pequento precisam ser acessíveis.

Carregando publicação patrocinada...