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Vida de freela, praticando o preço errado? Estou valorizando demais meu trabalho? Por que não consigo clientes?

Bem, sei que são muitas perguntas, mas é o que tem passado pela minha cabeça esses dias. Acabei notando um padrão: surgem clientes para serviços freelances, mas quando estou prestes a fechar e lanço meu preço, o cliente simplesmente some! Acabo ficando mal com esse tipo de situação.

Estava discutindo isso com meu subconsciente de madrugada esses dias, e a principal indagação que fazia era: "Será que estou valorizando demais meu serviço?", "Será que deveria cobrar menos para atrair clientes?" e "Mas se cobrar menos para aceitar clientes, estarei construindo uma agenda de clientes que não estão dispostos a pagar o meu valor?".

Bem, eu não sei ao certo! Estou tendo muitos problemas para conseguir vagas, quem não está, né? kkkk. Acaba que a falta de grana faz a gente fazer besteiras ao aceitar pouco, mas sempre tive consciência de que o que fazemos não é simples e deve ser valorizado. Tenho essa vontade de viver disso, mas para mim fica extremamente complicado cobrar uma miséria e no fim do mês as contas não batem.

Não nego, já tive vontade de fazer sistemas robustos, apenas pelo desafio e me pagarem uma miséria, mas acabo colocando na balança e vejo que não fecha. Dedicar um tempo grande do meu trabalho, deixar de conseguir minha renda extra (trabalho com assistência desde os meus 14 anos), o que tem me mantido, para me dedicar a algo que não vejo como economicamente rentável para mim.

Mas para concluir e fechar, a pergunta que faço a você, "freelance sênior" hahaha, como você passou por essa barreira do preço certo, de deixar de ser o freelancer sumidouro, onde todo cliente que chega some? Como conseguiu passar por essa fase? Acredito que não só eu, mas muitos estão passando por esse perrengue. Contem como foi e como conseguiram superar isso.

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Para entrar no mercado existe certos passos e 2 momentos super importantes.

Momento 1

  1. Comece com o preço mais baixo que puder.
  2. Trabalhe além do normal.
  3. Faça o seu melhor.
  4. Acumule uma carteira de clientes.
  5. Nunca entregue algo e deixe de dar manutenção

Sim, parece injusto.
Sim, você está cansado.

Momento 2
Agora chegou a hora da virada. Você está com boas cartas na mão.

  • O cliente conhece o seu ótimo trabalho
  • O cliente confia em você
  • O cliente sabe que você não o deixa na mão
  • Você não depende de um único cliente
  • O próprio cliente fala bem de você e faz o marketing boca-a-boca
  1. Comece a aumentar um pouco o preço dos clientes mais antigos, tente acordos melhores. Para clientes mais novos aumente muito mais.

Agora pode surgir várias dúvidas
"Não vou conseguir clientes novos ou eles serão muito poucos.".
Sem problemas, você acumulou uma carteira de clientes, você não depende da entrada de novos clientes.

"Se eu aumentar os preços, os clientes irão fugir.".
Não tenha medo, você amarrou muito deles com seu trabalho bem feito e eles confiam em você, também terão medo de deixá-lo e gastar dinheiro com fanfarrões.
E sim, alguns irão fugir, mas muitos que fugiram voltarão, pois não vão encontrar alguém como você, que tem um melhor custo-benefício e não os deixa na mão.

  1. Fim, agora vá pegando o dinheiro que sobra e invista na sua empresa, contrate alguém para fazer os trabalhos mais fáceis, volte a trabalhar de forma normal, você não estará mais cansado, vai ganhar o justo, vai trabalhar mais feliz, vai render mais, por consequência fará um melhor trabalho, mais clientes e melhores acordos.

Sucesso na empreitada.

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Que dicas, amigo, que dicas!

Muito obrigado por tirar um tempo para responder. Olhando agora um pouco para trás, percebo que já dei esses passos no meu negócio de assistência técnica, mas de maneira inconsciente e sem conhecimento. Acredito que por isso quebrei algumas vezes até acertar, rsrs. Acho que no meio dos negócios existe uma certa "fórmula" a ser seguida, principalmente quando oferecemos serviços para outras pessoas. Tenho certeza de que, ao seguir esses passos que você listou, consigo sair desse limbo novamente. Agradeço pelo tempo dedicado para compartilhar <3