Vida de freela, praticando o preço errado? Estou valorizando demais meu trabalho? Por que não consigo clientes?
Bem, sei que são muitas perguntas, mas é o que tem passado pela minha cabeça esses dias. Acabei notando um padrão: surgem clientes para serviços freelances, mas quando estou prestes a fechar e lanço meu preço, o cliente simplesmente some! Acabo ficando mal com esse tipo de situação.
Estava discutindo isso com meu subconsciente de madrugada esses dias, e a principal indagação que fazia era: "Será que estou valorizando demais meu serviço?", "Será que deveria cobrar menos para atrair clientes?" e "Mas se cobrar menos para aceitar clientes, estarei construindo uma agenda de clientes que não estão dispostos a pagar o meu valor?".
Bem, eu não sei ao certo! Estou tendo muitos problemas para conseguir vagas, quem não está, né? kkkk. Acaba que a falta de grana faz a gente fazer besteiras ao aceitar pouco, mas sempre tive consciência de que o que fazemos não é simples e deve ser valorizado. Tenho essa vontade de viver disso, mas para mim fica extremamente complicado cobrar uma miséria e no fim do mês as contas não batem.
Não nego, já tive vontade de fazer sistemas robustos, apenas pelo desafio e me pagarem uma miséria, mas acabo colocando na balança e vejo que não fecha. Dedicar um tempo grande do meu trabalho, deixar de conseguir minha renda extra (trabalho com assistência desde os meus 14 anos), o que tem me mantido, para me dedicar a algo que não vejo como economicamente rentável para mim.
Mas para concluir e fechar, a pergunta que faço a você, "freelance sênior" hahaha, como você passou por essa barreira do preço certo, de deixar de ser o freelancer sumidouro, onde todo cliente que chega some? Como conseguiu passar por essa fase? Acredito que não só eu, mas muitos estão passando por esse perrengue. Contem como foi e como conseguiram superar isso.