Executando verificação de segurança...
2

Como eu entrei na áre de T.I em 3 meses sem faculdade (e sem ser sobrinho do dono)

Olá, me chamo Maicon Jordan, tenho atualmente 30 anos, trabalhando com tecnologia 3 anos. Sempre foi meu sonho trabalhar com tecnologia ou algo do tipo, jogos até manutenção de hardware eu imaginava trabalhar, mas infelizmente não foi dessa forma, muito novo já entrei no SENAI na área elétrica automotiva e dos 18 aos 24 eu trabalhei nesse ramo, com automóveis e até trabalhar com T.I de fato, fiz de tudo, até carregar saco de areia nas costas por um trocado por dia eu fiz. Por esse breve resumo deu pra entender que eu não vim de berço de ouro e nem de família bem estruturada, mas não vou contar historia triste aqui, por que todo mundo tem a sua.

Agora como eu entrei na área de T.I em 3 meses? Não, não foi como dev jr como a grande maioria já quer entrar e nem como estágio, logo que, nem faculdade ainda fazia na época (agora sim estou fazendo, estou no primeiro ano ainda). Bem tudo começou na pandemia, estava desempregado a mais de 9 meses quando começou, tinha acabado de chegar no Paraná vindo do Amazonas, fui morar na casa de amigos e estava em busca de uma nova vida, quando cheguei na cidade, estourou o lockdown e dai meus planos de trampar de qualquer coisa tinha ido por água baixo, como ficaria sem fazer nada, porque tudo tava fechado, as empresas não estavam contratando, eu peguei o notebook do meu amigo e comecei a ver vídeos e vi um vídeo sobre a área de T.I, isso me acendeu a vontade novamente de trampar na área, vi que os youtuber tec indicavam o velho html css e js, eu fiz isso já antigamente, estudei o web e não deu em nada, então descobrir que nem só de web vive a tecnologia, foi ai que descobrir um nicho carente de profissionais também e que toda empresa de T.I tem! O setor de SUPORTE, cara comecei ver as vagas de suporte e vi que a maioria só pedia noções de informática, um máximo ali SQL e só, o resto é atendimento ao cliente normal, com isso resolvi fazer um curso de SQL na Udemy e comecei a enviar currículo, mas não só enviar como entrar em contato diretamente com as empresas e me oferecer para a vaga, sendo assim um gerente de uma dessas empresas me enviou um email e marcou a entrevista, eu fui bem sincero e disse que estava querendo entrar na área, que não tinha exp, mas que me esforçaria, fui contratado ganhando bem pouco, mas a empresa disse que se eu aprendesse mais de SQL em 3 meses receberia um aumento com a efetivação do cargo.

Bem isso ocorreu em menos de 3 meses, o tempo que fiz o curso na Udemy para colocar no currículo e para que realmente eu tivesse uma noção de SQL e Lógica, lá dentro da empresa eu tive a oportunidade de aprender outras coisas e eles até me ofereceram uma promoção para dev jr em Java, mas eu não quis por que já estava gostando de Python, dessa empresa que comecei ficar 1 ano e 8 meses, fui de traineer até Sênior na área de suporte, ja intendendo de SQL, Java, muita noção de regra de negócio, integração de dados, cloud, segurança, linux e etc, fazia até QA kkkk

Hoje já estou na segunda empresa, morando em Floripa, ganhando quase 4x mais do que ganhava como Suporte Sr da outra empresa, atuo como analista de sistemas Jr, as skills de SQL, de regra de negócio de diversos cenários dessas empresas(clientes) e as noções de integração das mais diversas formas, com ERP, Salesforce e etc me deram essa bagagem para agora estar atuando nessa vaga em uma multinacional. Ainda não atuo diretamente como Dev e com Python, mas ja uso muito no meu dia-a-dia e espero estar trabalhando em projetos com essas tecnologias em breve.

Enfim esse é o relato de alguém que estava no fundo do poço e agora consegue ver o mar quando quiser feliz e realizado todos os dias, graças a essa oportunidade que observei e executei.


Carregando publicação patrocinada...
1

Esse relato é importante. Porque tem aparecido cada vez mais pessoas dizendo que não tem vaga. E na verdade ainda está sobrando muitas que não conseguem ser preenchidas.

Eu sempre falo que as pessoas precisam estar capacitadas para pegar uma vaga, o que começa com ter aproveitado bem a escola, e talvez até ela ter sido minimamente boa. E precisa ter algum conhecimento de TI, pode ser pouco, mas ele precisa ser bom. Quem não consegue vaga geralmente está falhando nessas duas, e muitas vezes a falha é tão grande que ela não percebe. Ela acha que fazendo que os influenciadores disseram para ela está tudo bem. Como o nome diz, elas estão ali para te influenciar, não para te ajudar.

Mas o mais importante que faz a pessoa conseguir vagas ou não, em alguns casos até sem conhecimento de TI, embora mais raro, é a atitude. Isso faz toda diferença. E não tem livro ou curso que ensine. A pessoa tem que aprender diariamente. Ela tem que ir mudando a chave. E algumas pessoas nunca conseguirão, porque é difícil. Mas precisa pegar as informações certas e ir construindo o que ela é.

A maioria dos casos eu nem falo diretamente, mas quando a pessoa posta a dúvida que ela está perdida, que não consegue a vaga, pelo texto você vê se é um errinho, um pouco de falta sorte, que conta também, ou se ela terá muita dificuldade porque está fazendo várias coisas erradas. Mas obviamente que o pré diagnóstico é fácil, um mais completo e um prognóstico é bem mais difícil. Por isso muitas vezes recomendo ajuda profissional, que eu sei que quase sempre não será seguido, justamente porque falta a atitude (ok, tem casos que o problema pode ser financeiro também, é difícil, mas a vida é assim).

Infelizmente as pessoas com dificuldade provavelmente terão de interpretar seu texto, que deveria ser uma das coisas mais motivacionais para elas. Mas ao mesmo tempo provavelmente não fará a pessoa virar a chave de verdade. Quem sabe será um passo para mais para a frente dar o click. O importante dele não é a conclusão, mas o processo. Sempre é o processo que dá o resultado. Justamente por focar no resultado, e quase todo mundo faz isso em certo momento, é que ele não vem.

Meu objetivo sempre é ajudar a pessoa a enxergar isso, e seu relato ajudou mais do que eu poderia.

Só não ache que é série que você é sênior. Pesquise aqui que eu já respondi bastante sobre isso. Eu tive algo parecido, fui de júnior à master em meses, mas isso é só enquadramento de RH.

E entenda que ainda tem muito que evoluir. Você contou um pouco com sorte também. Não pare de melhorar, não ache que está 100% no caminho certo, porque se fizer isso vai te limitar, seu teto será baixo. Obviamente dizendo isso porque desejo o melhor para você.

Parabéns!

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Muito bom seu ponto de vista, concordo certamente.

Na parte de Senior é realmente na área de suporte, tenho todas essas habilidades sociais e de comportamente que o suporte necessita ao atender e entender a dor do cliente, isso eu aprendi na marra, quase perdendo o cabelo com cliente, em atendimentos diversos, até da pessoa ligar perguntando pq o aplicativo dela não ta funcionando sem internet .... Juro, tem que ser muito paciente, essa soft skill se aliou a hardskill tecnica, mais para banco de dados e SQL logo que tive que mexer com todos os SGBDs possiveis e entender centenas de scripts para diversas regras de negócio.

Tudo isso eu aprendi na primeira empresa que atuei e que me deu a oportunidade, sou muito grato a ela. Mas é bem isso, estar na área de T.I hoje de fato não tem só haver ta trabalhando como programador, acho que esse cenário que fez a bolha tec estourar também.

1

É o que estou fazendo agora: tentar entrar pela área de suporte, banco whatever. No entanto, vejo que as vagas para junior estão escassas agora. Venho encontrando dificuldades de achar vagas treinee, jr no indeed e em outros sites. Mas de vez em quando aparece. Enquanto isso, vou enchendo meu currículo, com cloud, qa and so on. Agradeço por compartilhar conosco sua jornada!

2

Isso mano, o suporte pra mim foi muito bom pq me deu uma ampla visão de como funciona um produto de software, e as equipes, os dev vivem muito num nicho é realmente uma bolha, os cara não entende a dor do cliente as vezes, ser do suporte me deu essa visão. E como suporte pl eu ja cheguei a ganhar mais de 4k, tem vaga de Dev Jr q nem paga perto disso.