O Twitter precisa falhar.
Sei que a afirmação do título é forte mas fiquei comigo e principalmente se você é um profissional do mercado de tecnologia.
Se você não estava escondido em uma caverna sem wifi nas ultimas semanas tentando passar de algum boss de Elden Ring você deve saber da mais nova empreitada de Elon Musk comprando o Twitter por 44 bilhões de dólares.
Provavelmente você sabe o que ele andou fazendo por lá depois da aquisição, mas mesmo assim vou te dar um resumo dessa jornada.
Logo no primeiro dia da aquisição ele entrou na sede do Twitter com uma pia em mãos, sim, uma pia de banheiro, uma alusão ao termo em ingles “Let the sink in” que significa algo como "cair a ficha” ou "aceita que dói menos" (forcei com o segundo mas foi nesse intuito essa ação).
Basicamente avisando para os funcionários para eles se prepararem e aceitarem que agora as coisas vão mudar.
Começou avisando que iria fazer uma avaliação de desempenho em uma semana e iria ter um grande corte de pessoas a partir dessa avaliação. Veja bem, 1 semana pra avaliar mais de 7.000 funcionários… Você pode achar o Elon a pessoa mais f*** do mundo, mas, com uma conta básica aqui, ele teria que avaliar cada funcionário que nunca viu na vida em 1 minuto, considerando a sua semana de trabalho de 120 horas que ele adora falar. (Ele não dorme mais, já ascendeu à outro patamar).
Apos isso fez o favor de demitir metade da empresa, obviamente tirando no bingo que seria demitido e inclusive demitindo gente necessária para a plataforma funcionar.
Até aqui ainda tinha uma multidão batendo palma de como ele era eficiente e bla bla bla, mas o que se seguiu foi uma sequência de decisões que você começa a duvidar da capacidade deste rapaz. Vou resumir para não ficar muito grande já que não é o objetivo deste artigo.
- Demitiu a equipe de moderação de conteúdo. Não havia mais moderação depois disso, então quem pagava para fazer propaganda la dentro começou a se afastar.
- Adicionou o símbolo de verificado no plano pago, assim só era necessário pagar que você teria sua conta verificada, e não importa se era você mesmo. Isso gerou varias contas de personalidades e empresas falsas porém com selo de verificado, gerando um belo post do Mario mandando o dedo do meio em uma publicação da Nintendo of America "oficial”.
- Tentou criar outro selo de verificação para sobrepor o anterior e começou a ficar um samba de selos no twitter.
- Demitiu pessoal de sustentação e manutenção da plataforma, então ela ainda esta muito instável.
- E por fim o foco deste artigo…
Onde começou o problema de verdade…
Até o que foi falado, eu diria que é um problema para o Elon e infelizmente para o pessoal que foi demitido, mas não um impacto muito grande no mundo, mas agora que ele mostra a cara.
Depois de fazer todas essas decisões de alto calibre, ele decidiu enviar um email para a equipe restante avisando para todos que eles teriam que aderir a uma "Cultura Hardcore” ************************trabalhando em torno de 80h semanais, aliada ao fim do Home Office, ou aceitar uma recisão de 3 meses de salário.
Naturalmente, como já era esperado, ele perdeu outra metade da empresa. Ele sinalizou para todo mundo "O Titanic esta afundando já que bateu no iceberg que eu coloquei, vocês podem me ajudar a remar ou pegar o barco salva-vidas”, chegando ao ponto de perder os funcionários que faziam o credenciamento do pessoal que entrava no prédio da sede, deixando o pessoal de fora.(Isso por que ele acabou com o trabalho remoto…)
E, pelo menos no momento que estou escrevendo este artigo, o Twitter esta indo de mal à pior.
Cultura Hardcore
Vamos olhar rapidamente para o que ele considera cultura Hardcore:
- Trabalhar longas horas e em alta intensidade.
- Home Office jamais, isso não funciona.
- Em alguns lugares ele já deixou claro que considera que "trabalhar longas horas” significa em torno de 80h semanais, ou seja, 16h por dia. O resto você dorme (eu acho) e vai pro escritório, por que é presencial ainda.
Ou seja, concluímos aqui que a cultura hardcore significa você dedicar cada minuto do seu dia para a empresa e nada mais. O tempo que sobra para dormir e no transporte é para dormir para poder produzir para a empresa e transporte para ir ao escritório.
Por que ele tem que falhar?
Talvez você já tenha passado por algum trabalho que seu chefe acha que todo mundo é vagabundo e que deveria trabalhar igual ou que nem ele. Normalmente encontramos muitos que adoram falar que desenvolvedor é preguiçoso e demora muito pra produzir e que se tem bug é por que é desleixado e preguiçoso.
Se o Twitter der certo é so isso que você vai ver daqui pra frente!
Já presenciei e, infelizmente é muito comum, gestores muito despreparados que vêem a única solução para os problemas é as pessoas dedicarem sua vida e tudo que fazem para sua própria causa. Em todas as vezes eles se acostumam a quebrar a cara por criar expectativas irreais para si mesmo.
Isso já aconteceu com a famosa Cultura Netflix que esses gestores adoram referenciar e que 99% deles não sabe de fato do que se trata.
Não vou entrar a fundo na Cultura Netflix por que é assunto para outro artigo mas ela foi traduzida muito erroneamente em cobrar entregas e metas irreais de funcionários e pressiona-los até sair café expresso dos seus poros.
Já presenciei também muitas empresas, startups por assim dizer, quebrarem muito a cara e por vezes quebrar a empresa por causa do entendimento errado da Cultura Netflix.
Esse fogo pela Cultura Netflix esta forte até hoje inclusive já que no Netflix deu certo né? E parece uma solução fácil. Só dar esporro e pressionar todo mundo ao extremo que da certo.
Agora entramos com a Cultura Hardcore. É isso que você vai enxergar em todo lugar se o Twitter der certo.
Se esse fogo já se espalhou com o Netflix, imagina dando certo com o Twitter. Você vai ver qualquer um se gabando que sabe gerenciar times de tecnologia, é so aplicar um cultura hardcore e quem não gostar que vá embora.
Eu acho difícil isso pegar no mercado de tecnologia. Vejo que os profissionais da nossa área sabem muito bem balancear a vida e trabalho e não aceitam abusos.
Mas também sei que quando um mal surge deve ser cortado pelo raiz antes que crie ramos e se reproduza.
Essa Cultura Hardcore, ou como chamava na minha ultima empresa, Cultura de exaustão não é boa para ninguém. Eu não acredito nem que seja interessante para a empresa so ter funcionários esgotados e sem criatividade e cérebro pra pensar porque já estão no limite do limite. Mas para uma gestão ruim que não sabe o que fazer direito, isso é o suficiente. E você pode cair em uma armadilha dessa quando estiver precisando desse trabalho.
Para finalizar, eu não digo isso como um Engenheiro de Software que sou. Digo isso como um empreendedor e fundador de 2 Startups sendo que uma realizei o exit com sucessoe e a segunda esta rodando e crescendo até o momento. Todas em tecnologia e eu sempre como Diretor de Tecnologia e responsável por essa aréa. Eu tenho pessoas que trabalham para mim e não quero que elas se esgotem trabalhando 80h na semana. Eu quero cabeças descansadas com soluções inovadores. Cabeças que tiveram tempo de experimentar diferentes situações, podem descansar e trazer toda essa criatividade e pro atividade para dentro da empresa.
O Twitter precisa falhar ou passaremos por momentos obscuros no mundo da tecnologia. Sendo você trabalhador ou empresario.