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Trago também a seguinte visão da coisa:

  • Imagine que seu negócio está dando prejuízo e o seu maior gasto é com funcionários. O que você faz?
    Para salvar uma empresa dessas à falência, existem duas possibilidades, uma delas envolve eliminar custos e a outra envolve aumentar o lucro.
  • Do ponto de vista da diminuicão do prejuízo, vemos obviamente a demissão em massa dos funcinários
  • Do ponto de vista do lucro, vemos, por exemplo a nova forma de pagamento do selo de verificacao.
    Porém, estas são solucões de curto prazo. Desta forma, se o twitter quiser perseverar e prosperar, provavelmente vai ter que encontrar outras fontes de renda.

Após a demissão de funcionários suficientes pra empresa, quais impactos foram vistos na plataforma? Não vemos nada de diferente na plataforma, nenhum problema da sua utilizacão( por sinal bateu alguns recordes históricos). Do ponto de vista de uso, parece que está tudo igual... Além do mais, não existe nada de novo há algum tempo na plataforma. Dessa perspectiva, fica a dúvida do quanto os funcionários de lá estavam agregando de valor na empresa. Reflexão esta, também é válida para qualquer empresa e qualquer funcionário, talvez seja uma boa forma de avaliar se você pode ser descartado no dia seguinte ou até mesmo se o seu negócio agrega valor e tem perspectiva de prosperidade ou não.

Não venho discutir se o CEO X da empresa Y é bom ou não, mas sim os padrões por trás destes movimentos, que são econômicos, pois estes são os que definem o rumo das coisas muito mais do que atitudes isoladas(afinal, outras empresas estão demitindo em massa também, não estão? Mas só o twitter é o errado da história).

Sinto também em seu discurso uma necessidade de imputar o maligno à todo custo, porém é um discurso enviesado e sem argumentos. Sobre o twitter em si, tanto faz, particularmente não uso, mas em um tempo em que tudo é tão acalorado, é necessário refletir as coisas de um ponto de vista mais racional, olhando os fatos e deixando de lado as opiniões e não simplesmente usando títulos como argumento da prova de corretude.

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Ola lorenzo. Bem colocado seus pontos, então vamos discutir sobre eles.

Considerando a diminuição de prejuizos, é um movimento normal das empresas essas demissões em massa pois o mercado de tecnologia estava alavancado no periodo da pandemia, praticamente todas as empresas da área estavam com ações em alta e contratando muito mais do que deviam para realizar um crescimento rápido. O que esta acontecendo agora de demissões em massa é um movimento natural onde o mercado esta voltando a normalidade.

Do ponto de vista sobre o lucro, você tem toda a razão. A empresa tem que lucrar para sobreviver e o Twitter estava dando 4 milhões de dolares de prejuizo por dia. Mas as ações tomadas não ajudaram em nada e provavelmente vão causar uma chuva de processos devido as contas falsas verificadas, que causaram rios de prejuizos a outras empresas, além de o Twitter estar extremamente instável nas últimas semanas. Acredito que não deve ter te impactado diretamente por que você não usa muito o Twitter como disse.
E mesmo assim ainda não houve nenhum indicativo que o Twitter passou à lucrar, continua dando prejuizo.

Outro ponto que você deva saber como desenvolvedor, nem todos na empresa estão lá para sustentar a plataforma da forma que esta hoje. Em uma empresa de tecnologia, grande parte do time sim é um investimento, estão lá para implementar novas funcionalidades e features que vão dar resultado daqui há algum tempo ou ainda estão sendo implementados.
Estimo que o que precisa para a empresa precisa para so funcionar o que esta hoje é uma pequena fração, algo em torno de 20% dos funcionarios (varia dependendendo do negócio). O resto é investimento de fato.

Sobre as outras empresas realizarem demissões em massa, realmente, todas passaram por isso, mas nenhuma foi tão sem sentido quanto o Twitter. Não cheguei a ouvir noticias da Meta tendo que recontratar por que demitiu um pessoal sem pensar, ou o Google ficando inoperavel por que demitiu o time de sustentação. Essas ações se mostraram claramente impensadas, motivadas por não sei o que, que o fez voltar atrás. Pode verificar noticias sobre o Twitter tentando chamar alguns times de volta por que percebeu que não da pra funcionar sem os mesmos. Não tem como argumentar que as demissões foram baseadas em uma analise de quem era necessário ou não.

Por fim, adicionei meus "titulos" para dizer que estou argumentando com ponto de vista do lado do empresário e não do desenvolvedor. Mas esta parte do texto deixei no final justamente para ser "descartavel", você pode rele-la sem prejuizos.

Sobre o discurso ser enviesado. Sim, ele é enviesado para onde eu acredito ser uma relação de trabalho saudável, estou dando minha opnião correto? Mil desculpas mas não sou imparcial, estou defendendo o que eu acredito.

E sobre argumentos. Os argumentos foram dados sobre o prejuizo dessa cultura. Confesso que não entrei a fundo em cada um deles por achar que o texto ia ficar muito grande, estou pensando no futuro escrever sobre cada um mais profundamente. Mas fica o pedido a você procurar os argumentos e pesquisar um pouco mais sobre eles e refletir, talvez trazer sua resposta em forma de um post tambem caso fique muito longa.

Obrigado pelo feedback lorenzo. Apesar dos contrapontos, são respostas dessas contrarias que nos fazem pensar. Se todo mundo concordasse comigo por que eu escreveria sobre isso não é mesmo. :D