Executando verificação de segurança...
1

Bom, no momento estou cursando ADS e a parte faço um curso de POO em JAVA que foi minha linguagem escolhida.

Entendo que não é uma regra e sim uma opinião sua. Entendi os seus porquês, mas não concordo. Pois, por exemplo, quando estive na fase de escolher por qual linguagem começar, primeiro parei e fui entender onde eu gostaria de trabalhar e construir uma carreira. Tipo um roadmap mesmo.

Vi a importância do JAVA para o BackEnd e entendo que, futuramente, ramificando também, ou talvez, meus conhecimentos e minha carreia para mobile, aprender Kotlin vai ser muito mais simples para mim após tankar POO com JAVA.

Não nego que sinto a dificuldade do que é aprender a programar em JAVA comparado as outras linguagens. Entretanto o que não será difícil para quem está iniciando na programação onde tudo é mt novo como vc mesmo falou?!

Sei que não foi o que você pontuou, mas também abro este assunto com o comentário de que acredito que a linguagem é só uma ferramenta e quanto menos apegado a uma linguagem e aberto para aprender outras, mais versátil eu posso me tornar e me manter em ótima forma no mercado. Mas entendi e cresci com sua opinião. Espero ter contribuído com algo também.

E se posso perguntar algo @devzito , qual a melhor estratégia para lidar/aprender essa nuvem de termos técnicos que ouvimos quando iniciamos? Hoje parece ser fácil, mas no começo rachei a cuca para aprender o que é Git, Spring Boot...

Posso dizer que o ChatGPT quebrou muito o galho até aqui. \o/

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa mano, esse é justamente o meu ponto, na minha opinião uma linguagem verbosa vai ser um pouco mais difícil do que uma com sintaxe mais simples para um iniciante dar os primeiros passos, e realmente como você disse, a dificuldade vai existir independentemente,a questão é mitigá-la. E com certeza, começando com linguagens verbosas você pode aprender, como vc eu tbm escolhi uma pra começar, no meu caso foi o C#, atualmente trabalho há 5 anos com o ecossistema .NET e curto pakas, porém, pensando em alguém que tá iniciando e n tem bagagem alguma, uma linguagem com uma sintaxe mais simples é uma boa porta de entrada mesmo se ela decidir não prosseguir com aquela linguagem. E você disse tudo em "Acredito que a linguagem é só uma ferramenta e quanto menos apegado a uma linguagem". Valeu por contribuir mano, foi massa demais ter o seu ponto de vista tbm, e bons estudos no Java, é uma ótima linguagem e bem robusta com bastante mercado. Abração!!

1

E mano, respondendo a sua pergunta de como lidar com essa gama de coisas que englobam na programação, acho que o primeiro ponto é identificar quais são as ferramentas, supondo que cê tá lá aprendendo o back-end, perguntas para pessoas da área ou (para o chatgpt como cê fez) quais as ferramentas e habilidades que um programador back-end precisa ter, aí falar por exemplo: API, Banco de dados, uma linguagem como C#, Java ou Node, testes unitários, git e tals. E pegar essa lista para atacar o estudos, seja pelo proprio chat gpt, videos do youtube ou até mesmo cursos. O bom dos cursos é por ter esses assuntos já estruturados facilitando ali essa parte de saber o que aprender, mas hoje com as IA a gente consegue extrair bem nesse sentido pra montar um roadmap de estudo bacana.