Executando verificação de segurança...
2

A Melhor Linguagem Para Você Iniciar Na Programação

Quando estamos começando na programação uma das maiores dúvidas que surge é: “Qual a melhor linguagem para começar?”.

É super normal questionar isso, até porque tudo é novidade e nós queremos seguir um bom caminho na nossa jornada.

E também, é fácil nos perdermos em meio a tantas linguagens de tantas vertentes dentro da programação.

Pensando nisso, gravei um vídeo falando a minha opinião sobre o assunto e se eu tivesse começando hoje na área, qual linguagem eu escolheria.

Link do Vídeo “Qual a Melhor Linguagem para Iniciar na Programação?”: https://youtu.be/R5oJhWTGszU?si=7jEcWoVJd39vFiG9

Caso não queira assistir o vídeo, tá tudo certo, e se eu puder te dar uma humilde dica aqui, evite iniciar sua jornada com linguagens verbosas, isso é, linguagens que você precisa escrever bastante código para dar uma instrução, como Java ou C++ por exemplo. Isso não significa que são linguagens ruins, pelo contrário. Mas a sua primeira linguagem precisa ser o mais “descomplicada” possível.

Essa é a minha opinião, me diz a sua aqui tbm.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom, no momento estou cursando ADS e a parte faço um curso de POO em JAVA que foi minha linguagem escolhida.

Entendo que não é uma regra e sim uma opinião sua. Entendi os seus porquês, mas não concordo. Pois, por exemplo, quando estive na fase de escolher por qual linguagem começar, primeiro parei e fui entender onde eu gostaria de trabalhar e construir uma carreira. Tipo um roadmap mesmo.

Vi a importância do JAVA para o BackEnd e entendo que, futuramente, ramificando também, ou talvez, meus conhecimentos e minha carreia para mobile, aprender Kotlin vai ser muito mais simples para mim após tankar POO com JAVA.

Não nego que sinto a dificuldade do que é aprender a programar em JAVA comparado as outras linguagens. Entretanto o que não será difícil para quem está iniciando na programação onde tudo é mt novo como vc mesmo falou?!

Sei que não foi o que você pontuou, mas também abro este assunto com o comentário de que acredito que a linguagem é só uma ferramenta e quanto menos apegado a uma linguagem e aberto para aprender outras, mais versátil eu posso me tornar e me manter em ótima forma no mercado. Mas entendi e cresci com sua opinião. Espero ter contribuído com algo também.

E se posso perguntar algo @devzito , qual a melhor estratégia para lidar/aprender essa nuvem de termos técnicos que ouvimos quando iniciamos? Hoje parece ser fácil, mas no começo rachei a cuca para aprender o que é Git, Spring Boot...

Posso dizer que o ChatGPT quebrou muito o galho até aqui. \o/

1

Boa mano, esse é justamente o meu ponto, na minha opinião uma linguagem verbosa vai ser um pouco mais difícil do que uma com sintaxe mais simples para um iniciante dar os primeiros passos, e realmente como você disse, a dificuldade vai existir independentemente,a questão é mitigá-la. E com certeza, começando com linguagens verbosas você pode aprender, como vc eu tbm escolhi uma pra começar, no meu caso foi o C#, atualmente trabalho há 5 anos com o ecossistema .NET e curto pakas, porém, pensando em alguém que tá iniciando e n tem bagagem alguma, uma linguagem com uma sintaxe mais simples é uma boa porta de entrada mesmo se ela decidir não prosseguir com aquela linguagem. E você disse tudo em "Acredito que a linguagem é só uma ferramenta e quanto menos apegado a uma linguagem". Valeu por contribuir mano, foi massa demais ter o seu ponto de vista tbm, e bons estudos no Java, é uma ótima linguagem e bem robusta com bastante mercado. Abração!!

1

E mano, respondendo a sua pergunta de como lidar com essa gama de coisas que englobam na programação, acho que o primeiro ponto é identificar quais são as ferramentas, supondo que cê tá lá aprendendo o back-end, perguntas para pessoas da área ou (para o chatgpt como cê fez) quais as ferramentas e habilidades que um programador back-end precisa ter, aí falar por exemplo: API, Banco de dados, uma linguagem como C#, Java ou Node, testes unitários, git e tals. E pegar essa lista para atacar o estudos, seja pelo proprio chat gpt, videos do youtube ou até mesmo cursos. O bom dos cursos é por ter esses assuntos já estruturados facilitando ali essa parte de saber o que aprender, mas hoje com as IA a gente consegue extrair bem nesse sentido pra montar um roadmap de estudo bacana.

1

Eu tenho uma opinião diferente. Hoje em dia, a programação está mais acessível, e eu acho que pra determinadas áreas é até OK começar com Python ou JavaScript, especialmente se você trabalha em um nicho muito específico como inteligência artificial ou web dev.

Entretanto, se uma pessoa quer mesmo se tornar um programador, eu acho que deve começar por C.

C te ensina o básico de tudo.

Várias linguagens nasceram do C, com sintaxe derivada dela. Com o C você aprende estrutura de dados da forma mais tradicional possível, sem as facilidades que você encontraria em Java ou Python. Além disso, C te obriga a aprender gerenciamento de memória, usar malloc, ponteiros, e faz você cair do cavalo várias vezes com os Segfaults.

Linguagens como Java e Python evitam todos esses problemas, e por isso é muito mais difícil transicionar do Java para o C do que o contrário.

Eu lembro que quando comecei a aprender Java depois de programar em C por dois anos, eu achava Java a melhor linguagem do mundo! Tinha tanta facilidade, tanta coisa pronta na biblioteca padrão, era quase um sonho. Mas não dá pra negar que você aprende muito mais apanhando do C do que sendo protegido pelo Java.

Também acho que deve-se evitar orientação a objetos no começo. Java é puramente OOP, e o C não tem esse conceito.

Quem começa pelo Python é imediatamente repelido pela grande complicação do C, e pelos conceitos muito diferentes. Não tem dicionários por padrão no C. Listas muito menos. No entanto, quando você aprende estruturas de dados em C e depois vai pro Python, começa a reconhecer: "Pô, então Python já tem por padrão Listas Encadeadas, HashMaps, Pilhas e Filas? Ah, eu consigo usar um for loop como se fosse um foreach? Caramba, eu não preciso usar ponteiros pra passar por referência?".

Acho que dá pra entender. Pra qualquer um que esteja realmente começando pra virar um programador, eu diria que C é o melhor caminho.