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[Pitch] Meu primeiro SaaS fracassou, e eu quero conversar com você sobre os erros que cometi.

Olá, meu nome é Vitor e eu quero mostrar com muita transparência a história por trás do https://curto.io, meu primeiro SaaS produtivo, desde o primeiro cliente, até o momento que eu decidi tirar do ar.

Não é muito fácil pra mim falar sobre fracassos, mas eles acontecem e provavelmente vão acontecer mais vezes, e eu prometo me comprometer em não esconder nada.

Compartilhei grande parte dos desafios técnicos que enfreitei durante o desenvolvimento dele aqui, e você pode acessar esses posts abaixo:

Primeiro erro: Meu MVP foi grande demais

Explico um pouco melhor nesse post Pitch: Lancei meu primeiro SaaS, e aprendi muito com isso., mas pra resumir, eu levei muuuuuuuuito tempo desde a concepção até o lançamento do projeto. Sempre achava alguma coisa que me fazia repensar o modelo, repensar a experiência, repensar TUDO, menos repensar em uma estratégia de lançamento incremental.

Se eu tivesse lançado antes e tivesse tido feedbacks mais cedo, talvez eu tivesse resultados diferentes.

Segundo erro: Não conhecer meu público-alvo

O Curto foi feito pra servir como uma plataforma de links e engajamento. E o objetivo principal era tirar uma parte do mercado do Bit.ly e lucrar com isso, pois acreditava que poderia fornecer uma experiência melhor com um preço mais acessível.

E cara, modéstia a parte, eu criei um produto muito bom, e acredito que esse foi o meu primeiro erro. Criei um produto bom demais, pra pessoa errada. Descobri com o feedback de pessoas, principalmente os inflenciadores, meu público-alvo, que o produto era bom, até melhor que os concorrentes, mas que não era preciso assinar pois o plano free do meu sistema os atendiam com louvor, provando o erro de Não conhecer meu público-alvo.

A última semana do curto

Percebendo que os influenciadores (B2C) não me trariam receita, mudei completamente o alvo, passei a buscar os times de marketing de empresas, agências de marketing, startups, indie hackers, e com essa mudança, me veio outro desafio: Como achar pessoas chaves desse meu público alvo?

Passei a dividir meu tempo livre entre estudar Outbound Sales, ligar pra possíveis clientes e estratégias de marketing para promoção do meu produto, tudo isso enquanto mantinha um trabalho 9h-17h e cuidava de uma filha recém-nascida (loucura).

A primeira lição que eu poderia deixar é: Gaste bastante tempo conhecendo seu público-alvo.

Não foi de todo mal

Tive resultados bons nessa mudança de mindset, consegui atingir R$ 3.000 de receita durante o ano com 0 de custo, devido a créditos que eu tinha disponíveis na AWS, que maximizou meu lucro durante esse tempo e me permitiu comprar algumas coisas que eu gosto, como pagar um jantar pra mim e minha esposa.

Terceiro erro: Ter um produto "barato" não significa ter mais assinaturas.

Esses eram os planos que tinham disponíveis na plataforma:

Planos Curto

Optei por preços mais baratos com o objetivo de gerar valor para todo tipo de cliente e tinha a ilusão de que ganharia no volume de assinaturas, na minha cabeça, colocar o preço inicial de R$ 10,00/mês era Game Changer, que isso me faria o rei dos SaaS e de que seria suficiente pra eu viver de curso ensinando como repetir meus passos.

Falhei, miseravelmente.

Acontece que se você perceber, 1K de cliques é MUUUUUUUITA COISA. Isso significa que enquanto o usuário tivesse "clique disponível" ele conseguiria criar links novos, o que fez do plano gratuito algo muito bom, retirando a necessidade de qualquer upgrade.

E a segunda lição é: Se você optar por um modelo freemium, onde você oferece um plano gratuito e um pago, faça do gratuito bom, mas não tão bom quanto os outros planos pagos.

Pra curiosidade, esses foram os números da plataforma, durante o ano que ela estava operante:

Operations Curto

Dos 1.300 usuários cadastrados no sistema, 979 ativos e 13 pagavam, representando 0,01% dos usuários ativos.

Para um SaaS Premium, o Curto foi um ótimo SaaS gratuito.
Vitor

Quarto erro: Não me preparei financeiramente

Durante todo o ano que o curto ficou operante, ele foi 100% custeado por dois cupons, que consegui através de parceirias muito bacanas:

  • $ 5.000 pra usar na AWS durante 2 anos
  • $ 2.000 pra usar no MongoDB Atlas durante 1 ano

Então, pelo primeiro ano, estava tudo bem, mas o que fazer no momento que os creditos acabarem? A conta simplesmente não iria fechar.

Por sorte não fui cobrado de nenhuma fatura, pois decidi sair antes dos meus créditos acabarem. Sei que existiam muitas formas de otimizar esse custo, como sair de uma instância dedicada do MongoDB, sair da AWS e migrar tudo pra uma única VPS mais simples, tinham muitos movimentos em mente, mas quando me vi nesse momento, eu já não acreditava mais no projeto, e no momento que eu percebi isso, foi o momento que eu decidi parar.

Em Agosto de 2024, eu decidi fechar o https://curto.io.

E agora?

Agora, estou apostando em novas idéias, decidi transformar todo o front que eu criei do Curto em um template para eu criar novos projetos, sem precisar perder tanto tempo e assim, conseguir lançar meus MVPs o mais rápido possível.

Se eu pudesse dar uma sugestão pra todo mundo que chegou até aqui, é de que façam projetos pequenos. Esqueça isso de 300 planos de assinatura, esqueça isso de tráfego pago. Construa uma solução simples, de preferência one-time-payment, e lance sua idéia, não espere o momento perfeito e não crie expectativas demais. Só faça, lance, fracasse (se necessario) e repita este processo até acertar.

Para quem ficou até aqui, agradeço pela atenção e espero que esse post tenha sido útil pra você, desejo muito sucesso para todas suas empreitadas

Um grande abraço!

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Parabéns por se desafiar a fazer algo novo e reconhecer seus erros, é assim que se vai para frente.

Uma dúvida: esse ano que você gerou a receita de RS3.000 inclui o tempo de produção ou foi um ano inteiro de atividade? Porque um questionamento que surge lendo o seu relato é por que você não resolveu esses problemas ao longo do ano? Por exemplo, esse problema da assinatura "freemium" seria resolvido facilmente com um ajuste dos valores, não? Além disso, é normal no começo de um empreendimento ter que segurar o rojão até começar a dar lucro, mas RS2.000/mês com um faturamento bruto médio de RS250/mês é osso. Por isso, baratear os custos de manutenção era absolutamente fundamental; sem saber a fundo detalhes do projeto não consigo afirmar se isso seria fácil, mas de qualquer jeito era necessário.

De toda forma, tenho certeza que a experiência desse projeto te trará muitos frutos no futuro.

Abs.

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Felizmente eu não cheguei a pagar por nenhuma fatura. Mas realmente foi bem desanimador, tentei por muitos, mas chegou num momento que não conseguia nem mesmo me convencer de que valia a pena continuar.

Diminuir os custos de manutenção seria uma tarefa fácil de fazer, com alguns energéticos dava pra resolver num sábado a noite. Me perguntei sériamente se gostaria de fazer isso e cheguei a conclusão que não, que eu deveria focar em outra coisa, dessa vez mais experiente, mais preparado e com vontade de dar a volta por cima.

Isso foi um dos grandes motivadores para eu "quitar" do projeto.

Obrigado pelo seu comentário!

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O seu principal erro foi utilizar o aws, mesmo que de forma gratuita temporariamente, em um projeto pequeno.

Não sei sobre a sua experiência, mas diante disso, julgo que você avaliou mau a questão de acessos X infraestrutura. É como usar um canhão pra matar uma formiga.

Uma VPS de baixo custo faria o que sua aplicação faz dando risada, e isto iria manter a solução por mais tempo ativa. Até mesmo da Oracle cloud seria muito melhor que o aws.

Em fim, esse relato é importante principalmente pra quem está iniciando. A maioria dos desenvolvedores não se preocupam com a questão de infraestrutura, capacidade de processamento, e por esse motivo, acabam gastando horrores em serviços de hospedagem, sem o menor sentido.

É claro que uma autoanálise como essa é importante, mas é interessante fazer isto antes de iniciar um projeto, pois o tempo investido e o esforço aplicado não será recuperado.

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Não diria que meu principal erro foi a AWS, cometi erros muito maiores, que acredito ter condenado o projeto desde o ínicio dele, esses erros gerados pela inexperiência de nunca ter lançado nenhum produto, aliado com a falta de estratégia na hora de promover o produto, condenaram ele antes mesmo de começar.

Mas entendo o que você disse e realmente, eu poderia ter feito muitos movimentos na infraestrutura, migrado para infras menores e mantido por mais tempo. Mas eu tomei a decisão de não ir por não acreditar mais na idéia e focar meu tempo, energia e esforço em algo que eu acredita dar mais resultados.

Obrigado pelo seu comentário!

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Pelos números, você deveria ter continuado... é melhor ter algo feito e ir melhorando aos poucos do que não ter nada e ficar repensando tudo do zero.

Fazer um downgrade em um plano não afetaria a popularidade do seu SaaS. Se você dissesse que, a partir de hoje, o plano gratuito teria apenas 10 links, isso seria compreensível, afinal, é um plano gratuito.

Como você já tinha clientes pagantes, isso mostra que o seu SaaS estava no caminho certo — só precisava de uma reestruturação para ficar ainda melhor.

Além disso, já comentei anteriormente que você deveria ter focado não apenas no público do Brasil, mas em uma abordagem global, já que este SaaS tem potencial para receber usuários de qualquer lugar do mundo.

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Esse projeto foi o primeiro post que eu li aqui no tabnews alguns anos atrás, eu fiquei tão encantado por cada detalhe desse projeto que eu segui o perfil do projeto no (instagram ou twitter, nao lembro).
E lembro de você publicar a feature de dominio, que pra mim explodiu minha cabeça.
E porfavor, passa o contato do ux/ui, que tinha ficado ótimo.
Fico até triste em ler que esse projeto teve que ser descontinuado.
Mas eu sempre recebia esse conselho e vou repassar. Tudo é aprendizado e tudo é por uma razão.
Talvez esse projeto deu experiência para sua vida profissional e você tera maturidade e know-how para uma próxima ideia.

Parabéns por compartilhar tudo conosco.

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Acho que o problema foi querer fazer algo que já exite. Se não for fazer melhor ao existente, então não tente. Você não vê ninguém fazendo um novo Facebook.

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Fracasso é o combustível do sucesso!

Fantástico seus posts. Muito obrigado mesmo por compartilhar as informações do seu aprendizado.

Estao me ajudando no ajuste da minha rota.

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Experiências vividas na propria pele, como essa sua, valem ouro. É sabedoria acumulada que evita que outros incorram nos mesmos erros. E na vdd, errar rapido e barato faz parte do processo de escalar. Brigadaço!

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Eae, blz?!

Obrigado por compartilhar sua trajetória, geralmente só vemos os casos de sucesso, e não vemos que para cada um que deu certo outros 2 devem ter dado errado.

Estou no caminho de criar o meu tambem, já fica de apredizagem.

E boa sorte na nova empreitada!!! Abraço!!!

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Fico muito triste em ler o seu relato, mas também feliz por essa situação ter deixado alguns aprendizados. Eu acompanhei um pouco do seu processo de desenvolvimento na Comunidade MicroSaaS no Telegram. Te desejo sucesso! Abraço!

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mais de 500 dolares por mês para ter cerca de 200 visitantes diários?

Seu erro foi exagerar na promessa AWS.

Kubernetes? Load Balancing?

Você não precisa disso até atingir milhares de requests POR MINUTO

Tenho uma instância na Oracle Cloud, free tier, 4vcpu, 24GB de RAM.

1 imagem docker para a aplicação
1 para banco de dados
1 para redis

200 requests por segundo sendo servidos com uma única instância Laravel.

Isso, na minha aplicação, significava quase 10000 usuários simultâneos.

Porque se preocupar tanto com escalabilidade em um projeto pequeno?

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Eu não paguei esse valor, como eu comentei, mantive o projeto usando somente os cupons que eu tinha, então aproveitei pra experimentar algumas coisas que meu suado dinheiro não podiam pagar kkkk.

Meu cupom na AWS está ativo até hoje, ainda uso o cluster que tenho pra experimentar algumas coisas e hospedar pequenos projetos.

Entendo que poderia ter feito muitos movimentos, de fato ERA MUUUUUUUITA INFRA disponível e com certeza manteria o meu sistema com uma VPS por 1/3 do valor na Digital Ocean.

Teria feito esses movimentos se eu ainda acreditasse na idéia. Decidi por fechar não somente pelo custo, mas por ter visto que não queria mais continuar com a idéia.

Obrigado pelo feedback!

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Então o projeto serviu para estudar essas ferramentas?

Se sim considero que saiu no Lucro. Agora tem uma experiência para falar em entrevistas

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Opa, demais. Foi uma experiência magnífica em muitos aspectos, só não conseguiu me fazer milionário, rss.

Ter essa experiência me forjou bastante, vi onde eu errei e tenho certeza que numa próxima oportunidade, não errarei novamente.

Sempre fui um cara bem técnico, e passar a ser um cara que olha pro produto, que se preocupa com vendas e marketing, tá sendo um desafio dos grandes. Mas aos poucos a gente chega lá!

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Lembro que o cara que fez o PhotoAI lançava cerca de 40 produtos para um dar certo e ter muito retorno.

Fica a dica, crie mais produtos, continue tentando.