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[Pitch] Meu primeiro SaaS fracassou, e eu quero conversar com você sobre os erros que cometi.

Olá, meu nome é Vitor e eu quero mostrar com muita transparência a história por trás do https://curto.io, meu primeiro SaaS produtivo, desde o primeiro cliente, até o momento que eu decidi tirar do ar.

Não é muito fácil pra mim falar sobre fracassos, mas eles acontecem e provavelmente vão acontecer mais vezes, e eu prometo me comprometer em não esconder nada.

Compartilhei grande parte dos desafios técnicos que enfreitei durante o desenvolvimento dele aqui, e você pode acessar esses posts abaixo:

Primeiro erro: Meu MVP foi grande demais

Explico um pouco melhor nesse post Pitch: Lancei meu primeiro SaaS, e aprendi muito com isso., mas pra resumir, eu levei muuuuuuuuito tempo desde a concepção até o lançamento do projeto. Sempre achava alguma coisa que me fazia repensar o modelo, repensar a experiência, repensar TUDO, menos repensar em uma estratégia de lançamento incremental.

Se eu tivesse lançado antes e tivesse tido feedbacks mais cedo, talvez eu tivesse resultados diferentes.

Segundo erro: Não conhecer meu público-alvo

O Curto foi feito pra servir como uma plataforma de links e engajamento. E o objetivo principal era tirar uma parte do mercado do Bit.ly e lucrar com isso, pois acreditava que poderia fornecer uma experiência melhor com um preço mais acessível.

E cara, modéstia a parte, eu criei um produto muito bom, e acredito que esse foi o meu primeiro erro. Criei um produto bom demais, pra pessoa errada. Descobri com o feedback de pessoas, principalmente os inflenciadores, meu público-alvo, que o produto era bom, até melhor que os concorrentes, mas que não era preciso assinar pois o plano free do meu sistema os atendiam com louvor, provando o erro de Não conhecer meu público-alvo.

A última semana do curto

Percebendo que os influenciadores (B2C) não me trariam receita, mudei completamente o alvo, passei a buscar os times de marketing de empresas, agências de marketing, startups, indie hackers, e com essa mudança, me veio outro desafio: Como achar pessoas chaves desse meu público alvo?

Passei a dividir meu tempo livre entre estudar Outbound Sales, ligar pra possíveis clientes e estratégias de marketing para promoção do meu produto, tudo isso enquanto mantinha um trabalho 9h-17h e cuidava de uma filha recém-nascida (loucura).

A primeira lição que eu poderia deixar é: Gaste bastante tempo conhecendo seu público-alvo.

Não foi de todo mal

Tive resultados bons nessa mudança de mindset, consegui atingir R$ 3.000 de receita durante o ano com 0 de custo, devido a créditos que eu tinha disponíveis na AWS, que maximizou meu lucro durante esse tempo e me permitiu comprar algumas coisas que eu gosto, como pagar um jantar pra mim e minha esposa.

Terceiro erro: Ter um produto "barato" não significa ter mais assinaturas.

Esses eram os planos que tinham disponíveis na plataforma:

Planos Curto

Optei por preços mais baratos com o objetivo de gerar valor para todo tipo de cliente e tinha a ilusão de que ganharia no volume de assinaturas, na minha cabeça, colocar o preço inicial de R$ 10,00/mês era Game Changer, que isso me faria o rei dos SaaS e de que seria suficiente pra eu viver de curso ensinando como repetir meus passos.

Falhei, miseravelmente.

Acontece que se você perceber, 1K de cliques é MUUUUUUUITA COISA. Isso significa que enquanto o usuário tivesse "clique disponível" ele conseguiria criar links novos, o que fez do plano gratuito algo muito bom, retirando a necessidade de qualquer upgrade.

E a segunda lição é: Se você optar por um modelo freemium, onde você oferece um plano gratuito e um pago, faça do gratuito bom, mas não tão bom quanto os outros planos pagos.

Pra curiosidade, esses foram os números da plataforma, durante o ano que ela estava operante:

Operations Curto

Dos 1.300 usuários cadastrados no sistema, 979 ativos e 13 pagavam, representando 0,01% dos usuários ativos.

Para um SaaS Premium, o Curto foi um ótimo SaaS gratuito.
Vitor

Quarto erro: Não me preparei financeiramente

Durante todo o ano que o curto ficou operante, ele foi 100% custeado por dois cupons, que consegui através de parceirias muito bacanas:

  • $ 5.000 pra usar na AWS durante 2 anos
  • $ 2.000 pra usar no MongoDB Atlas durante 1 ano

Então, pelo primeiro ano, estava tudo bem, mas o que fazer no momento que os creditos acabarem? A conta simplesmente não iria fechar.

Por sorte não fui cobrado de nenhuma fatura, pois decidi sair antes dos meus créditos acabarem. Sei que existiam muitas formas de otimizar esse custo, como sair de uma instância dedicada do MongoDB, sair da AWS e migrar tudo pra uma única VPS mais simples, tinham muitos movimentos em mente, mas quando me vi nesse momento, eu já não acreditava mais no projeto, e no momento que eu percebi isso, foi o momento que eu decidi parar.

Em Agosto de 2024, eu decidi fechar o https://curto.io.

E agora?

Agora, estou apostando em novas idéias, decidi transformar todo o front que eu criei do Curto em um template para eu criar novos projetos, sem precisar perder tanto tempo e assim, conseguir lançar meus MVPs o mais rápido possível.

Se eu pudesse dar uma sugestão pra todo mundo que chegou até aqui, é de que façam projetos pequenos. Esqueça isso de 300 planos de assinatura, esqueça isso de tráfego pago. Construa uma solução simples, de preferência one-time-payment, e lance sua idéia, não espere o momento perfeito e não crie expectativas demais. Só faça, lance, fracasse (se necessario) e repita este processo até acertar.

Para quem ficou até aqui, agradeço pela atenção e espero que esse post tenha sido útil pra você, desejo muito sucesso para todas suas empreitadas

Um grande abraço!

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Parabéns por se desafiar a fazer algo novo e reconhecer seus erros, é assim que se vai para frente.

Uma dúvida: esse ano que você gerou a receita de RS3.000 inclui o tempo de produção ou foi um ano inteiro de atividade? Porque um questionamento que surge lendo o seu relato é por que você não resolveu esses problemas ao longo do ano? Por exemplo, esse problema da assinatura "freemium" seria resolvido facilmente com um ajuste dos valores, não? Além disso, é normal no começo de um empreendimento ter que segurar o rojão até começar a dar lucro, mas RS2.000/mês com um faturamento bruto médio de RS250/mês é osso. Por isso, baratear os custos de manutenção era absolutamente fundamental; sem saber a fundo detalhes do projeto não consigo afirmar se isso seria fácil, mas de qualquer jeito era necessário.

De toda forma, tenho certeza que a experiência desse projeto te trará muitos frutos no futuro.

Abs.

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Felizmente eu não cheguei a pagar por nenhuma fatura. Mas realmente foi bem desanimador, tentei por muitos, mas chegou num momento que não conseguia nem mesmo me convencer de que valia a pena continuar.

Diminuir os custos de manutenção seria uma tarefa fácil de fazer, com alguns energéticos dava pra resolver num sábado a noite. Me perguntei sériamente se gostaria de fazer isso e cheguei a conclusão que não, que eu deveria focar em outra coisa, dessa vez mais experiente, mais preparado e com vontade de dar a volta por cima.

Isso foi um dos grandes motivadores para eu "quitar" do projeto.

Obrigado pelo seu comentário!

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O seu principal erro foi utilizar o aws, mesmo que de forma gratuita temporariamente, em um projeto pequeno.

Não sei sobre a sua experiência, mas diante disso, julgo que você avaliou mau a questão de acessos X infraestrutura. É como usar um canhão pra matar uma formiga.

Uma VPS de baixo custo faria o que sua aplicação faz dando risada, e isto iria manter a solução por mais tempo ativa. Até mesmo da Oracle cloud seria muito melhor que o aws.

Em fim, esse relato é importante principalmente pra quem está iniciando. A maioria dos desenvolvedores não se preocupam com a questão de infraestrutura, capacidade de processamento, e por esse motivo, acabam gastando horrores em serviços de hospedagem, sem o menor sentido.

É claro que uma autoanálise como essa é importante, mas é interessante fazer isto antes de iniciar um projeto, pois o tempo investido e o esforço aplicado não será recuperado.

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Não diria que meu principal erro foi a AWS, cometi erros muito maiores, que acredito ter condenado o projeto desde o ínicio dele, esses erros gerados pela inexperiência de nunca ter lançado nenhum produto, aliado com a falta de estratégia na hora de promover o produto, condenaram ele antes mesmo de começar.

Mas entendo o que você disse e realmente, eu poderia ter feito muitos movimentos na infraestrutura, migrado para infras menores e mantido por mais tempo. Mas eu tomei a decisão de não ir por não acreditar mais na idéia e focar meu tempo, energia e esforço em algo que eu acredita dar mais resultados.

Obrigado pelo seu comentário!

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Se você tem um cupom de $5k na AWS (leia-se 27 mil reais), por que não usaria? Ele fez o certo.

Eu também utilizei o mesmo cupom (chuto que seja aquele do Bruno Okamoto), e quando acabou, apenas migrei para uma VPS e economizei $5K USD com servidores 🤷‍♂️

Não entendi o "erro" aqui.

Ele deixou claro no post que poderia ter migrado para uma VPS e reduzido drasticamente o custo da operação, mas não o fez porque já estava desanimado com o projeto.

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Pelos números, você deveria ter continuado... é melhor ter algo feito e ir melhorando aos poucos do que não ter nada e ficar repensando tudo do zero.

Fazer um downgrade em um plano não afetaria a popularidade do seu SaaS. Se você dissesse que, a partir de hoje, o plano gratuito teria apenas 10 links, isso seria compreensível, afinal, é um plano gratuito.

Como você já tinha clientes pagantes, isso mostra que o seu SaaS estava no caminho certo — só precisava de uma reestruturação para ficar ainda melhor.

Além disso, já comentei anteriormente que você deveria ter focado não apenas no público do Brasil, mas em uma abordagem global, já que este SaaS tem potencial para receber usuários de qualquer lugar do mundo.

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Eu ja cai nessa de fazer plano grátis "bom demais". Sei que esse é um modelo de negócio bem comum, mas se pensarmos bem, na maioria das vezes as empresas que liberaram um bom plano grátis vivem de investimentos gigantescos e podem esperar anos até ter realmente algum lucro.
Nao me leve a mal, mas acho que seu maior erro foi ter desistido.
Eu limitaria ainda mais o plano grátis de uma maneira que servisse apenas como um teste pro usuário e pensaria em uma infra mais em conta.

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Eae, blz?!

Obrigado por compartilhar sua trajetória, geralmente só vemos os casos de sucesso, e não vemos que para cada um que deu certo outros 2 devem ter dado errado.

Estou no caminho de criar o meu tambem, já fica de apredizagem.

E boa sorte na nova empreitada!!! Abraço!!!

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Fico muito triste em ler o seu relato, mas também feliz por essa situação ter deixado alguns aprendizados. Eu acompanhei um pouco do seu processo de desenvolvimento na Comunidade MicroSaaS no Telegram. Te desejo sucesso! Abraço!

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Fracasso é o combustível do sucesso!

Fantástico seus posts. Muito obrigado mesmo por compartilhar as informações do seu aprendizado.

Estao me ajudando no ajuste da minha rota.

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Esse projeto foi o primeiro post que eu li aqui no tabnews alguns anos atrás, eu fiquei tão encantado por cada detalhe desse projeto que eu segui o perfil do projeto no (instagram ou twitter, nao lembro).
E lembro de você publicar a feature de dominio, que pra mim explodiu minha cabeça.
E porfavor, passa o contato do ux/ui, que tinha ficado ótimo.
Fico até triste em ler que esse projeto teve que ser descontinuado.
Mas eu sempre recebia esse conselho e vou repassar. Tudo é aprendizado e tudo é por uma razão.
Talvez esse projeto deu experiência para sua vida profissional e você tera maturidade e know-how para uma próxima ideia.

Parabéns por compartilhar tudo conosco.

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Cara, acredito que seu Saas é bom e você pode tentar de novo!

Refaça o modelo de negócios, faça o plano gratúito continuar bom para pessoas comuns mas não tão bom quanto o pago e deixe ele mais apelativo para influenciadores, igual você mesmo falou no post.

Relance o projeto com um novo nome e uma nova cara e tente ir alem, tente lançar na gringa também, traduza pro inglês e tenho certeza que vai conseguir dessa vez.

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Primeiramente, parbéns pois você foi extremamente corajoso em expressar este "fracasso", a maioria de nós tende a expressar apenas - ou pelo menos de maneira mais evidente - nossas vitórias/conquistas/sucessos - basta olhar no linkedin pra observar isso facilmente.

Grande parte do que você disse não é "novidade" em termos de aprendizado no assunto SaaS (já vi aqui ou ali posts dando dicas semelhantes sobre o assunto) mas os seus conselhos são embasados em um case real e pessoal, e por incrível que pareça isso mudou totalmente minha percepção mesmo já tendo alguma noção semalhante.

Desejo que você alcance o sucesso, e saiba que ele está mais perto do que você imagina. Afinal, não há nada que nos dê mais vontade de vencer do que o momento imediatamente após uma derrota.

IDS.

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Primeiramente, PARABÉNS, você provavelmente passou por muitas situações que qualquer negócio que entra no caminho para o sucesso precisa passar, é uma experiência sem igual.

Eu usava o curto.io bastante, todos os links que precisava encurtar utilizava ele kkkk, fiquei bem triste quando tentei abrir e tinha a mensagem de despedida.

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Não entendi mto o BO do pq você fechou, pela quantidade de acessos que você tinha daria pra facilmente continuar com o produto de pé, acredito eu que você não utilizou muito bem estratégias de caching e hashmaps, pq daria tranquilamente pra você manter ele como renda passiva.

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Excelente experiência compartilhada. Realmente, você domina muito bem a tecnologia, porém faltou dominar o marketing. Mas é isso, erguer um castelo sozinho é praticamente impossível, ou, mesmo que seja, levaria tempo demais. É preciso ter mão de obra para acelerar o processo. Afinal, somos finitos.

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Cara, estava vagando na internet vendo alguns posts e comentários referentes a SaaS e empreendedorismo, no geral. Atualmente, trabalho como Full Stack PHP, mas não me sinto realizado. Enfim, no momento, é o que me sustenta e posso ajudar minha família, então não tenho do que reclamar em relação a isso.

Eu e um amigo estamos começando nesse mundo de indie hack/empreendedorismo, e não é fácil. Tivemos algumas ideias que nem chegaram a sair do papel, principalmente devido ao fato de ambos trabalharmos 8 horas por dia, o que acaba dificultando um pouco o tempo de estudo e desenvolvimento de alguns projetos. Além disso, obviamente, lançar um projeto vai além de apenas desenvolver e fazer o deploy em algum servidor.

É nítido que temos que aprender um pouco de marketing e outras questões que não estão ligadas a nada de programação. No início, não tem como você pagar alguém ou, pior ainda, convidar algum amigo ou conhecido que sabe da área com a promessa de que, se o projeto der certo, vamos ter algum retorno.

Voltando às ideias, já pensamos em ERP, e-commerce, blogs, sites simples, sistemas de RH, de estoque e outros mais específicos de alguns nichos. Mas sempre caímos nas seguintes perguntas: "Já existe algo assim, por que concorrer?", "Alguém pagaria por isso?" e "Como vamos gerar tráfego para o projeto?".

Sendo bem sincero, nenhuma dessas ideias me agrada. Tudo bem que, caso consigamos algum cliente que pague pelo desenvolvimento, por que não fazer? Mas seria só mais do mesmo, mais um e-commerce feito dentre milhares. Pode ser só minha mentalidade, mas queria fazer coisas diferentes, que realmente tenham algum valor (não que os que citei acima não tenham; não sei se deu para entender meu ponto). Talvez meu pensamento de fazer algo que faça a diferença acabe me limitando.

Os principais problemas que estou tendo são como precificar os projetos e como validar as ideias. Ir aos estabelecimentos e conversar com as pessoas sobre o que elas precisam ou criar e depois validar, enfim.

Foi bom ler seu post no Liverday, ao mesmo tempo que me conforta, me deixa intrigado com o que e como vou fazer.

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mais de 500 dolares por mês para ter cerca de 200 visitantes diários?

Seu erro foi exagerar na promessa AWS.

Kubernetes? Load Balancing?

Você não precisa disso até atingir milhares de requests POR MINUTO

Tenho uma instância na Oracle Cloud, free tier, 4vcpu, 24GB de RAM.

1 imagem docker para a aplicação
1 para banco de dados
1 para redis

200 requests por segundo sendo servidos com uma única instância Laravel.

Isso, na minha aplicação, significava quase 10000 usuários simultâneos.

Porque se preocupar tanto com escalabilidade em um projeto pequeno?

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Eu não paguei esse valor, como eu comentei, mantive o projeto usando somente os cupons que eu tinha, então aproveitei pra experimentar algumas coisas que meu suado dinheiro não podiam pagar kkkk.

Meu cupom na AWS está ativo até hoje, ainda uso o cluster que tenho pra experimentar algumas coisas e hospedar pequenos projetos.

Entendo que poderia ter feito muitos movimentos, de fato ERA MUUUUUUUITA INFRA disponível e com certeza manteria o meu sistema com uma VPS por 1/3 do valor na Digital Ocean.

Teria feito esses movimentos se eu ainda acreditasse na idéia. Decidi por fechar não somente pelo custo, mas por ter visto que não queria mais continuar com a idéia.

Obrigado pelo feedback!

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Então o projeto serviu para estudar essas ferramentas?

Se sim considero que saiu no Lucro. Agora tem uma experiência para falar em entrevistas

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Opa, demais. Foi uma experiência magnífica em muitos aspectos, só não conseguiu me fazer milionário, rss.

Ter essa experiência me forjou bastante, vi onde eu errei e tenho certeza que numa próxima oportunidade, não errarei novamente.

Sempre fui um cara bem técnico, e passar a ser um cara que olha pro produto, que se preocupa com vendas e marketing, tá sendo um desafio dos grandes. Mas aos poucos a gente chega lá!

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Lembro que o cara que fez o PhotoAI lançava cerca de 40 produtos para um dar certo e ter muito retorno.

Fica a dica, crie mais produtos, continue tentando.

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Acho que o problema foi querer fazer algo que já exite. Se não for fazer melhor ao existente, então não tente. Você não vê ninguém fazendo um novo Facebook.